Salmo

sábado, 13 de novembro de 2010

Começando Logo

 

 

Ada estava um pouco preocupada. Alguém havia começado a comer antes de todos os presentes sentarem para o almoço de domingo.

Foi aí que nossa netinha de três anos disse: “Ainda não oramos”. Estava preocupada que nos esquecêssemos de dar graças.

Sua preocupação era um bom sinal. Mostrava que em sua tenra idade, Ada começava a formar um desses bons hábitos que os pais ensinam seus filhos como parte de suas instruções para a vida.

Esta pequena rotina, por exemplo, a ajuda a compreender o valor da oração e do agradecimento, que podem ser um valioso recurso para ela nos anos que virão.

Criar filhos em uma era de hostilidade contra a fé cristã não é fácil.

Os pais se perguntam como melhor ajudar seus pequeninos a aprender a confiar no Salvador e viver para agradá-lo.

O livro de Provérbios dá indícios de que a chave para guiar os filhos é através de uma instrução intencional dos pais (Provérbios 1:8) em assuntos como dar ouvidos à sabedoria (Provérbios 2:2), lembrar-se dos ensinamentos dos pais (Provérbios 3:1), e adquirir discernimento (Provérbios 4:1).

Estes se tornam hábitos, quando os pais instruem e quando os filhos “retêm” essas palavras de ensino (Provérbios 4:1-4).

Você tem filhos ou netos? Nunca é cedo demais para começar a ensiná-los a viver sabiamente.

FONTE: J. David Branon Nosso Andar Diário

Deus Está Sempre Acessível

 
Deus está sempre acessível! Nenhum tempo ou lugar nos separa da possibilidade de falar com o Senhor. Para encotrá-lo não há sala de espera em que tenhamos que passar horas angustiosas de incerteza. Uma visita ao médico muitas vezes exige paciência. Então surge logo a pergunta: durante quanto tempo terei que esperar? Quando chegará a minha vez? É desse modo que ficamos sentados nas salas de espera.
Não é assim com Deus. Com Ele, é bem simples – como está escrito em Hebreus 10.22: "aproximemo-nos..." Devemos exclusivamente ao nosso Senhor Jesus Cristo o termos esse acesso livre. A chave para ele é a fé: "aproximemo-nos..., em plena certeza de fé". Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Sem fé, obstruímos o caminho até Ele. Sem fé, não percebemos o acesso livre. Somente a visão de fé nos conduz com segurança até Ele. O aproximar-se dEle é ao mesmo tempo um passo de fé. Hebreus 4.16 nos exorta bem concretamente: "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna."
Um grande problema entre nós cristãos é a passividade e a indiferença. Se não dermos passos bem concretos de fé em direção a Ele, Deus não agirá. Sem buscarmos conscientemente Sua presença, não receberemos ajuda.
Um dos encontros mais impressionantes com Jesus certamente está relatado na história da mulher curada da hemorragia. Ela era incuravelmente enferma. Sem dúvida, ela tinha passado muitas horas nas salas de espera dos médicos durante sua vida – em vão. Está escrito que ela tinha gasto todos os seus haveres com consultas médicas e que ninguém tinha podido curá-la – até que teve contato com Jesus. Em Lucas 8.44 está escrito de maneira tão simples: "veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste..." O passo de fé dessa mulher enferma levou à sua cura completa.
Com isso não quero dar a entender que sempre tem que acontecer necessariamente uma solução física ou prática dos nossos problemas. Com certeza, porém, o Senhor nos liberta do problema. Pode ser que o problema em si continue existindo – mas não se trata mais do seu problema, e sim do problema dEle! Ele lhe ajudará, Ele pode curá-lo. Talvez Sua interferência não ocorra como você imaginou, mas com certeza ela lhe será útil para a eternidade, curando a alma e o espírito!
Esse acesso livre está sempre disponível. Vamos dar passos de fé e abrir a porta – e ficaremos impressionados com a glória da Sua graça. Ele, o Todo-Poderoso, fez tudo por nós – basta que nos manifestemos! (Peter Malgo)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estendemos nossa mão

" O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita." Sl l21:5

Vivemos num mundo tão incerto, tão cheio de vicissitudes, de mundanças e contratempos, que coisas estranhas podem acontecer a todo o momento.
Diante de tantos males e incertezas, só o Senhor pode guardar-nos seguros. Estendamos  nossa mão a Ele e seguremos firmes em Suas poderosas mãos, assim estaremos guardados e amparados das incertezas desta vida.

