Salmo

sábado, 11 de dezembro de 2010

Senhor, eu sei que tu me sondas

 
"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." (Salmos 139:1,4) Hoje parei para pensar na onisciência de Deus; e vi como isso é maravilhoso, pois podemos descansar nEle em todo o tempo! Ele nos sonda e conhece os nossos pensamentos; nada fica oculto a Sua magnitude. É Ele que dirige os nossos passos, nada acontece sem a permissão dEle, e que segurança podemos ter então! E se ainda com toda vigilância fizermos algo que não agrada ao Senhor, o que devemos fazer então? Ficar quietos ou nos esconder da Sua presença? Mas onde? Não tem onde, Ele nos vê onde estivermos... o melhor e mais sensato é confessarmos prontamente alguma falta a Ele, pois "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9) Não há o que temer! Ele é o nosso melhor amigo. Quando passamos por algum problema, nossa tendência é desabafar com alguém, mas a Palavra de Deus nos diz que "há um amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24), que é Jesus Cristo! Somente Ele tem a solução certa para os nossos problemas. Podemos confiar, pois Ele é Fiel! Que Deus te abençoe e derrame ricas bênçãos em sua vida!

Oração

Orar não pode ser algo que seja realizado como um ritual diario assim como faziam os farizeus que tinham que cumprir um certo horario para orar e um numero x de orações por dia, orar não é algo que tem que ser imposto ou obrigatório…
Mais então afinal o que é a oração?
Esta é uma pergunta um pouco complicada porem com uma resposta dada pelas escriturar que é muito simples.
Oração segundo as escriturar é como se fosse uma via de mão dupla, na qual crente entra com o seu clamor na oração e Deus vem ao seu encontro com as respostas…
Veja: Jr 33:3 ” Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”
Por isso orar nada mais é do que um dialogo do crente com Deus! Então quando orar não torne sua oração repetitiva ou cansativa, simplesmente converse com Deus e tente escuta-lo.
Ore com fé e confie no senhor e ele vos abençoará
Mt 7:7-8 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.”

O lado divinio da nossa entrega


Como Deus deve ficar aliviado quando entregamos alguém que amamos à Sua vontade! Esse alívio vem de não ter de lutar mais conosco enquanto tentamos atrapalhar Sua vontade perfeita na vida daquele membro da família. Vem da remoção final daquelas barreiras que ficávamos a levantar contra a maneira de Ele tratar dos nossos queridos – e de enfim, termos confiado nEle o suficiente para não lutar contra o que Ele sabe ser o melhor.

Claro que Deus é soberano. E Ele frequentemente passa por cima de nós para realizar a sua vontade em um ente querido. Mas ao nos agarrarmos tenazmente a um membro da família para que seja feita nele a nossa vontade, criamos uma luta entre a vontade de Deus e a nossa. Uma batalha entre a vontade divina e a humana.
Jesus, quando nos ensinou a orar na oração dominical, deixou bem claro que devemos entregar a nossa vontade à vontade do Pai.

“Pai nosso que estás nos céus,
Santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino,
Seja feita a tua vontade,
Assim na terra como no céu...”


Quando houve uma luta de vontades no céu por Lúcifer (Satanás) querer ser como Deus, ele foi lançado violentamente do céu. Mas Deus trata seus filhos na Terra com mais bondade. Ele apenas espera que queiramos a Sua vontade – e então entreguemos todas as nossas possessões humanas à Sua vontade. Então, sSa perfeita vontade pode ser feita em nossa família na Terra – assim como é agora em todo o céu.

A entrega libera Deus para fluir desimpedido nas vidas dos membros da nossa família. Libera-O para reprovar e provar em vez de nós fazermos o papel de Deus e tentarmos proteger os membros da nossa família de qualquer dificuldade. A entrega libera Deus para chamá-los ao seu serviço em vez de nós querermos que nossos filhos sejam ricos e bem sucedidos pelos padrões do mundo. Libera Deus para abrir aquelas portas fabulosas de ministério, que temos tentado manter fechadas através de nossas vontades obstinadas.

