Salmo

sábado, 30 de abril de 2011

Vaso Novo - www.downloadsgospel.com.br

Esperar no Senhor

"Esperarei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro"Sl 40:1

Das alturas imensas dos céus, Deus ouve, Deus vê, a mais humilde alma que a Ele clama. O salmista Davi afirma: " Ele Se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro." A oração de fé, de súplica, se torna uma realidade, ouvida e respondida. No entanto, há dois fatores envolvidos: confiança e espera. Às vezes precisamos perseverar orando e aguardando pela resposta.É à espera da fé, de confiança, de certeza Ele ouve.


Tu és Deus que fazes maravilhas

 
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Tu és o Deus que fazes maravilhas
(Efésios 2:8-9; Salmo 77:14).



Um barco navegava no rio Mississipi. Na proa, um marinheiro se apoiava na borda do convés. Era o filho de uma crente que orava muito por ele. O jovem estava bastante concentrado em seus pensamentos. Muitos projetos passavam por sua mente.
De repente, por causa de uma manobra, um cabo enlaçou os pés do pobre rapaz, o fez perder o equilíbrio e o jogou na água. Em desespero, ele afundou no rio, mas se agarrou ao cabo, a única coisa que poderia salvá-lo. Porém, este continuava a se desenrolar. O jovem estava em grandes apuros!
Subitamente, o cabo esticou por completo e, apesar da violenta sacudida, o marinheiro resistiu. Subindo pela corda, com esforços exaustivos, conseguiu chegar ao convés são e salvo.
O que impediu que o cabo se soltasse? Somente uma pequena fenda! O cabo se fixou nela tão firmemente que foi preciso um tremendo esforço para tirá-lo dali. Então o jovem, maravilhado, se ajoelhou e agradeceu ao Deus que faz milagres: “Ó, Senhor, Tu salvaste a minha vida. Obrigado! Faça comigo o que quiseres”.
Esse marinheiro se chamava James Garfield (1831-1881). Foi um hábil legislador, mas, acima de tudo, continuou sendo um crente fiel ao seu Senhor até o fim da vida. 
Todo dia com paz

Deus é o único que tranforma derrota em vitória

 
"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28-30)

O Senhor nos convida e se aceitarmos o convite experimentaremos duas maravilhosas conseqüências em nossa vida. É assim que a graça e a bondade do Senhor se espalham e alastram em nossa vida e é assim que a Sua misericórdia se renova cada manhã. Essa promessa dupla é para aqueles que vêm a Ele: "...eu vos aliviarei" e "achareis descanso para as vossas almas." Com a promessa "eu vos aliviarei", o Senhor promete que quer renovar e fortalecer você. Ele quer dar a você novo ânimo, abrir novas perspectivas e lhe dar uma nova visão dos fatos. E quando Ele fala: "...achareis descanso para as vossas almas", Ele testifica que sabe que tipo de pessoas somos. Ele conhece a inquietação do nosso coração e a vaga intranqüilidade para a qual não encontramos solução em nós mesmos. Para o dia de hoje e para cada dia que virá eu lhe aconselho: corra para Jesus com todas as suas preocupações e aflições e com todos os seus fardos que você arrasta consigo. Não consulte carne nem sangue, venha para Ele!
Péerolas diárias

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Orar pedindo sabedoria



DEVEMOS ORAR PEDINDO SABEDORIA

Vejamos o exemplo do próprio Salomão que orou ao Senhor pedindo sabedoria:
"Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo, pois quem poderia julgar a este tão grande povo?" (2Cr 1:10)

Salomão não pediu para ter um bom casamento, nem riqueza, nem filhos bons, pois tudo isto vem como conseqüência da sabedoria. Tudo isto está ligado à sabedoria.
O que você tem pedido em suas orações? Não é errado orar por todas estas coisas mas certifique-se se você está orando pela única coisa que ajudará todas as outras.
"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,
E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo pé para os que caminham na sinceridade." (Pro 2:1-7)

Peça sabedoria ao Senhor, humildemente como fez Salomão (1Rs 3:8) e não impondo e achando que Deus tem obrigação de nos dar - esta é a atitude de alguns religiosos de determinadas seitas.

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tia 1:5)

Proteção divina

PROTEÇÃO DIVINA

Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguirão efetuá-los. Sal. 21:11.