No controle



Coisas ruins acontecem em nossas vidas ou então ao nosso redor, com pessoas que amamos e outras que nem conhecemos. "Onde está Deus,que permite que essas coisas aconteçam?" É a pergunta que muitas pessoas fazem quando coisas negativas ocorrem. Não esqueçamos que Deus é onipresente (está em todo lugar), onisciente (sabe tudo) e onipotente (pode tudo). Deus está no mesmo local em que estava quando o seu Filho Jesus Cristo clamou: - "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?". Nosso Deus é soberano, está no controle de tudo: basta que o busquemos em oração, pedindo e clamando para que ele mude certas situações. Não existe situação ou pessoa que Deus não possa mudar, por isso precisamos clamar com fé. Coloquemo-nos debaixo de sua vontade e deixemo-lo assumir o controle de nossa vida! Confiar em Deus para muitos já é difícil. Agora, confiar sempre em Deus, digo que é muito difícil para todos nós. Somos humanos, temos nossas limitações e daí termos uma confiança total em Deus é um grande desafio. Mas quanto mais confiarmos nele, melhor será para nós. Nós seremos os beneficiados. Em 2 Crônicas lemos nos capítulos 14 a 16 a história do rei Asa, de Judá. Certa vez, um outro rei marchou contra o seu reino, Asa tinha um exército de 580 mil soldados valentes, em contraste o outro rei, que tinha um exército de um milhão de soldados, totalmente desproporcional. Foi aí que o rei Asa clamou pela ajuda de Deus e este o livrou das mãos do inimigo. Em duas outras situações, uma de guerra e outra de doença, o rei Asa não confiou em Deus, não se lembrou do poder e do que ele já havia feito por ele e colheu graves conseqüencias para si e para o seu reino. O desafio para você e para mim está aí: confiarmos 100% em Deus. Não nos esqueçamos do poder dele e de tudo o que já fez por nós.
(Hans Keller,Valinhos-SP)
"Entregue a sua vida e os seus problemas a Deus. E experimente o seu poder e controle!"

Pastor distribui dinheiro na hora da pregação para exemplificar sermão

 

Um pastor evangélico na Florida tornou-se notícia no fim-de-semana passado quando ofereceu 5000 dólares (cerca de 3600 euros), à sua congregação, em vários envelopes contendo cada um entre 10 e 200 dólares.

O gesto veio no contexto de um sermão sobre a “louca generosidade” e do “louco amor” de Deus pelo homem.


Pedindo aos seus fiéis que espelhassem essa generosidade, decidiu dar o exemplo e dividiu entre todos os envelopes contendo ao todo 5000 dólares, mas explicando que havia algumas regras a seguir.

O dinheiro não devia ser gasto com necessidades pessoais. Cada um podia, se quisesse juntar algum dinheiro próprio, mas a soma total devia ser oferecida a necessitados. De seguida, cada um devia partilhar a sua experiência no site da Igreja (http://www.fellowshiporlando.com/)

“A experiência de se praticar a generosidade e as histórias de como cada fiel decidiu gastar o dinheiro valem bem mais do que 5000 dólares”, afirmou o pastor ao Orlando Sentinel, um jornal local.

Rodney Gage não é o primeiro pastor a fazer esta experiência. O ano passado, outra igreja batista entregou 25 mil dólares a mais de 1800 pessoas, com o mesmo fim.

Fonte: Renascença / Gospel+
Via: Notícias Cristãs

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto de Augusto Cury

"Nunca desista de caminhar. Caminhando, não tenha medo de tropeçar.
Tropeçando, não tenha medo de se ferir. Ferindo-se, tenha coragem para
corrigir algumas rotas da sua vida, mas não pense em recuar. Para não
recuar nunca deixe de amar o espetáculo da vida, porque ao amá-lo,
ainda que o mundo desabe sobre você, você jamais desistirá de
caminhar..."