Fonte: Evelyn Christenson - O que acontece quando oramos por nossas famílias

Kleber Lucas - Deus Forte

Força interior



"Também através dos teus juízos, Senhor, te esperamos." Isaías 26.8

Necessitamos tanto de força e poder interior! É o que encontramos na tranqüila espera e na confiança, como lemos em Isaías 30.15: "Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação." Por natureza não temos esse sossego, esse esperar confiante. Isso nos cria muitas dificuldades. Por quê? Porque enquanto esperamos no Senhor esperamos também por muitas outras coisas. E aí, quando nossas expectativas não se realizam imediatamente, ficamos decepcionados. Precisamos aprender a esperar e confiar exclusivamente em uma só Pessoa: Jesus! Portanto, o que faz diferença não é a perseverança em si, mas é a espera em Deus, essa confiança no Senhor que não permite que sejamos envergonhados. Essa atitude consiste em constante e ininterrupta expectativa, em uma atitude de espera. É de profundo significado quando o salmista exclama: "Deus... em quem eu espero todo o dia." Em outras palavras, perseverar sem cessar. Aparentemente existem dias bons e dias ruins, mas a ininterrupta espera no Senhor cada vez mais liberta nosso coração dos altos e baixos de nossas emoções. A Bíblia diz: "...porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça." Mas só recebemos essa graça estabilizadora na espera ininterrupta em Deus: "Quanto a mim, esperarei sempre..."

Extraído do livro "Pérolas Diárias"

Convite

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DEUS QUER INTIMIDADE!

 



Já se imaginou a passear com Jesus, juntos
pelo jardim mais lindo que existe?
É isso que Ele quer, e é isso que você deve buscar
cada vez que vai adorá-lo ou conversar com Ele.

DEUS QUER INTIMIDADE!

Ser teu amigo. Falar e escutar-te.
Passear com Ele no jardim é muito mais do que andar.
É criar um vínculo inquebrável com Deus.
É sentir-se cheio de poder, com o coração aquecido.
Completamente apaixonado.
Voltar ao primeiro amor.
Voltar a ser simplesmente criança nos braços do Pai,
que ouve, entende e atende as Suas vontades,
aprendendo muito e aproveitando cada segundo com Ele...

É só dizer SIM a essa voz que toca fundo no seu coração
e deixar ser levado pelo amor de Deus...

(A. D.)

O que a Bíblia diz acerca de si mesma

 
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça (2 Timóteo 3:16).

O tema central da Bíblia é Jesus Cristo e a mensagem da salvação por meio dEle. Essa mensagem tem um caráter moral. Qualquer pessoa pode “testar” e irá descobrir a confiabilidade da Bíblia.
E qual é a base da confiabilidade das Sagradas Escrituras? Como os 66 livros nos permitem descobrir algo sobre a vida de seus escritores, podemos supor que eles eram pessoas confiáveis. No entanto, a confiabilidade da Bíblia não se baseia na credibilidade dos que a escreveram, mas na divina inspiração.
As Sagradas Escrituras foram inteiramente inspiradas por Deus. Os que a escreveram fizeram isso sob a direção do Espírito Santo(2 Pedro 1:21).
Em numerosas ocasiões, Jesus Cristo confirmou a divina e literal inspiração e autoridade do Antigo Testamento (Mateus 5:18; 22:29).
O Senhor deu aos discípulos a promessa da mesma inspiração (João 16:12-15). Os autores do Novo Testamento reconheceram e confirmaram os escritos e cartas uns dos outros como sendo divinamente inspiradas (2 Pedro 3:2,15-16).
Todos os que conhecem Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor não têm a menor dificuldade para crer no que o Senhor Jesus disse a respeito da inspiração e da confiabilidade de toda Escritura. A Bíblia é a Palavra de Deus “viva, e que permanece para sempre” (1 Pedro 1:23; Marcos 13:31; João 10:35). 
Todo Dia com Paz

Alegria é Remédio

A medicina tem comprovado que pelo menos 20 minutos de bons pensamentos, afeta o sistema imunológico das pessoas.

Os anticorpos tornam-se mais resistentes, tornando as pessoas saudáveis.