Existe uma relação estreita entre os Salmos 20 e 21. No primeiro, o povo de Deus clama por auxílio diante dos inimigos. No seguinte, o povo canta e agradece a Deus a vitória concedida.
Você e eu, com certeza, já suplicamos o auxílio divino. Aonde mais podemos ir quando sentimos que os recursos humanos falham? O que podemos fazer quando não temos mais forças para lutar e os problemas da vida parecem devorar-nos?
A grande pergunta que precisamos responder hoje é: E depois? Quando o perigo passou e o Senhor nos concede a vitória desejada, quanto tempo paramos para agradecer a Deus?
No Salmo 21, Davi agradece a Deus não só as vitórias que já foram alcançadas, mas as vitórias que ainda não foram concedidas. Essa é a lição de hoje. A gratidão pelas bênçãos do passado não é apenas um ato de louvor e reconhecimento, mas também um fator imprescindível de esperança. Você só sentirá medo com respeito ao futuro, se esquecer os grandes feitos de Deus no passado. Pequenos grandes feitos. Grandes pequenos feitos. Coisas simples, como o fato de você ter nascido, de estar vivo, de ter uma família, de poder andar.
A ingratidão é destrutiva. Aniquila em você a capacidade de olhar para o futuro, e o faz viver em constante temor. O salmista afirma: “Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas.” Urdir é tramar, maquinar. É o que a aranha faz quando prepara a teia para prender a vítima. Fio a fio, dissimulada e lentamente, vai preparando a armadilha mortal.
Alguém está fazendo isso com você no trabalho, na escola ou na vizinhança? Não tema. Olhe para o passado, veja como Deus o livrou tantas vezes. Lembre-se de como cada dia, sem você perceber, a mão poderosa de Deus o livrou de tantos perigos. Seja grato a Deus e não tema.
Hoje, saia com esperança e volte com a certeza de que você está protegido nas mãos dAquele que sempre cuidou de você. E “se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguirão efetuá-los”.

Um Deus que sabe tudo

 
Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado
(Hebreus 4:13; 1 João 1:7).

 

 

Devido à necessidade de venda, tive de desocupar a casa na qual passei minha infância. Era comovente estar frente a frente com meu passado. Em um canto da antiga oficina de meu pai descobri um instrumento de pressão que chamávamos de “sete”, que servia para manter imóvel a peça de madeira com a qual queríamos trabalhar. Esse “sete” estava partido ao meio. Lembrei-me então de uma falta que havia cometido há sessenta anos.
Eu tinha de serrar uma peça de madeira bastante dura e, para imobilizá-la, bati com muita força com o martelo sobre o “sete”, que acabou se partindo. Como temia a bronca do meu pai, que já havia me avisado para não fazer o que fiz, coloquei-o no lugar e o travei com um calço, de modo que parecia estar normal. Esse simulacro não pôde enganar meu pai, e o culpado – eu – logo foi identificado. Então admiti meu erro e fui perdoado. Se esse pecado não tivesse sido revelado naquela oportunidade, minha consciência carregaria tal peso até hoje.
Mais cedo ou mais tarde, a verdade salta para a luz. Essa é uma das claras afirmações da Bíblia. O que não for revelado aqui neste mundo, será revelado no tribunal de Deus! Isso deve nos fazer refletir profundamente e nos levar a confiar com ousadia nesse Deus que tudo vê e deseja nos perdoar.
Todo dia com paz

Jóia preciosa



Você ja reparou uma jóia preciosa, como ela brilha e como é cara? Assim é sua vida para o Senhor, ela é preciosa porque ele te ama, ela brilha porque o Senhor é a tua luz, e ela é cara porque ele pagou um preço muito alto por ela se entregando na cruz do calvário, morrendo por você! Esse foi o preço que Jesus Cristo pagou pela sua vida, tem preço maior que esse? Claro que não! Ele te ama meu querido e minha querida, o homem é falho mas Deus não! Ele te conhece o mais profundo do teu coração, sabe porque? Porque ele te formou a sua imagem e semelhança, por isso que você é jóia preciosa para o Senhor, Deus enviou seu único filho para morrer por nós, porque ele nos ama, agora é você que tem que decidir, porque Deus dar livre árbitro, não permita que esse inimigo de nossas almas roube a sua vida, não pense nos outros o que fazem ou deixão de fazer, pense na sua vida com Deus, a igreja é cada um de nós, nós nos reunimos para adorar um somente Deus, e isso é comunhão com os nossos irmãos, e Deus se agrada disso, devemos procurar agradar a Deus e não ao mundo, e é maravilhoso está na igreja aprendendo a palavra de Deus e o adorando com os nossos irmãos, porque ele é digno de toda glória, toda honra e louvor, e ele se faz presente, no momento que você o adore de coração, e ele conhece aqueles que o adoram em espírito e em verdade, não se perca por causa dos erros dos outros, pense na sua vida com Deus, é nós que devemos fazer a diferença neste mundo, não devemos olhar para os outros julgando, Deus diz na sua palavra, antes de querer tirar o cisco que está no olho do teu irmão, tire primeiro a trave que está no seu olho! Então, Deus que é Deus não permite que ninguém julgue a ninguém quem somos nós para julgar os outros? Deus nos ensina o amor ao próximo, Deus é amor, e ponto final! Devemos olhar para Jesus que nunca pecou, o homem é falho mas Deus não, Deus diz também na sua palavra, Maldito é o homem que confia no homem! Devemos confiar na palavra de Deus na sua justiça e no seu amor . A IGREJA PERFEITA É AQUELA QUE O SENHOR JESUS CRISTO VAI VIR BUSCAR, E ELE ESTÁ VOLTANDO, E VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O QUE, PARA O ACEITA-LO?, ELE ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS ESPERANDO POR VOCÊ! VENHA , VENHA SEM DEMORA, PARA OS BRAÇOS DO SENHOR, ENTREGUE A SUA VIDA AO SENHOR JESUS CRISTO ENQUANTO A TEMPO,ELE TE AMA, E VOCÊ É ESPECIAL PARA ELE, NÃO SE ESQUEÇA, O QUE VOCÊ TEM DE MAIS VALIOSO E PRECIOSO NESSA VIDA É SUA PRÓPRIA VIDA, E É BOM QUE ELA ESTEJA NAS MÃOS DO SENHOR, PARA QUE ELA NÃO SE PERCA! PORQUE ELE É NOSSA SALVAÇÃO! E A SALVAÇÃO É PARA TODOS QUE O ACEITAREM COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR DE SUAS VIDAS. PENSE NISSO! DEUS TE ABENÇOE GRANDIMENTE.

O que faz a graça?

"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente." (Tito 2.11-12)

O Senhor Jesus Cristo não pode crescer em nós e Sua honra não é multiplicada em nossa vida se nós não diminuirmos. João Batista compreendeu isso quando disse em relação a Jesus: "Convém que ele cresça e que eu diminua." Como podemos diminuir? Espontaneamente chegamos a falar da bondade e da graça do Senhor. O que faz a graça? Ela nos corrige. Isso não parece uma contradição? Como tal graça pode nos corrigir, sendo ela algo tão amável? Este é um grande mistério! Só se pode receber a graça do perdão de Deus quando nos convencemos de que ela é um presente que não merecemos. Ela é um favor imerecido. Mas ao aceitar esse favor imerecido da mão de Deus, a pessoa já está sendo corrigida, renegando a índole ímpia e as paixões mundanas. Rogo a você que viva da graça hoje e agora! Chegará o momento em que nós, como renascidos, por pura graça e bondade, seremos transformados e levados ao encontro do Senhor. Caso o fim da nossa vida chegue antes, olhando para a porta aberta do céu poderemos dizer: foi só a graça de Deus que me salvou!
Perolas diárias

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A existência de Deus

 

A Existência de Deus

Um homem orava com tanto fervor e com tanto carinho, toda noite. Certa vez o rico chefe da grande caravana chamou-o a sua presença e lhe perguntou:
- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler? O crente fiel respondeu:
- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais Dele.
- Como assim? - indagou o chefe, admirado.
O servo humilde explicou-se:
- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?
- Pela letra.
- Quando o senhor recebe uma jóia, como e' que se informa quanto ao
autor dela?
- Pela marca do ourives. O empregado sorriu e acrescentou:
- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo um boi?
- Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido. Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não pode ser dos homens! Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

Buscar ao Senhor

 


"Busquei o Senhor e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores." (Salmo 34.4)

Com Ele temos tudo! Isto porém não quer dizer que o Senhor responde a todos os seus pedidos pessoais, mas Ele responde a você de tal forma que de repente você passará a enxergar tudo de uma outra maneira. Preocupamo-nos com questões insolúveis, talvez tenhamos noites de insônia por causa de problemas que não conseguimos solucionar. De vez em quando soltamos um gemido, de vez em quando fazemos uma oração, mas não conseguimos resolver o problema, e, por fim, tudo gira exclusivamente em torno desse assunto que tanto nos aflige. Mas, talvez depois de muito tempo, começamos a buscar o Senhor, e isto de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento. Invocamos sinceramente ao Senhor e não temos pressa em nos afastar da Sua presença – e, de repente, Ele responde. Ele responde em sua alma, você sente em seu coração que Ele está com você. E enquanto você recebe a certeza de que Ele está presente, você é liberto de todos os fardos que carregava. Que experiência maravilhosa! Aqueles que buscam ao Senhor são cercados por uma barreira de proteção invisível, e isso se nota imediatamente. A Bíblia o descreve como segue: "A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles."
Perolas diarias

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Buscai-me"

 