A Bíblia e o Intelecto



Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nEle confiam. Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso. Provérbios 30:5, 6
A responsabilidade agora é convencer as pessoas sobre a verdade. Isto pode ser feito melhor por esforços pessoais, pelo introduzir a verdade em seus lares, orando com eles e abrindo-lhes as Escrituras.
Os que fazem esse trabalho devem ser tão cuidadosos para não se tornarem estereotipados em seu plano de trabalho quanto o ministro que trabalha no escritório. Devem estar constantemente aprendendo. Devem ter um zelo consciencioso para obter as mais elevadas qualificações, tornando-se ágeis nas Escrituras. [...] Devem cultivar o hábito do estudo cuidadoso e da atividade mental, dedicando-se à oração e ao diligente estudo das Escrituras. Muitos são culpados de falhar nesse ponto. Os apelos de Deus a eles não são poucos, mas se contentam com a limitada compreensão que possuem das Escrituras, e não buscam melhorar a mente nem a conduta.
Todo argumento em história profética, toda lição prática dada por Cristo, devem ser cuidadosamente estudados para que jamais sejam encontrados em falta. A mente ganha força, amplitude e intensidade por meio da atividade. Ela deve ser colocada para trabalhar, caso contrário se enfraquecerá. Deve ser treinada a pensar, pensar habitualmente ou, em grande medida, perderá a capacidade de pensar. Deixe a mente lutar com os problemas difíceis da Palavra de Deus, e o intelecto será inteiramente despertado para expressar, não discursos inferiores, mas discursos fortes e edificantes, e estes serão apresentados no fervor de uma mente ativa.
Os servos de Cristo devem satisfazer o mais elevado padrão. São educadores e devem ser completamente hábeis nas Escrituras. [...] O estudo da Bíblia esforça a mente do obreiro, fortalece a memória, e estimula o intelecto mais que o estudo de todas as matérias que a filosofia abrange. A Bíblia contém a única verdade que purifica a alma e é o melhor livro para a cultura intelectual. A nobre simplicidade com a qual ela lida com doutrinas importantes é exatamente o que cada jovem e cada servo de Cristo precisa para ensiná-lo a apresentar os mistérios da salvação aos que estão em trevas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O poder de um sorriso

  O sorriso um bem deixado por Deus ao ver que com ele a vida poderia se tornar mais bela.

 Um sorriso, que quando estamos bravos nos faz acalmar, que quando estamos tristes nos faz alegrar, quando tensas nos faz relaxar.
Um sorriso, aquele que jamais fez mal a ninguém, e que só pode ser expressado quando no coração ainda existe o amor, e quanto maior o amor, maior o sorriso, e quanto maior o sorriso mais poder ele tem!
 




Um sorriso que não custa nada e muitas vezes vale
mais que mil palavras.
Poor: Mille Santos

O Tijolo

 
Um jovem e bem sucedido executivo dirigia na vizinhança, correndo em seu novo Jaguar.

Observando crianças se lançando entre os carros estacionados, diminuiu um pouco a velocidade, quando achou ter visto algo.

Enquanto passava, nenhuma criança apareceu.

De repente um tijolo espatifou-se na porta lateral do Jaguar.

Freou bruscamente e deu ré até o lugar de onde teria vindo o tijolo.

Saltou do carro e pegou bruscamente uma criança empurrando-a contra um veículo estacionado e gritou:

- Por que você fez isto? Quem é você? Que besteira você pensa que está fazendo?

Este é um carro novo e caro, aquele tijolo que você jogou vai me custar muito dinheiro.

Por que você fez isto?

- Por favor senhor me desculpe, eu não sabia mais o que fazer!

Implorou o pequeno menino

- Ninguém estava disposto a parar e me atender neste local.

Lágrimas corriam do rosto do garoto, enquanto apontava na direção dos carros estacionados.

- É o meu irmão. Ele desceu sem freio e caiu de sua cadeira de rodas e eu não consigo levantá-lo.

Soluçando, o menino perguntou ao executivo:

- O senhor poderia me ajudar a recoloca-lo em sua cadeira de rodas?

Ele está machucado e é muito pesado para mim.

Movido internamente muito além das palavras, o jovem motorista engolindo "nó imenso" dirigiu-se ao jovenzinho, colocando-o em sua cadeira de rodas.