O interessante é que a Bíblia diz isso.

Como sempre a Palavra de Deus está sempre à frente da sabedoria humana.

Em Provérbios 17:22 está escrito: "O coração alegre é bom remédio".
A alegria de Deus em nossas vidas é saúde.

Possamos então pensar em coisas boas, em coisas que edifiquem, em coisas que inspirem...

Não tenhamos maus pensamentos.

Não sejamos daqueles que sofrem antecipadamente, através de perigos imaginários.

Tenhamos a mente de Cristo.

Aquele pensar que visa a glória de Deus.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Deleita-te no Senhor

 
"Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmos 37:4) Deleitar-se no Senhor significa deixar todas as nossas preocupações nas mãos dEle, porque Ele conhece todas as nossas causas, e sabe como resolvê-las. Não existe nada melhor do que dormir tranqüilo, confiando que o Senhor está no controle de tudo; é só crermos e confiarmos, entregando todos os nossos problemas a Ele em oração. É necessário também ser paciente e saber esperar, crendo que Deus entregará a vitória na hora certa, pois "há tempo para todo o propósito debaixo do sol." (Eclesiastes 3:1). Deus tem grandes bênçãos para entregar ao Seu povo, portanto creia que Ele te ouve quando você clama, quando você chora aos Seus pés, quando você ora com a face no pó, e quando você menos esperar, Ele te entregará a vitória. Ele é um Deus de surpresas! "Porque quando estou fraco, então é que sou forte." (2 Coríntios 12:10) Creia somente e descanse no Senhor!

Somos seres sociais

Somos seres sociais.
Não reagimos bem a longos períodos de solidão.
Viver em sociedade pressupõe partilhas –
de idéias, sonhos, desejos, emoções, prazeres, dores...
Aprendemos, sofremos e crescemos juntos.
Se, por alguma razão, se instala em nós
a pseudo-necessidade do segredo, adoecemos.
O motivo?
Deus nos criou para a Verdade.
É ela que liberta, que oxigena e que desafoga
o coração mais aflito.
O segredo sempre é pior,
e suas conseqüências mais danosas à alma,
que toda e qualquer situação mantida oculta.
É dor latejante que só se ameniza
pela possibilidade de virar palavra/confissão,
de ser vivenciada emocionalmente outra vez
através da fala que expõe, alivia e cura.
Que nos reexaminemos.
Que nos libertemos o quanto antes dos segredos que escravizam.
Que sejamos verdadeiramente livres de nós mesmos,
dos nossos segredos,
e que nada nos impeça a paz.


Luciana Rodrigues

Que é Natal?

Por André Sanchez



O natal é a comemoração do cumprimento das profecias a respeito do nascimento de alguém muito importante, de alguém que mudaria para sempre o mundo, Jesus Cristo: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. [que quer dizer: Deus conosco].” (Isaías 7. 14) e, “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9. 6)

O natal é a comemoração da “Boa Notícia” dada pelo anjo a alguns pastores de gado, que repercutiu no mundo inteiro e repercutirá em todas as épocas: “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2. 10-11)

O natal é a comemoração do nascimento Daquele que trouxe a salvação ao mundo, que livrou aqueles que Nele creem da condenação eterna sem cobrar nada por isso, através da Sua graça: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3. 16)

O natal é a comemoração do nascimento da Luz que veio nos libertar das trevas e nos fazer enxergar novamente: “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Mt 4. 16)

O natal é o nascimento da maior proximidade do homem com Deus. Jesus nos reconciliou com Deus através de toda a Sua Obra, que neste mundo começou no Seu nascimento: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo...” (2 Co 5. 18)

O natal é a comemoração do nascimento do Exemplo máximo de vida que agrada a Deus. Jesus não deixou nenhuma linha escrita, mas deixou escrito o seu exemplo inapagável que, ainda hoje, mexe com as pessoas, quebra paradigmas e transforma vidas. Ele foi abnegado, servo, humilde, amoroso, alguém que se entregou totalmente, misericordioso, justo, fiel, digno, santo...Jesus Cristo é o exemplo máximo de uma vida que agrada a Deus.