"Buscai o Senhor enquanto se pode achar." Isaías 55.6

Perguntemo-nos hoje por que devemos buscar o Senhor. Depois da sua exortação "Buscai-me" em Isaías 45.19, logo em seguida Ele nos dá a resposta a essa pergunta: "...eu, o Senhor, falo a verdade, e proclamo o que é direito." Conheço muito bem a terrível tentação satânica que quer nos incitar à constante atividade. Muitos fatores contribuem para que sejamos prisioneiros do trabalho e não cheguemos ao ponto de buscar o Senhor de todo o coração. Pode até acontecer que, enquanto oramos, de repente nos damos conta de que estamos pensando em outras coisas. O Senhor adverte: "Ouvi-me atentamente." Quando O buscamos de coração sincero, não encontramos necessariamente o que para nós é de suma importância no momento, ou seja, o atendimento das nossas orações, pois para o Senhor isso não tem prioridade. O importante é que nos acheguemos ao Senhor. E, ao encontrarmos o Senhor, encontramos tudo! Assim teremos encontrado a resposta aos nossos anseios. Quando O encontramos, possivelmente nossos problemas, perguntas e dificuldades ainda não estarão solucionados, mas estaremos interiormente libertos dos problemas e conseguiremos nos distanciar das dificuldades. Quando O encontramos, Ele age em nossa vida. O Senhor nos diz: "...o que me acha acha a vida."
Pérolas diárias

Deus cuida de mim

 
"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." Salmos 91:11

Pensamento: Muitas vezes parece que escolhemos o caminho errado, mesmo assim a promessa de Deus é que em "todos" os caminhos estaremos guardados por Seus anjos. Neste versículo o Senhor mostra o quanto somos importantes, pois até mesmo aos anjos Ele dá ordens ao nosso respeito.

Oração: Pai querido, livra meus pés de pisarem no caminho do mal, mas se por ignorância eu estiver no caminho errado, que os teus anjos me guardem e me coloquem de volta no caminho certo. Obrigado por cuidar de mim, e mostrar como sou importante para o Senhor. Amém.
Devocional diário

Mistérios do Reino dos Céus

"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." Mateus 11:25





Pensamento: Como poderemos descobrir e saber onde nos encaixamos na familia do Pai? O propósito divino é celestial, eterno e espiritual, e vai muito além dos nossos limites. Criaturas limitadas pelo que é terreno, pelo tempo e pela nossa mente, os nossos maiores esforços não conseguem elevar-nos o suficiente para conhecermos a mente de Deus. O homem, através dos seus próprios esforços e capacidades, nunca conseguiria atingir um ponto suficientemente alto para tocar o Deus Altíssimo, nem o método "do bom senso" da ciência nem o método "da razão" da filosofia conseguem nos levar a Deus. O homem não consegue descobrir a Deus por si só, mas Deus pode "revelar-se" ao homem.

Oração: Pai querido obrigado porque o Senhor têm se revelado a mim, tenho conhecido Sua essência e os mistérios do Reino dos Céus. Agradeço também pois o Senhor tem enviado seu espirito de sabedoria para dar discernimento sobre as questões diárias do meu viver, assim eu posso fazer as escolhas certas para estar no centro da Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional diário

terça-feira, 26 de abril de 2011

Buscar ao Senhor

 
"Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o Senhor, falo a verdade, e proclamo o que é direito." (Isaías 45.19)

"Buscai-me"! Essa é uma exortação do Senhor muitas vezes repetida nas Escrituras. Mas se Deus nos exorta para que O busquemos, então também deve ser possível encontrá-lO. Mas de que maneira O encontraremos? Ora, isso não é nenhum segredo. A única condição necessária o Senhor menciona através do profeta Jeremias: "...quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós..." Não faz sentido orar ou promover reuniões de oração se não o fizermos de todo o coração. Em Jeremias 48.10, o Senhor diz: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." Orar é uma coisa gloriosa, mas também perigosa, pois se não buscamos o Senhor de todo o coração, então tudo é em vão. A única indicação correta para o nosso caminho, a tão necessária direção, só recebemos na presença do Senhor, quando O buscamos com sinceridade.
Pérolas diárias