Tirou seu lenço, limpou as feridas e arranhões, verificando se tudo estava bem.

- Obrigado e que meu Deus possa abençoá-lo A grata criança disse a ele. O homem então viu o menino se distanciar... empurrando o irmão em direção à sua casa.

Foi um longo caminho de volta para o Jaguar... um longo e lento caminho de volta.

Ele nunca consertou a porta amassada.

Deixou amassada para lembrá-lo de não ir tão rápido pela vida, que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção.

Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações.

Pense nisso, Deus é bom e está sempre esperando por todos nós...

(Autor desconhecido)

Ajuda na escuridão

E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante (Marcos 6:48).
Ajuda na escuridão
O Senhor Jesus mandou que Seus discípulos voltassem para o outro lado do lago. Eles preferiam ficar em Sua companhia, sem dúvida alguma, mas Sua ordem havia sido bem clara. Então, por que deveriam enfrentar um vento tão forte? A jornada pelo lago dentro daquele pequeno barco estava se tornando cada vez mais perigosa. Apesar de pescadores, ou seja, homens acostumados ao mar, as ondas estavam tão grandes que todos os esforços deles eram inúteis. Qual era o motivo dessa dificuldade? Afinal, eles estavam ali em obediência à ordem do Mestre. Será que o Senhor não sabia da tempestade iminente?
O Senhor Jesus despediu a multidão e foi para o alto da montanha para estar sozinho, em doce comunhão com Seu Deus. Naquele momento, pelo que o Senhor Jesus orou? Certamente Ele tinha os Seus discípulos em mente e os levou à presença de Deus em oração. João 17 nos dá um exemplo de como Ele nos confiou amorosamente aos cuidados do Pai.
O texto nos relata que Ele viu a dificuldade com a qual os discípulos remavam. Sabia que naquela situação eles não fariam nenhum progresso. Então Ele mesmo interveio, aproximando-Se na escuridão, silenciando as águas, trazendo-os em segurança para a terra. Todos estavam são e salvos: que milagre!
Nós também enfrentamos ventos contrários e nos fatigamos a remar no mar da vida. Esse incidente nos revela que o Senhor Jesus não apenas intercede por nós; Ele conhece todas as circunstâncias que nos envolvem. Isso é particularmente verdade quando estamos trilhando um caminho que Ele nos mandou trilhar. Ele nunca nos deixa a sós! 
Todo dia com Paz

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Formigas: Um exemplo para nós

Vai ter como a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio

(Provérbios 6:6).

FORMIGAS: UM EXEMPLO PARA NÓS

Uma colônia de formigas parece muito com um estado político. A comunidade é invejavelmente organizada. A vida das formigas é tão harmoniosa e altruísta que o trabalho e comportamento delas são um exemplo para a raça humana. Podemos aprender bastante com a maneira como as formigas vivem. Quão cuidadosamente constroem seu ninho e cuidam dos filhotes. Quão corajosamente defendem sua comunidade! Mas elas também enfrentam vilões: existem ladrões que roubam a ninhada para outras colônias, ou comunidades vizinhas que saqueiam sem qualquer inibição. Parasitas vivem à custas delas. Esses exemplos nos mostram o quanto elas são semelhantes aos seres humanos. Temos de nos lembrar, contudo, que a morfologia e o instinto fazem das formigas o que elas são e, portanto, não podem agir de modo diferente.

As pessoas são fundamentalmente diferentes dos animais. Além de nossas tendências naturais, temos uma mente e a habilidade de distinguir entre o bem e o mal. Somos responsáveis diante de nosso Criador. A Bíblia nos diz que iremos prestar contas a Ele pela maneira com que usamos os talentos e habilidades conferidos a nós. As formigas nos ensinam que não temos usado nossos talentos apropriadamente; nossa culpa, a qual simplesmente não podemos remover, tem se acumulado perante Deus.

É sábio reconhece-la, admitir nossa condição e confessa-la a Deus. Então estaremos em posição de receber a oferta da graça divina em Jesus Cristo.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Se tão-somente

“Deixo-vos a paz, aminha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” João 14.27.