O natal são muito mais coisas a respeito de Jesus Cristo, que encheriam livros e mais livros. Creio que devêssemos cada um de nós, em particular, buscarmos na leitura da Bíblia a profundidade desta comemoração e do seu motivador. Com estas poucas linhas podemos ver que o natal é muito mais que Papai Noel, comidas e bebidas, árvores de natal, luzes, ritos religiosos, presentes, promoções, férias, fogos, enfeites, etc. O natal é Jesus Cristo e tudo que gira em torno da Sua presença e obra realizada neste mundo!

Comemore o natal neste 25 de Dezembro na beleza e na profundidade que ele merece. Continue comemorando-o no resto do ano, entregando sua vida a Jesus Cristo. Glorifique nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sempre. Isso é o natal!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sem estresse: Deus está agindo!

 


"Precisamos aprofundar nosso relacionamento com Deus por meio do
silêncio: tanto do nosso diante Dele, quanto do Dele diante de nós.
Falamos demais, ouvimos de menos e é raro silenciarmos. Mas além de
silenciar, o salmo 62 nos convida a esperar. E como é difícil esperar
no século XXI. Se não temos paciência até o computador ligar ou a
internet carregar, como vamos tê-la para esperar Deus agir? Deus não
depende da nossa urgência e loucura pela rapidez. Ele tem sua própria
agenda e não precisa alterá-la por nossa causa. .Mas ele age, no tempo
Dele. E no coração de Davi a espera por isso era de quem descansa.
Esperar apenas, sem pressa nem angústia. Tal espera desemboca em outra
atitude: a confiança! Confiar é fruto do conhecimento que temos de
Deus por meio de sua Palavra e de suas ações em nossa vida, pois Ele
não muda e é sempre fiel e amoroso. Confiar em Deus é como assentar-se
no banco
 de trás do veículo e deixar que ele guie, porque quem está ao volante
sabe o que faz. Para que tanto estresse, então? Se Deus está no
controle daquilo que eu não domino, sei que tudo caminhará para o bem,
segundo o que Ele quiser.

O Senhor é tremendo, e como é importante esperar Nele, sabemos que
Deus está no controle das nossas vidas, então, vale a pena silenciar e
aguardar a resposta do Mestre, Ele sabe o que é melhor para nós.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Uma Vida Bela

Uma vida não precisa ser célebre para ser linda. Pode existir tanta beleza numa florzinha como numa árvore majestosa, tanto numa pedrinha preciosa quanto num grande diamante. Uma vida pode ser fascinante e ao mesmo tempo sem valor aos olhos do mundo. Uma vida maravilhosa é a que cumpre a sua missão neste mundo, a que é o que Deus quer que ela seja, e a que faz o que Deus quer que ela faça. As pessoas simples e comuns correm o risco de achar que não podem ter uma vida maravilhosa, que não podem ajudar o mundo. Porém a vida mais insignificante que cumpre bem o seu propósito é maravilhosa para Deus.
Sra. Charles Cowman

O grande compositor, George Frideric Handel tinha ficado enfermo. Paralisado no lado direito e sem dinheiro, os credores ameaçaram mandar prendê-lo. Handel ficou tão deprimido com as suas trágicas experiências, que quase perdeu a fé e se desesperou. Mas superou tudo isso, e compôs a sua maior obra, o "Coral Aleluia", o auge da sua grande obra "O Messias".

O apóstolo João disse: "Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé"
(I João 5:4).

A nobreza de caráter não se adquire com possessões, poder, posição social ou prestígio. Ela vem da bondade, humildade, integridade e de servir os outros.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Clamor Pela Paz