Quando a libertade cristã vira pedra de tropeço

Por André Sanchez

A Bíblia diz que Jesus Cristo nos deu a verdadeira liberdade. “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou...” (Gl 5. 1). Essa liberdade é diretamente oposta à escravidão que vivíamos quando no pecado. No entanto, temos visto um grande número de crentes fazendo mau uso de sua liberdade. Usam a sua liberdade de forma destrutiva, como uma espada que fere e até mata pessoas.
Isso acontece quando a liberdade que Cristo nos deu é usada fundamentada no egoísmo. Quando consideramos que apenas o que importa é o exercer dos nossos direitos sem importar-se com nada nem ninguém. Deixe-me exemplificar esse tipo de mau uso da liberdade:
Há muito tempo venho vendo pessoas defendendo o uso “social” do álcool (falo aqui do contexto do Brasil). Dizem que a Bíblia proíbe apenas a embriaguez. Até certo ponto isso é verdade (o que fica difícil é saber onde começa a embriaguez). No entanto, a maioria dessas pessoas usam a sua liberdade de forma totalmente egoísta.
Fazem isso quando não analisam a cultura ao seu redor, quando não pensam nos fracos na fé, naqueles que não conhecem a Deus e que associam a bebida à embriaguez e, logo, alguém que bebe com alguém que não é exemplo de bom cristão. Quando não pensam nos [milhares] de alcoólatras que deixaram ou que ainda estão lutando contra a bebida e que precisam de um referencial. Quando não pensam nos mais jovens que podem ter propensão ao uso descontrolado e prejudicial do álcool...
As situações não se limitam ao uso do álcool. Avança além. Poderia citar mais algumas situações como exemplos: (uso de tatuagens, de piercing, a decisão de frequentar determinados lugares, a moda, a música, o uso das redes sociais na Internet etc.).
Paulo enxergava situações como estas de uma forma muito profunda. Via o bom uso da liberdade cristã  como algo essencial: “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.” (1Co 8. 9). Paulo chega a afirmar que a liberdade o levava até a rejeitar, se necessário, os seus direitos mais dignos e básicos, em prol do bem estar e do crescimento do próximo: “E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.” (1Co 8. 13)

No entanto, infelizmente, uma grande quantidade de crentes egoístas quer mesmo é exercer seus direitos, sua liberdade. Isso é muito triste, pois o nosso maior exemplo de abnegação, Jesus Cristo, não tem sido seguido quando a questão é abnegação, amor pelo próximo. O cristão que não é capaz de abdicar de seus direitos, da sua liberdade em favor do próximo, precisa rever seus conceitos!
Quando for fazer algo em sua vida, avalie sempre a repercussão que isso pode trazer e avalie se vale à pena fazer. Avalie se essa ação resultará em um mau testemunho, mesmo que seja um direito seu. Alguém será impactado negativamente com isso que vou fazer? Poderei afastar da fé pessoas iniciantes, que ainda não tem  um sólido fundamento em suas vidas?
Tenho em meu coração uma palavra bastante dura de Jesus, mas que me deixa alerta com relação as minhas atitudes: “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!” (Mt 18. 6-7) 
Irmãos, a nossa responsabilidade é grande perante as outras pessoas. Devemos ser luz e não pedras para tropeço! O que vale mais? O seu direito e liberdade ou o amor sacrificial pelo próximo?

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Domínio de si mesmo

Ansiedade Inútil

Ansiedade Inútil
"Não andeis ansiosos por coisa alguma..." (Filipenses 4:6).


Dr. Robert Elliott, um cardiologista de Nebraska, USA, tinha
duas regras para administrar tensão e preocupação: Regra 1
-- "Não ficar ansioso por coisas pequenas". Regra 2 --"Todas
as coisas são pequenas". (John Maxwell - Como Vencer A
Preocupação)


Quando gastamos nosso tempo inutilmente com ansiedade e
preocupação, perdemos ótimas oportunidades de experimentar
as bênçãos que decorrem de um coração confiante e seguro no
Senhor. Ele nos prometeu grandes coisas e o melhor que temos
a fazer é esperar pacientemente pelo cumprimento de cada uma
delas. De que adianta eu colocar as minhas inquietudes no
altar de Deus se não sou capaz de esperar o tempo certo de
Sua resposta?


E se nós, como o cardiologista de nossa ilustração,
entendermos que grande é o Senhor e não as nossas angústias,
viveremos de forma muito mais abundante e não seremos
incomodados pelo estresse que elas provocam. A fé fortalece
a nossa esperança e em meio a turbulências, experimentamos
momentos de paz e felicidade.


De que adianta passarmos longos dias preocupados com os
problemas que nos afligem se a vitória, sabemos, vem do
Senhor? De que nos valerá estar desesperados se não temos
força ou capacidade de resolvê-los? Deixemos que Deus tome
conta de tudo. Descansemos à sombra de Seu altar e tenhamos
confiança plena de que a solução logo chegará. E, se por
qualquer motivo ela não vier, glorifiquemos a Deus porque
Sua vontade é soberana e Ele terá coisas maiores e melhores
para nós.





Abandone toda ansiedade que impede que você seja realmente
feliz. Abra o seu coração para o Senhor e deixe que Ele
dirija sua vida. Seus problemas, na realidade, são pequenos
e logo desaparecerão.


