Salmo

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Atributos de Deus Salmo 139

 

 Onisciente, Onipresente e Onipotente

-Tema: ATRIBUTOS DE DEUS
Salmos 139
-Introdução: O Salmo 139 traz palavras profundas de uma linda oração, mas, além disso, também fala um pouco sobre 3 atributos de Deus: o conhecimento, presença e poder. O prefixo ONI significa único ou total, de maneira que Deus é o único e totalmente Senhor.
Já parou para pensar como Deus sabe todas as coisas? Como o Senhor pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo? Sabia que o poder de Deus é infinito?
O que Deus sabe?
Onde Deus está?
O que Deus pode fazer?
A resposta é simplesmente TUDO! Vamos basear no Salmo 139 e refletir sobre três atributos principais de Deus:
1- ONISCIÊNCIA: Salmos 139.1-6 e 17,18
Deus é Onisciente!!!
Ele sabe todas as coisas.
O salmista diz que Deus sabe todas as coisas, desde as mais simples como se assentar, andar deitar e levantar, até as mais difíceis como os pensamentos e as palavras antes que sejam ditas.
Deus nos conhece profundamente. Ele nos sonda e conhece. A sonda era uma espécie de corda com um peso na ponta que era usada para ‘sondar’ a profundidade de um rio, lago ou mar. Deste modo o salmista compara conosco dizendo que Deus sabe o que há no mais profundo de nosso ser.
O Senhor sabe todas as coisas sobre nós, até o que ninguém, nem mesmo nós sabemos, Deus sabe. Por isso ele diz: “Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” (v.17,18).
Somente Deus pode saber todas as coisas. Todos os mistérios e coisas ainda não descobertas Deus já sabe. O Senhor sabe tudo o que já aconteceu no passado e o que haverá no futuro. Somente Ele pode saber isso. Também sabe o que todas as pessoas pensam e ninguém mais pode saber isso, somente Deus. Qualquer pessoa que diga adivinhar o futuro ou passado está mentindo, por que este conhecimento é reservado somente para Deus (Isaías 44.25; Deuteronômio 18.10).
Talvez você pense ‘mas se Deus sabe que vai acontecer o mal, por que não impede?’. Saiba que Ele quer impedir, mas respeita as decisões e conseqüências dos atos humanos, por que nos ama.
O ser humano quer saber tudo. Estuda a história e faz previsões do tempo. Tudo isso por que Deus permite que use sua inteligência a seu favor. Contudo sempre haverá perguntas sem resposta. Há mistérios que pertencem somente a Deus, por que somente Ele é Onisciente.
Você sabia que Deus te conhece profundamente?
Deus tem sondado o íntimo de seu coração!
                              