 
Se tão-somente vocês soubessem que vim para ajudar, e não para condenar. Se tão-somente vocês soubessem que amanhã será melhor que hoje. Se tão-somente vocês conhecessem a dádiva que vim trazer: a vida eterna. Se tão-somente vocês soubessem que eu os quero em segurança no lar.

Se tão-somente vocês soubessem.

Que palavras anelantes para virem dos lábios de Deus. Que bondade a dEle deixar-nos ouvi-las. Como é crucial que paremos para escutá-las. Se tão-somente soubéssemos confiar. Confiar que Deus está do nosso lado. Confiar que Deus quer o que é melhor…

Se tão-somente pudéssemos aprender a confiar nEle.
(Max Lucado)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DEUS é Fiél!!!!!!!

 
Pela fé quero declarar para vocês estas palavras baseando-me em Jeremias 29.11-13.
"Porque SOU EU que conheço os planos que tenho para você, diz o Senhor.Planos de fazê-lo prosperar e não de lhe causar danos.

Planos de dar-lhe esperança e um futuro.Se você clamar a mim ,e orar,eu lhe ouvirei.Se você me procurar com todo seu coração, você me achará e Eu me deixarei ser encontrado por você, declara o Senhor".

O Senhor Deus, neste texto, encoraja-nos a acreditar que podemos realizar tarefa que Ele nos tem dado, que estará conosco por onde quer que passarmos e seja o que for que tenhamos de realizar. Deus tem planos para nós, planos "bons e cheios de esperança". Ele já sabe o que está por vir;se formos fiéis e obedientes 'a sua palavra e ao seu querer em nossa vida, Ele permanecerá conosco e será sempre fiél. Isso não significa que seremos poupados de sofrimento, dor ou dificuldades em nossa vida.Mais quero que você saiba que Deus nos ajudará a vencermos todas as lutas, e no final alcançaremos um fim glorioso.ELE estará nos preparando espiritual, emocional e fisicamente para vitórias maiores em nossa vida.Como disse Tiago 1.3,4:"A prova da nossa fé produz perseverança.amadurece-nos emocionalmente e nos dá firmeza de caráter" até alcançarmos um final glorioso.

Que Deus continue abençoando sua vida ricamente,e fortaleça você mais e mais a cada dia,tanto espiritual quanto emocionalmente.


DEUS é Fiél!!!!!!!

Decisões





 

 
“Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.” (Pv. 24.14.) Deus quer escrever uma nova história em nossas vidas. E essa história pode começar pelas decisões erradas que tomamos. Quem nunca tomou uma decisão errada?

Às vezes, temos que tomar uma decisão que pode ser simples como, por exemplo, que roupa vestir para um determinado evento, que actividades rotineiras devo dar prioridade, ou até mesmo que alimento comer. No entanto, sabemos que haverá ‘decisões de risco’ (e quem sabe você não está vivendo isso agora mesmo), como a escolha de alguém para se casar (e não apenas para se envolver), a escolha de um vestibular, de uma viagem, ou seja, aquela decisão que poderá mudar todo o percurso da sua vida. Uma decisão que determinará a vida ou a morte para você. Exagero? Veja Deuteronómio 30.15-16: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.” São dois caminhos que são decididos por mim e por você.

Comparo uma ‘decisão de risco’ como a nossa vida em um grande auditório, diante de uma grande plateia. Já imaginou você diante de inúmeras pessoas? De um lado, o mundo inteiro aguardando o que você decidirá; do outro lado, ninguém. Ninguém? Não. Milhares e milhares de anjos, diante do Trono onde está o Todo Poderoso, onde você poderá ver pelos olhos da fé. Tanto de um lado quanto de outro, aguardam, atentos, a decisão que você irá tomar. Mas, de repente, por falta de sabedoria, você toma a decisão errada e leva consigo consequências que só serão revertidas com o tempo e com o mover da mão de Deus.

A Palavra de Deus diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv. 9.10). Quando a situação aparece, muitas vezes não buscamos de Deus a sua vontade, o que Ele realmente pensa a respeito. E, sem pensar, tomamos “aquela” decisão. No final, nos sentimos tristes, frustrados, porque a nossa decisão não foi a que esperávamos. Achamos que tudo iria ficar bem, mas aconteceu o oposto.