Grande é o nosso Deus! Grandes são as bênçãos que Ele nos
dá!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite: Escuro Iluminado
http://www.ministeriopararefletir.com/

Um segredo do sucesso

Um segredo do sucesso
Muitos anos atrás, o então presidente da Câmara de Comércio Americana contou uma história em seu jantar de aposentadoria. Ele havia se tornado um dos homens de negócios mais respeitados em seu país e no exterior. Conquistara a fama de exigência de alto padrão de qualidade que todo homem de negócios sonha ter.
Contou que, quando era jovem, malsucedido e frustrado, leu uma inscrição em um papel de embrulho afixado em um painel de seu colégio. Passando por ali, algo fez com que se detivesse, e ele leu a inscrição. Dizia: "Seu sucesso na vida será diretamente proporcional ao que você fizer depois que tiver feito o que se espera que faça."
Ele disse, então, aos convivas, que estas palavras mudaram sua vida. Até aquela altura de sua carreira, ele achava que trabalhava bem porque fazia o que lhe pediam, o que se esperava que ele fizesse. A partir daquele momento, no entanto, decidiu que faria muito mais do que se esperava dele. Tomou a decisão de que sempre iria um pouco mais longe e faria mais do que aquilo que era pago para fazer. A partir daquele dia, e pelo resto de sua carreira, levantou-se um pouco mais cedo, trabalhou com um pouco mais de afinco e ficou até um pouco mais tarde. Movia-se com mais rapidez de uma tarefa a outra e de um cliente a outro.
Eis, então, o que sempre acontece. Quanto mais rápido ele se movia, mais experiência adquiria. Quanto mais experiência adquiria, melhor se saía em seu trabalho. Quanto melhor se saía, melhores resultados obtinha no mesmo período de tempo. Em pouquíssimo tempo, ele estava ganhando mais e sendo promovido mais depressa.
Ao agir com mais rapidez e fazer sempre mais do que o esperado, ele passou para a pista de alta velocidade em sua carreira e começou a deslanchar lindamente. Logo seria promovido para um novo departamento e, em seguida, contratado para uma nova empresa, assumindo a responsabilidade por uma nova área. A cada um desses passos, adotava sempre a mesma estratégia. Faça mais do que aquilo pelo qual você é pago. Faça mais do que os outros esperam. Vá um pouquinho adiante. Esteja sempre ocupado, não pare nunca. Mexa-se. Não perca tempo. E ele nunca olhou para trás.
Texto extraído do livro Metas, de Brian Tracy

Remindo o tempo

 
"Não te apresses em deixar a presença dele." (Eclesiastes 8.3)

Estou convencido de que a agitação em que vivem os filhos de Deus os deixa cegos para a importância da hora atual na história da salvação. Satanás não quer que tenhamos tempo, mas sim que sempre estejamos ocupados com uma atividade ou outra. Isaías chama o mal pelo nome, quando diz: "Na tua longa viagem te cansas." O apóstolo Paulo agia com cautela. Com grande autoridade, ele diz: "Pois não lhe ignoramos os desígnios (de Satanás)."

Ter tempo não significa ganhar tempo a fim de se agitar ainda mais, mas sim separar tempo para orar! Pessoas que oram são pessoas que fazem milagres. Posso ter lido milhares de vezes as palavras de Jesus em Mateus 7.7, mas toda vez elas me tocam profundamente: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." É tão simples, mas também tão sublime! Como poderia ser rica, poderosa e abençoada sua vida se você fosse uma pessoa que ora! Quem tem tempo para o Senhor encontra coisas ilimitadas, coisas que permanecem eternamente, motivo pelo qual também digo a você com seriedade: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus", e "Porque ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá, e não tardará."
Pérolas diárias

só Ele é sem pecado

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Isaías 1:18

Pensamento: É errado pensar que somente pessoas "boas" chegam ao céu e que as "más" vão para o inferno. Nem bons nem maus vão para o céu, mas somente aqueles que receberam a justiça de Deus pela graça e confessaram Jesus como Senhor e Salvador. Somente o Filho de Deus, Jesus Cristo, tem o poder de perdoar pecados. Só Ele pode tirar nossa culpa e tomar sobre Si os pecados de todos os homens porque só Ele é o Filho de Deus, só Ele é sem pecado, só Ele é justo e morreu em nosso lugar para que tenhamos a vida eterna.

Oração: Pai querido, ainda que eu esteja tão contaminado pelo pecado e envolvido com coisas terríveis, ainda que eu esteja vivendo uma vida totalmente desviada do Seu caminho, e por pior que seja a minha condição de vida, ainda assim o Senhor me ama e perdoa meus pecados. Por isso eu lhe agradeço verdadeiramente, e clamo a ti para que torne minhas vestes brancas como a neve, quero santificar minha vida e permanecer exatamente no centro da Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional diário

domingo, 24 de abril de 2011

Quantas contas!