2- ONIPRESENÇA: Salmos 139.7-12
Deus é Onipresente!!!
Ele está em todos os lugares.
O salmista declara que Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Para Deus não há distância. Mesmo que se esconda no mais profundo ou mais alto lugar, “ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (v.10).
Pelo fato de estar presente em todo lugar ao mesmo tempo, Deus pode ver tudo. O salmista ainda diz que mesmo que se esconda no lugar mais escuro, Deus pode ver do mesmo jeito por que “até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa” (v.12).
Você pode se perguntar: ‘se Deus está em todo lugar, então estaria em locais onde está sendo cometido o pecado?’. Sim. Mas mesmo que Deus esteja presente, o que diferencia é como está presente. Certamente o Senhor está triste e não tem prazer naquele momento ali. Seria como quando você está em um lugar que não gostaria de estar, mas precisa ficar. Deus em todo tempo e lugar está bem acordado (Salmo 121.3,4).
O ser humano busca onipresença. Cria máquinas ágeis para estar em mais de um lugar num mesmo dia, envia sua imagem através da tecnologia querendo estar presente através de sua voz em lugares longínquos. Isso tudo só é possível por que Deus permite ao ser humano como seu semelhante (mas nunca igual). Contudo a Onipresença pertence somente a Deus.
Não há onde alguém possa fugir da presença de Deus, principalmente se você entregou sua vida pra Jesus, a mão de Deus te acompanhará onde estiver.
Você sabia que nunca está sozinho?
Deus sempre está contigo em qualquer lugar!
3- ONIPOTÊNCIA: Salmos 139.13-16
Deus é Onipotente!!!
Ele tem todo o poder.
O salmista declara o poder infinito de Deus ao dizer que Deus pode dar a vida. O maior milagre de todos é a vida. Você pode plantar uma semente, mas não pode fazê-la nascer se não for a vontade de Deus. Um cientista pode fazer uma inseminação artificial, mas o dom da vida pertence a Deus.
Quando paramos para pensar que Deus mesmo quando estávamos no ventre materno, lá ele já sabia tudo sobre nós (Onisciência), ali estava presente gerando a vida e formando nosso ser (Onipresença) e que o próprio Deus nos trouxe à existência (Onipotência), ficamos maravilhados com a grandeza deste Deus.
Mais uma vez você pode questionar ‘se Deus pode tudo por que não acaba com o mal de uma vez?’. Deus tem lutado contra o mal o tempo todo e tudo que não é Dele será destruído quando “a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20.14), mas até este momento final, Deus continuará lutando a favor da humanidade, à medida que esta reconheça o Seu poder.
O inimigo, antes chamado Lúcifer, caiu por querer ter maior poder que Deus. O ser humano também se esquece que há um limite para sua existência e pensa que pode tudo, por isso há tantos problemas. O poder é a causa da luta entre as pessoas quando um quer exercer força sobre seu próximo. A luta pelo poder tem gerado guerras. Esta não é a vontade de Deus.
Quando reconhecemos que todo poder pertence a Deus, tornamo-nos mais humildes e dependentes do Senhor com capacidade para amar o nosso próximo.
Quando encontramos algo impossível, há uma oportunidade para conhecer o poder de Deus “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1.37) e “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lucas 18.27). Mesmo que o ser humano faça grandes descobertas e alcance muito poder, Deus sempre reservará algo, um limite, para que a humanidade dependa do Senhor.
Você sabia que Deus pode todas as coisas?
Seja qual for dificuldade, Deu tem poder!
Deus sabe tudo, está em todo lugar e pode todas as coisas!
-CONCLUSÃO: Salmos 139.23,24
O ser humano quis pela ciência conhecer a terra, os mares e o ar (busca pela onisciência), também desejou andar por todo o planeta com seus veículos velozes, navegar como os peixes e voar como pássaros (busca pela onipresença), ou seja, quer dominar tudo exercendo poder sobre o mundo (busca pela onipotência). Mas somente Deus pode saber tudo, estar em todo lugar e tem todo o poder por que só Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente.
O salmista ao reconhecer a grandeza dos atributos de Deus também demonstra indignação pelas mazelas do ser humano nos versículos 19 a 22 onde deseja que Deus em seu conhecimento, presença e poder infinitos faça justiça dizendo “Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso” (v.19).
Não compete a nós julgar por que Deus tem todo conhecimento, presença e poder e não resolve como e quando queremos os problemas do mundo.
O que devemos fazer é permitir que a sonda de Deus penetre em nosso íntimo nos conhecendo, estando presente em nós e operando o impossível em nosso ser. Assim devemos também orar dizendo:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”
Salmos 139.23,24

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O que significa que Deus é Onisciente



Pergunta: "O que significa que Deus é onisciente?"

Resposta:
A onisciência é definida como "o estado de ter conhecimento total, a qualidade de saber tudo." Para que Deus seja soberano sobre a Sua criação de todas as coisas, visíveis ou invisíveis, Ele tem que ser onisciente. Sua onisciência não é restrita a uma única pessoa da Trindade – o Pai, Filho e Espírito Santo são todos por natureza oniscientes.

Deus sabe de tudo (1 João 3:20). Ele não só conhece os mínimos detalhes da nossa vida, mas também de tudo ao nosso redor, pois menciona que sabe até quando um pardal cai ou quando perdemos um único fio de cabelo (Mateus 10:29-30). Deus não só sabe de tudo o que ocorrerá até o fim da história em si (Isaías 46:9-10), mas também conhece nossos pensamentos antes mesmo de falarmos (Salmo 139:4). Ele conhece os nossos corações de longe e até nos viu quando ainda estávamos no ventre materno (Salmo 139:1-3, 15-16). Salomão expressa essa verdade perfeitamente quando diz: "porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens" (1 Reis 8:39).