Mas eu tenho uma boa notícia para você em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo para o seu propósito.” Apesar de algumas más escolhas, se o seu coração tem o temor de Deus, o desejo de buscar a vontade do Criador, Ele promete que o presente, o que chamamos de hoje (que de repente nos traz um momento de fraqueza, de frustração, de incerteza), se transforme em bem. Assim Deus fará para que vejamos que tudo está no controle das mãos dele e que uma experiência ruim, sempre traz uma lição, algo que nos edifique depois. Já ouviu aquela expressão de que um limão dá para fazer uma limonada? Assim Deus faz com nossas escolhas erradas.

Isto não significa permanecer no erro. Aprendamos a fazer escolhas correctas com motivações correctas. Pratiquemos o conselho de provérbios 24.14 e busquemos a sabedoria do alto para tomar boas decisões, aquelas que sabemos que nos abençoarão. O Espírito Santo há de nos orientar a respeito delas.

Ah! eu quase me esqueci de um detalhe sobre o auditório e a plateia. No final, sempre há aplausos. Por isso, estejamos atentos às nossas decisões porque elas mudarão o percurso da nossa história. Você espera ser aplaudido por quem? Milhares de pessoas? O mundo todo?

Há Alguém na expectativa para fazer isso por você: Deus. E o seu aplauso será de pé.

domingo, 7 de novembro de 2010

Qual diferença entre empatia e Simpatia?

Muitas pessoas ainda confundem Empatia, com Simpatia, você pode ter simpatia por alguém, mas não pode ter empatia. A simpatia é o apreço, admiração à atos e idéias de outros, ou seja,  simples entendimento do sofrimento do outro, já a  Empatia é proativa, deriva-se inicialmente, na maioria dos casos, da simpatia,sendo que vai mais além, é a capacidade de se colocar no lugar do outro. “O objeto da empatia é a compreensão, e o objeto da simpatia é o bem-estar do outro. (...) Em resumo, a empatia é um modo de conhecimento e a simpatia um modo de encontro com o outro”, define o psicólogo americano Lauren Wispe.  

Hoje em dia a sociedade tem uma cultura muito individualista, são poucas         pessoas que conseguem de fato, se colocar no lugar do outro, de ter essa sensibilidade. Principalmente no mundo corporativo, onde a concorrência é acirrada, um querendo ser melhor do que o outro, as pessoas estão tão preocupadas consigo, que exercem pouco a empatia, mas para entender o próximo é preciso, primeiramente, aprender a conhecer a si mesmo. Esse é um grande problema, as pessoas tem medo de conhecer a si mesma, tem medo do que o autoconhecimento pode revelar, trazer frustrações, traumas que as vezes as pessoas não estão preparadas, então prefere fugir do seu “eu”. 

Um profissional que tem um caráter exemplar,bons conhecimentos técnicos e generalista,  e consegue ser empático com as pessoas tem uma chance maior de ter sucesso em sua carreira.Pois não adianta você ter um grande conhecimento cientifico, ser muito inteligente, ter uma grande capacidade de resolução de problemas, se você não conseguir se colocar no lugar do outro, para as organizações , hoje em dia , os funcionários, possuem um grande valor. 

Particularmente eu sempre procuro ser empáticas nas minhas relações, tanto profissionais como sociais. O engraçado é que às vezes eu me coloco tanto no lugar dos outros, que parece que eu absorvo as emoções e sensações deles, hoje em dia consigo mais me controlar. Antigamente por exemplo, se eu visse uma pessoa sendo ferida, era como eu sentisse a dor dela, como se estivesse dentro de mim, quando eu via as crianças nas ruas pedindo esmolas, me dava uma sensação de tristeza, que me colocava no lugar delas e me sentia muito mal.Quando alguém era demitido no trabalho, era horrível, ficava imaginando a situação daquele pai ou mãe de família sem emprego.Sendo que fui trabalhando essas minhas emoções e fui percebendo que infelizmente não poderia mudar aquela realidade, e que cada um teria que passar por essas trajetórias, as vezes boas e as vezes nem tanto.Mas mesmo assim não fiquei insensível com essa realidade, ao contrario, procuro sempre fazer minha parte para transformar um pouco da tristeza em esperança e da alegria em sucesso.
            Mari Costa