 

Quantas Contas!
Pr. David J. Merkh
"Como que entramos nesta?" perguntou o jovem casal sentado no gabinete do Pastor Waldemar.  "Não temos mais conversa--não importa qual o assunto, volta e meia estamos discutindo sobre finanças!  Mesmo a nossa vida íntima já era.  Há esperança para nós, pastor? . . ."
Jairo e Marlene realmente se amavam.  Mas estavam a ponto de se separarem depois de menos de três anos de casamento.  Como tantos outros casais, foram "prisioneiros de guerra" dos seus próprios impulsos de "pegar agora, pagar depois."  Sua desordem financeira se tornou um verdadeiro "campo de concentração" que estava torturando a vida do lar.
Será que há esperança para Jairo e Marlene, e para tantos casais que se encontram na mesma situação?  Graças a Deus, a resposta é "SIM!"  "Crise financeira" não é novidade para Deus, que anos atrás traçou para Seu povo um plano econômico sábio, eqüilibrado, e que tem sido provado pela experiência de muitos.  O verdadeiro "Plano Real", encontra-se no livro de sabedoria, Provérbios.  Mas prepare-se!  Para achar liberdade financeira, teremos que nos submeter a medidas radicais, totalmente contrárias ao bombardeio materialista e secular dos nossos dias.
                                                                  Uma Estrategia Dupla
Conforme Provérbios, para obtermos liberdade financeira, teremos que declarar guerra contra as forças hostis que atacam o lar.  Em primeiro lugar, teremos que erguer uma defesa "anti-aérea" contra o bombardeio de propaganda diária que recebemos da mídia.  Ao mesmo tempo, e mais importante ainda, teremos que desarmar a nossa própria cobiça auto-destrutiva.
            A Mídia.   O primeiro ataque contra o lar vem da mídia.  Só quem não anda no mundo "real" consegue escapar ao efeito dos mísseis lançados pela propaganda comercial:  "Leve agora, pague depois!"  "Você merece o melhor!"  "5 prestações suaves!"  "Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!"  Estes lances já feriram inúmeros lares.  Outros foram destruídos pela dívida.  E aqueles que não são feridos ou mortos, acabam sendo levados como prisioneiros de guerra, verdadeiros escravos da sua indisciplina financeira.
Provérbios diz, "O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta" (22:7).
Como nos defender contra estes mísseis materialistas da mídia?  Eis algumas sugestões práticas:
            *Avaliar criticamente como família a propaganda e outros comerciais que encontra "na praça".  Fazer algumas perguntas chaves: "É verdade?" "Realmente precisamos deste item agora?"   "É o melhor produto no mercado?"  "Estamos sendo enganados?"
            *Concordar em não fazer nenhuma compra acima de um determinado valor sem pelo menos uma semana de reflexão, conversa, e oração juntos.
            *Decidir não fazer nenhuma compra sem primeiro comparar o mesmo produto em pelo menos dois outros lugares
            *Procurar produtos comuns ou genêricos, que muitas vezes custam a metade da marca ou "grife" conhecido
            *Evitar qualquer forma de dívida (veja abaixo)
            A Cobiça.   Não fosse a natureza humana, cobiçosa e materialista, não haveria nenhum problema com o bombardeio comercial da mídia.  Talvez nem existiria propagandas!  O problema principal não está com a mídia.  Como um grande estrategista militar declarou, "Descobrimos o inimigo, e ele é nós!"   A natureza do homem leva-o a desejar cada vez mais coisas, mas nunca ficar realmente satisfeito.  Provérbios diz, "O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem" (27:20).  "Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria" (28:22).
A família cristã terá que erguer uma defesa quase que impenetrável para não ser atingida por estes apelos à sua natureza materialista.  Algumas sugestões práticas que constituem um "pacto pela defesa financeira familiar" incluem:
             *Estabelecer um orçamento familiar que identifique as saídas mensais, e que permita compras especiais ocasionais--e planejadas (Pv. 21:5).  Sugerimos que a família analise todos os seus gastos durante 3 meses, para descobrir os "furos no saco" do orçamento familiar.
            *Evitar toda e qualquer forma de dívida (Pv. 22:7).  Para alguns menos disciplinados, pode incluir o uso de cartões de crédito, participação em alguns consórcios, fiança (cf. Pv. 22:26, 27), e negócios especulativos (cf. Pv. 28:20, 12:11, 13:11).  O casal terá que decidir viver com aquilo que Deus já providenciou, não o que espera ganhar.  (Às vezes é difícil discernir entre "fé" e "presunção"; basta dizer que a fé crê que Deus é capaz de satisfazer a família com aquilo que tem, não com o que deseja adquirir.)
            *Evitar pagamentos parcelados, em prestações, com ou sem juros.  Mesmo as prestações sem juros têm seu preço.  Provavelmente você conseguirá o mesmo produto mais barato         em outro lugar pagando "à vista".  Quem paga é o consumidor.
             *Cultivar uma atmosfera no lar de gratidão e contentamento pelo que tem.  Promover cultos de consagração quando Deus supre uma necessidade ou permite uma compra especial.  Desenvolver alvos missionários como família visando ministrar e/ou dar para pessoas mais carentes, e visitar estas pessoas (Pv. 3:9,10; 11:24, 26; 19:17).  Uma dose sadia da "realidade" em que muitos vivem fará muito para diluir a sua cobiça!
                                                                            Conclusão
O remédio prescrito pelo Pastor Waldemar para Jairo e Marlene foi radical--mas foi a melhor maneira de salvar o casamento: destruir os cartões de crédito, fazer um orçamento "vaca magra", vender suas posses "supérfluas", e aplicar cada centavo que sobrava na redução da dívida familiar.  Além disso precisavam  mudar seus hábitos de consumo.  Mas o resultado valeu a pena.  Depois de dois anos o casal havia derrotado o inimigo da desordem financeira.  Pela primeira vez no seu casamento, experimentava a liberdade de não serem "prisioneiros de dívida".  Inclusive, já haviam encomendado um bebê--à vista, é claro!