Marcel Reich-Ranicki afirmou: "Atrás das sátiras escondem-se ódio e raiva, atrás do humor há dor e melancolia". A isso poderíamos acrescentar: atrás das manifestações pela paz mundial esconde-se a falta de paz pessoal de muitos participantes.
Ouvindo as notícias, percebe-se que a política mundial não avançou em relação à promoção da paz. Aliás, nem deveríamos esperar por isso, pois paz significa mais do que ausência de guerras.
O fato de que, quase 60 anos após a II Guerra Mundial, prosseguem continuamente os conflitos e guerras, mostra que o homem não ficou mais sábio ou melhor durante os séculos. Percebe-se também que ele nada aprendeu da História, nem evoluiu para um suposto nível superior. Continuam existindo tiranos cruéis, ditadores sem consciência, líderes políticos sem escrúpulos e nações que se deixam enganar. Nesse aspecto, a situação continua igual à do antigo Egito ou da Babilônia de Nabucodonosor. Apenas as circunstâncias são mais modernas.
Numa visão dada por Deus, o profeta Isaías viu um mundo vindouro em que haverá paz. É interessante que Isaías afirma que o Reino da Paz será trazido e mantido por um Menino. Isaías falou profeticamente do Filho como o Príncipe da Paz, que também é Deus, ou seja, de Jesus Cristo: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto" (Is 9.6-7).
O mundo clama e anseia por paz. Centenas de milhares de pessoas enchem as ruas em manifestações pela paz. As conferências de paz sucedem-se. Mas, quantas dessas pessoas que defendem a paz têm paz com Deus no próprio coração? Quantos desses manifestantes têm paz na própria casa, em seu matrimônio e em sua família? Quantos desses defensores da paz mundial têm desavenças no local de trabalho e brigas com os vizinhos? Onde começa a paz? Na Casa Branca em Washington, na ONU, em Bruxelas, em Israel ou no Iraque?
A paz baseia-se na justiça, como ensina a Bíblia: "O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre" (Is 32.17). Somente onde impera a justiça torna-se possível a paz. Onde, porém, não há justiça, nunca pode haver paz duradoura. O mundo está muito distante da paz, porque é dominado pela injustiça.
O que, porém, é justiça? O próprio Jesus Cristo é a Justiça em pessoa, pois está escrito: "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1 Co 1.30). Conseqüentemente, a paz verdadeira e duradoura é possível apenas através de Jesus Cristo.
Pombas
Somente com a volta do Senhor em poder e glória a justiça e a paz dominarão em Israel e no mundo: "Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra" (Zc 9.10b).
"Quando, finalmente, teremos paz? Quando tiver sido destruído o último míssil?
Haverá paz somente quando os homens entenderem que não são as armas, mas eles mesmos, que provocam a falta de paz.
Haverá paz, finalmente, quando Jesus, o Príncipe da Paz, puder produzir paz em nossos corações." (R. Z.)
Àqueles que confiam sua vida inteiramente a Jesus, a Bíblia promete: "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.7). Se você ainda não O aceitou como seu Senhor e Salvador, faça isso agora mesmo! (Norbert Lieth)

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz

 
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4.12

É através da alma que sentimos, compreendemos e temos que assimilar todas as coisas deste mundo. Aí há o grande perigo de nos deixarmos determinar pelos sentimentos e pelas emoções, e é nessa área que o inimigo mais nos tenta. Ele perturba nossa visão espiritual voltada para Jesus. Mas misturar emoções com coisas espirituais é tentar misturar coisas passageiras com coisas eternas. Justamente essa mistura oferece ao inimigo um forte pretexto e um ponto vulnerável na vida de um cristão. Assim, com facilidade o inimigo manipula sentimentos e emoções, fazendo você crer que é o Senhor lhe mostrando alguma coisa, que é o Senhor tentando lhe dizer algo. Se você faz parte dessa categoria de pessoas, você, apesar dessa fraqueza em separar coisas espirituais de coisas meramente humanas, terá condições de vencer o poder do inimigo usando a Palavra de Deus! Aceite a Palavra e permita que ela ilumine o seu interior, julgando o mais íntimo de seu ser e discernindo o que é apenas emocional daquilo que é espiritual. Então você terá outra vez uma visão clara das coisas espirituais. Seu espírito será guiado pelo Espírito de Deus por caminho reto, e essa troca constante de altos e baixos cessará em sua vida. Seu coração ficará firmemente arraigado em Jesus. Isso acontece pela graça!

Extraído do livro "Pérolas Diárias"