Apesar da condescendência do Filho de Deus despojar-se de Si mesmo e assumir a forma de servo (Filipenses 2:7), a Sua onisciência é claramente vista nos escritos do Novo Testamento. A primeira oração dos apóstolos, encontrada em Atos 1:24: "Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos", implica a onisciência de Jesus, a qual é necessária para que seja capaz de receber petições e interceder na mão direita de Deus. Na Terra, a onisciência de Jesus é igualmente clara. Em muitos relatos do Evangelho, Ele conhecia os pensamentos do Seu público (Mateus 9:4, 12:25, Marcos 2:6-8; Lucas 6:8). Ele sabia de detalhes das vidas das pessoas antes mesmo de conhecê-las. Quando conheceu a mulher samaritana que estava tirando água do poço de Sicar, Ele disse-lhe: "Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade" (João 4:18). Jesus também diz aos Seus discípulos que o Seu amigo Lázaro estava morto, embora estivesse mais de 40 km de distância da casa de Lázaro (João 11:11-15). Ele aconselhou os discípulos a irem preparar-se para a Ceia do Senhor, descrevendo a pessoa que iriam encontrar e acompanhar (Marcos 14:13-15). Talvez o melhor exemplo: Ele conhecia Natanael antes mesmo de encontrá-lo, pois já conhecia o seu coração (João 1:47-48).

Claramente observamos a onisciência de Jesus na Terra, mas aqui é onde começa o paradoxo também. Jesus faz perguntas, o que talvez implique a ausência de conhecimento, embora o Senhor faça perguntas mais para o benefício de Sua audiência do que para Si mesmo. No entanto, existe uma outra faceta acerca de Sua onisciência que surge das limitações da natureza humana que Ele, como o Filho de Deus, assumiu. Lemos que, como um homem, "crescia Jesus em sabedoria, e em estatura" (Lucas 2:52) e que Ele "aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu" (Hebreus 5:8). Também lemos que Ele não sabia quando seria o fim do mundo (Mateus 24:34-36). Nós, portanto, temos que perguntar: por que o Filho não sabe disso quando já sabia de tudo mais? Ao invés de encarar isto como uma limitação humana, devemos considerá-lo um controlado limite de conhecimento. Aqui vemos um ato voluntário de humildade a fim de de participar plenamente da nossa natureza (Filipenses 2:6-11, Hebreus 2:17) e ser o segundo Adão.

Finalmente, não há nada difícil demais para um Deus onisciente, e é com base na nossa fé em tal Deus que podemos descansar seguros, sabendo que promete nunca desamparar-nos enquanto continuarmos nEle. Ele conhece-nos desde a eternidade, mesmo antes da criação. Deus já conhecia eu e você, já sabia quando apareceríamos no decorrer do tempo e com quem iríamos interagir. Ele até previu o nosso pecado em toda a sua feiúra e depravação, mas ainda, em amor, escolheu colocar o Seu selo sobre nós e nos atraiu a esse amor em Jesus Cristo (Efésios 1:3-6). Um dia o veremos face a face, mas o nosso conhecimento de Deus nunca será completo. Nossa admiração, amor e louvor a Ele continuarão por todos os milênios enquanto nos aquecemos nos raios do Seu amor celestial, aprendendo e apreciando cada vez mais o nosso Deus onisciente.

© Copyright 2002-2013 Got Questions Ministries.

Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/Printer/Deus-Onisciente-PF.html#ixzz2gVs0vSkc

Grande tentação

 
 
 
   E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa,
perguntou-lhes: “O que vocês estavam discutindo no caminho?” Mas
eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre
quem era o maior. Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se
alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.
    -- Marcos 9:33-35

PENSAMENTO:
   Ambição, por si só, não é má. A grande questão é o alvo. Aonde é
que queremos chegar? Estamos buscando o lugar onde mais podemos
servir ou mais seremos servidos? É grande a tentação de pensar que
quanto maior a nossa posição, melhor podemos servir Jesus. Portas
vão abrir, ajuda virá, nossas idéias receberão o devido
reconhecimento e assim por diante. Certo? Ledo engano. É o
contrário. Os "maiores" é que sofrem tentação maior. E se forem
realmente úteis a Deus, sofrerão ataques e resistência maior ainda.
Há um ditado que diz "quanto mais alto você sobe na árvore, mais
forte o vento bate". Se houver oportunidades de servir à sua
disposição, dê graças a Deus e dedique-se a elas. Melhor ainda se
forem com pouco reconhecimento. Assim você terá menos tentação de
se orgulhar, menos resistência daqueles que querem aparecer e mais
espaço para fazer o que Jesus lhe criou para fazer - servir. Quer
um grande serviço no Reino? Vá para o final da fila e encoraje quem
está em penúltimo lugar.

ORAÇÃO:
   Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro. Que
estas não sejam apenas palavras de uma canção, mas, verdade na
minha vida, meu Deus. Leve-me para onde posso ser mais útil. Sei
que não estou preparado para isso. Não quero isso ainda. Mas, o
Senhor pode mudar até o meu querer. Obrigado por ainda estar
trabalhando na minha vida, Senhor. Em nome de Jesus eu oro e
agradeço. Amém.

http://www.hermeneutica.com