Minha destra fiel


 
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão.

Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti.

Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
(Isaias 41:10-13)

Irmãos vivam em união

 

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre." Salmos 133:1-3

Pensamento: Viver em comunhão no lar, no trabalho, na igreja e na sociedade deve ser nossa motivação diária. Precisamos nos relacionar bem com as pessoas ao nosso redor, ajudando uns aos outros, vivendo sempre em união, pois é na unidade que o Espirito Santo de Deus derrama seu óleo sobre nós. E ainda mais, é na unidade e na comunhão que o Senhor ordena Sua benção e a vida para sempre.

Oração: Pai querido, eu peço que o Senhor ajude a me relacionar bem com a minha família, meus colegas e com meu próximo. Ajuda-me a entender que não há ninguém perfeito, e as pessoas cometem erros, e caso alguém falhe, e me cause alguma ofensa ou algum dano, que eu possa estar pronto para perdoar. Ajuda-me a não me deixar envolver em intrigas, discussões e confusão que causam inimizades e desunião. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional diário

Integridade no Mundo Corporativo



Integridade no Mundo Corporativo 
Por Rick Boxx

Muitas empresas e organizações incluem integridade na lista de valores fundamentais para orientar suas operações cotidianas. Embora o desejo de nutrir uma cultura de integridade corporativa seja admirável, tais aspirações podem ser arruinadas por alguém mal orientado.
 
Integridade corporativa não é meramente um nobre princípio patrocinado pelos altos escalões da administração. É o clímax do trabalho de toda equipe: pessoas reunidas para estabelecer um consistente padrão de integridade pessoal através da organização. Uma empresa é tão boa quanto seu elo mais fraco da corrente. A experiência frustrante vivida por um cliente com um vendedor pode afetar seriamente sua opinião sobre a empresa como um todo. Se tais comportamentos ou atitudes se repetem ou se relatos de experiências negativas se espalham, a empresa que seria considerada irrepreensível pode sofrer danos irreparáveis. 
 
Assim como o velho ditado nos diz que uma maçã podre contamina todo o cesto”, comportamentos deficientes ou ações antiéticas de um único colaborador podem distorcer a maneira como uma organização é vista. Isto pode não parecer justo, mas é a realidade. Provérbios 17.21 na Bíblia, apresenta isso da seguinte forma: “O pai de filhos sem juízo só tem tristezas e sofrimento.” 
 
Como um pai sente tristeza, o mesmo acontece com um empregador. Seja na família ou numa empresa, um único indivíduo pode arruinar tudo para todos na equipe. Uma contratação errada pode destruir uma boa reputação construída ao longo de anos. Vejamos diretrizes bíblicas para selecionar pessoas que se tornarão recursos da sua organização: 
 
Pessoas que demonstrem honestidade. O currículo do indivíduo confere? Ele parece alguém que tem apreço pela verdade ou você sente que ele será capaz de torcer a verdade para fechar uma venda ou avançar profissionalmente? “O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas Se deleita com os que falam a verdade” (Provérbios 12.22). 
 
Pessoas com reputação sólida. Ele foi bem recomendado por pessoas que você conhece e respeita? Se vai exercer funções de liderança deve ter demonstrado compromisso com integridade pessoal e profissional. “É necessário, pois, que o bispo (líder sênior) seja irrepreensível... moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar... Os diáconos(líder júnior) igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos... de lucros desonestos” (I Timóteo 3.2-8). Estas qualificações estão relacionadas a liderança espiritual, mas também se aplicam aos encarregados de dirigir qualquer empreendimento corporativo. 
 
Como Provérbios 17.21 nos lembra, não há alegria para o pai de um tolo; também não há alegria para um líder cujos colaboradores trazem vergonha ou descrédito para a organização. Da próxima vez que for admitir alguém, procure selecionar quem traga alegria ao invés de desgosto.