Salmo

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Decisões





 

 
“Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.” (Pv. 24.14.) Deus quer escrever uma nova história em nossas vidas. E essa história pode começar pelas decisões erradas que tomamos. Quem nunca tomou uma decisão errada?

Às vezes, temos que tomar uma decisão que pode ser simples como, por exemplo, que roupa vestir para um determinado evento, que actividades rotineiras devo dar prioridade, ou até mesmo que alimento comer. No entanto, sabemos que haverá ‘decisões de risco’ (e quem sabe você não está vivendo isso agora mesmo), como a escolha de alguém para se casar (e não apenas para se envolver), a escolha de um vestibular, de uma viagem, ou seja, aquela decisão que poderá mudar todo o percurso da sua vida. Uma decisão que determinará a vida ou a morte para você. Exagero? Veja Deuteronómio 30.15-16: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.” São dois caminhos que são decididos por mim e por você.

Comparo uma ‘decisão de risco’ como a nossa vida em um grande auditório, diante de uma grande plateia. Já imaginou você diante de inúmeras pessoas? De um lado, o mundo inteiro aguardando o que você decidirá; do outro lado, ninguém. Ninguém? Não. Milhares e milhares de anjos, diante do Trono onde está o Todo Poderoso, onde você poderá ver pelos olhos da fé. Tanto de um lado quanto de outro, aguardam, atentos, a decisão que você irá tomar. Mas, de repente, por falta de sabedoria, você toma a decisão errada e leva consigo consequências que só serão revertidas com o tempo e com o mover da mão de Deus.

A Palavra de Deus diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv. 9.10). Quando a situação aparece, muitas vezes não buscamos de Deus a sua vontade, o que Ele realmente pensa a respeito. E, sem pensar, tomamos “aquela” decisão. No final, nos sentimos tristes, frustrados, porque a nossa decisão não foi a que esperávamos. Achamos que tudo iria ficar bem, mas aconteceu o oposto.

Mas eu tenho uma boa notícia para você em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo para o seu propósito.” Apesar de algumas más escolhas, se o seu coração tem o temor de Deus, o desejo de buscar a vontade do Criador, Ele promete que o presente, o que chamamos de hoje (que de repente nos traz um momento de fraqueza, de frustração, de incerteza), se transforme em bem. Assim Deus fará para que vejamos que tudo está no controle das mãos dele e que uma experiência ruim, sempre traz uma lição, algo que nos edifique depois. Já ouviu aquela expressão de que um limão dá para fazer uma limonada? Assim Deus faz com nossas escolhas erradas.

Isto não significa permanecer no erro. Aprendamos a fazer escolhas correctas com motivações correctas. Pratiquemos o conselho de provérbios 24.14 e busquemos a sabedoria do alto para tomar boas decisões, aquelas que sabemos que nos abençoarão. O Espírito Santo há de nos orientar a respeito delas.

Ah! eu quase me esqueci de um detalhe sobre o auditório e a plateia. No final, sempre há aplausos. Por isso, estejamos atentos às nossas decisões porque elas mudarão o percurso da nossa história. Você espera ser aplaudido por quem? Milhares de pessoas? O mundo todo?

Há Alguém na expectativa para fazer isso por você: Deus. E o seu aplauso será de pé.

Nenhum comentário: