Salmo

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

COMUNICAÇÃO, O OXIGÊNIO DOS RELACIONAMENTOS

  


COMUNICAÇÃO, O OXIGÊNIO DOS RELACIONAMENTOS



Você pode dar vida ou matar seus relacionamentos dependendo da maneira como se comunica. A vida e a morte estão no poder da língua. Três princípios devem ser observados: 1) Seja uma pessoa pronta para ouvir. Deus nos fez com duas conchas acústicas externas e apenas uma língua amuralhada de dentes. 2) Seja uma pessoa tardia para falar. Dificilmente você se arrependerá daquilo que não diz. Falar apressadamente e movido pela raiva leva você a falar o que não deve e com a entonação de voz agressiva. Até o tolo quando se cala é tipo por sábio. 3) Seja uma pessoa tardia para se irar. Há duas formas erradas de lidar com a ira. A primeira é explosão; a segunda é a interiorização. Cuide de sua comunicação, pois ela é o oxigênio dos relacionamentos.
Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A guarda diligente do coração

Guarde o seu coração
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida.” Provérbios 4.23
Gosto desse versículo, alias, gosto de falar das coisas que dizem respeito ao coração.
A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostra-o como o âmago do nosso ser.
Nossos atos vêm sempre do coração, é o que determina as atitudes e o comportamento. Sim, e é do nosso coração que procedem fontes do bem e do mal. Confira:
“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6.45
O coração humano é o órgão que necessita de cuidados especiais. Ele é o responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo.
Deus atribui grande valor ao nosso coração, tanto que nos instrui a GUARDA-LO! Ele orienta que acima de todas as coisas que se devem guardar, devemos guardar o nosso coração.E, só guardamos aquilo que é valioso, não é mesmo?
O significado de GUARDAR é defender; olhar; velar por; acautelar; conservar; reservar; observar; livrar; evitar a. Assim, guardar o coração é mantê-lo sob constante cuidado e observação!
O coração é enganoso, traiçoeiro e frágil, precisamos manter constantemente a nossa atenção voltada para ele.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
Jeremias 17: 9
Guardar o coração de que? De um mundo que tem perdido seus fundamentos, que jaz o maligno! Guardar o coração da maldade, do ressentimento, avareza, mágoa, tristeza, depressão, ilusão, ira, inveja, impureza, da fofoca, da idolatria, do engano, da soberba, da ganância, da ofensa, das palavras torpes, da imoralidade.
Ah…eu poderia citar uma infinidade de coisas das quais devemos proteger os nossos corações, e resumindo… Devemos guardar o coração de tudo aquilo que desagrada ao coração de DEUS!
A Bíblia diz que nosso coração é cego (2co4.4), duro (Ez11.19;36.26), morto (Ef2:1,5) e incapaz de submeter-se à Lei de Deus (Rm8:7,8). Somos por natureza tendenciosos para o mal; porém, quando aceitamos a Jesus como nosso único Senhor e Salvador, ELE faz um transplante em nossas vidas. Exatamente! Ele nos dá um novo coração. Senão vejamos:
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” — Ezequiel 36:26.
Nesse quadrante, quando o coração foi purificado, é dever nosso, como cristãos guardá-lo sem mancha.
Noé manteve seu coração guardado no altar de Deus porque ELE andava com DEUS. Ele conhecia a Deus na intimidade, Ele ouvia constantemente a voz de DEUS e obedecia, pois seu coração estava bem guardado.
Andar com Deus é muito mais que simplesmente freqüentar uma igreja, prestar culto,fazer boas ações, cantarolar louvores. Da mesma forma que ter um violão em casa não faz de você um violonista, ir à igreja não faz de você um cristão.
Sabe…fico triste ao ver que tem muitos cristãos abrindo o coração para as coisas passageiras desse mundo, e assim, pisando em territórios onde DEUS NÃO ESTÁ PRESENTE! Pensam que se “desviar” um pouco dos passos de JESUS não fará mal. É nesse engano que mora o perigo! A misericórdia de Deus se estende para sempre aos que O TEMEM e não para os que BUSCAM uma oportunidade e uma justificativa para pecar!
Só é possível manter o coração em total proteção, guardado das contaminações desse mundo e de nossa própria natureza pecaminosa andando dia a dia com Deus, abrindo nosso coração a Jesus e observando o nosso caminho segundo a Palavra de Deus.
Aqueles que guardam seu coração verão a Glória do Coração de Deus!
Para estar com o coração seguro é necessário fazer do Esconderijo do Altíssimo a nossa morada! Não existe lugar seguro fora da presença de Deus!
Não busque orientação em seus sentimentos e sim nas verdades da Escrituras, só assim, somos capacitados a manter o nosso coração bem guardado. A guarda diligente do coração é essencial para o nosso crescimento na graça de nosso Senhor Jesus.
Proverbios 4
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
22 Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Nesse processo de guardar o coração precisamos ser insistentes na oração, incansáveis nas súplicas e persistentes na tribulação. Isso será paz e alegria para a nossa vida!


Os 8 segredos dos casais felizes

  
O segredo para um casamento feliz começa em Deus

 Os 8 segredos dos casais felizes

Alguma vez você já olhou para os casais felizes e apaixonados um pelo outro e se perguntou: "Qual é o seu segredo deles? O que eles fazem para manter esse casamento feliz e tão abençoado?"

Quando casei com a Thaís, eu cheguei a conclusão de que eu não tinha a mínima ideia de como seria meu casamento, mas eu estava disposto a seguir os conselhos que aprendi na Palavra de Deus para viver ao máximo momentos felizes com ela. Hoje, graças a Deus, temos desfrutado de uma relacionamento saudável e sabemos que isso é fruto da bondade e misericórdia de Deus. Mas também entendi que há alguns "segredos" que aplicamos no nosso dia a dia e que a maioria dos casais felizes também fazem. E estou convencido de que se você começar a praticar essas dicas no seu casamento, seu relacionamento e sua vida se tornarão muito mais felizes e saudáveis!


1) AME A DEUS E TENHA UM RELACIONAMENTO COM ELE


A Bíblia diz em 1 João 4:8 que Deus é amor, por isso quanto mais perto você estiver Dele, mais você receberá amor para demonstrar ao seu cônjuge. À medida que você buscar a Deus e pedir que Ele o transforme, o Espírito Santo trabalhará em seu coração, tirando o orgulho, egoísmo, impaciência, falta de compreensão e fará com que você veja a outra pessoa como alguém especial e amada por Deus.


2) FAÇA SEU CÔNJUGE FELIZ


Se você quer ter mais alegria no seu casamento, coloque como prioridade fazer o seu parceiro(a) feliz, pois assim você também será recompensado. Para saber se você está causando mais alegria do que tristeza em seu cônjuge, preste atenção nas suas palavras. Ouça suas reclamações e tente entender o que está deixando-o triste. Coloque-se no lugar dele(a) e faça de tudo para melhorar!  Veja aqui os 2 maiores erros de um relacionamento


3) NÃO CAIA NA ARMADILHA DA COMPARAÇÃO


Quando as pessoas caem na armadilha de ficarem comparando suas vidas ou casamento com outras pessoas, eles deixam de desfrutar dos momentos únicos do próprio relacionamento. Elas sempre pensam assim: "Ah, se estivesse solteiro(a) como minha amiga, eu seria muito mais feliz! Se eu tivesse me casado com aquele outro homem, tudo seria diferente..."  Porém, os casais felizes são aqueles que enfrentam os problemas ao invés de fugir deles. Eles entenderam que se a grama do vizinho parece ser mais verde, eles não devem ficar desejando-a, mas sim regar a sua própria grama!


4) SONHEM JUNTOS


Quando os casais acomodam e ficam no "piloto automático", a felicidade vai embora rapidamente. Casais felizes estão sempre sonhando juntos e traçando novas metas. Não dá pra ser feliz em um casamento, quando os dois pensam pensam só em si mesmos e não seguem o mesmo caminho. (Leia Amós 3:3)


5) CURTA O MOMENTO


Embora seja muito importante sonhar com o futuro e batalhar para alcançar os objetivos, curtir o momento é fundamental! Casais felizes não deixam os 'arrependimentos de ontem' e as 'preocupações de amanhã' lhes roubar as bênçãos de hoje. Não perca os momentos bons da vida ficando o tempo todo na internet ou preocupado com os problemas da vida. Reconheça que cada momento junto com sua esposa ou marido é um presente, e que Deus pode abençoá-los pelo simples fato de vocês darem valor ao casamento, que é algo criado por Deus. Mas lembre-se: não adianta ficar somente de "corpo presente", mas sim dar atenção e desenvolver uma amizade sincera.


6) DISCUTA DE FORMA SAUDÁVEL


Todo casal tem desentendimentos; uns menos, outros mais. Porém, os casais felizes aprenderam a discordar um do outro de forma saudável, com respeito e amor, em vez de ferir os sentimentos. Ninguém é obrigado a pensar da mesma forma que você, por isso seja compreensivo e pense muito bem antes de falar. Você já ouviu aquela frase: "Quem bate esquece, quem apanha não"? Pois é... muitas pessoas falam sem pensar e maltratam o coração, porém, em seguida, querem receber o amor que não souberam dar. Guarde isso: "O problema não é o que se fala, mas como se fala!"


7) TENHA FÉ


Os casais mais felizes que eu conheço são aqueles que têm uma fé inabalável em Deus e não se deixam abater por qualquer dificuldade. Sempre quando comentam sobre os problemas do dia a dia, falam de forma positiva e estão sempre encorajando o outro a acreditar em Deus e não desistir.


8) ACREDITE NO SEU CÔNJUGE


Casais felizes aprenderam que um casamento 'perfeito' é feito de duas pessoas imperfeitas que se recusam a desistir um do outro! Quando você tira os seus olhos dos defeitos, falhas e limitações do seu cônjuge e passa a olhar para DEUS, que o ama do jeito que ele é, então você consegue ser mais paciente, amoroso e apostar nele(a) até o fim. Se você começar a acreditar no que Deus pode fazer na vida dele(a), você verá que este é o melhor caminho para amá-lo(a) cada vez mais! Vocês dois estão no mesmo barco e por isso devem fazer de tudo para terem um relacionamento que agrade a Deus. Com isso as suas gerações seguintes colherão os bons frutos que vocês plantaram!
Fonte :Pastor Antonio Junior

Salmo 34, as aflições e o livramento que vem de Deus.

  

    Quando o rei Davi escreveu o salmo 34 estava passando por momentos de aflição, momentos difíceis. Veja o que ele relatou  no verso 19:
   
    "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra."  

    Sabe, Davi tinha as suas lutas, seus problemas, suas 'dores' de cabeça, mas ele tinha também uma certeza; de que poderia passar pelas mais difíceis batalhas na vida, e por ser justo, Deus o livraria de todas.

    Quando ele clamava sabia que o Senhor o ouviria, e protegeria de todo o mal.

    "Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra." Sl 34. 6-7.

    Ninguém, ninguém mesmo está livre das tribulações da vida, todos passamos e passaremos por momentos assim. A Palavra é muito clara quando relata que o justo terá muitas aflições, mas por que estou falando sobre isso. Por que podemos encontrar sem muita dificuldade 'crentes' pessoas que passaram a frequentar uma igreja com o objetivo de alcançar aquela vida que é um "mar de rosas" ou por que queria "sombra e água fresca" pro resto dos seus dias aqui nesse mundo. E isso eles não irão encontrar se querem servir a Deus. Vamos falar melhor a respeito.


    Eu estaria mentindo se dissesse pra você que buscando a Deus ficaria livre de todos os seus problemas, de todas as suas 'dores' de cabeça. Buscando a Deus você pode sim, ficar livre das consequências que o problema que se levantou contra ti causaria.

    Meu caro(a) satanás 'atira' pra todo lado e quem conseguir acertar é lucro pra ele, por isso tribulações, aflições poderão vir sobre ti de todas as direções, nós vivemos num mundo que jás do maligno, existem pessoas que fazem de tudo para prejudicar o próximo em seu benefício, o homem se importa cada vez menos com os valores morais, não se faz mais pelo que é certo, mas pelo que dá certo. É impossível viver neste mundo sem ter de enfrentar e passar por aflições.

    Mas quem busca Deus de todo coração e anda segundo a sua vontade, segundo os preceitos bíblicos, pode acalmar o coração, pois o SENHOR a quem tu serve te livrará de todas elas.

    Mantenha-se sempre firme na rocha, não permita que nada te abale, não murmure, mas confia em Deus. Faça o que Davi fazia: " Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios." Sl 34. 1.

    "Muitas são as aflições do justo , mas o SENHOR de todas o livra".

                              No amor de Cristo.

Como sair da depressão

  
depressão | como sair da depressão | depressiva | depressivo

  

Como sair da depressão

"Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum momento da vida". Confesso que me assustei bastante quando li sobre essa estimativa apresentada por um grupo de psiquiatras norte-americanos. Considerada a "doença do século", a depressão chega de forma silenciosa e vai tomando a vida da pessoa. São vários fatores que podem levar uma pessoa a entrar em depressão: problemas financeiros, perda de entes queridos e estresse no trabalho são os mais comuns, e ninguém está livre da depressão - nem mesmo os crentes.

Porém, o que eu tenho visto como pastor é que a maioria desses cristãos não aceita que estão passando por essa situação. Certa vez, um jovem convertido me disse que ele não poderia ter depressão, pois o Espírito Santo de Deus habitava nele. Só que eu já sabia que ele sofria de transtornos emocionais muito graves e que havia sido diagnostico com essa doença.

Depois de algum tempo entendi que não foi o orgulho que levou aquele rapaz a negar a depressão; mas sim o fato de ele acreditar que poderia estar desonrando a Deus com esse transtorno. Voltei a falar com ele algum tempo depois e disse: "Você tem razão quando diz que Deus habita em nosso coração, mas está errado ao pensar que com isso não podemos ter problemas emocionais". Assim como podemos ter problemas físicos, como todas as pessoas, nós cristãos também podemos ter problemas emocionais, como todos os outros.

Sempre que esse assunto vem à tona, penso no profeta Elias, que realmente amava a Deus e O serviu durante tempos muito difíceis. Ele viu a obra do Senhor de maneira milagrosa e teve uma vitória dramática sobre os profetas do deus pagão Baal (1 Reis 18). Mas depois, Elias sentiu que tinha falhado, porque os corações das pessoas não foram transformados. O profeta se afundou em uma depressão profunda e chegou a dizer a Deus: "Já basta, ó Senhor, toma agora a minha vida..." (1 Reis 19:4). Mas Deus foi misericordioso o ajudou a enfrentar os motivos de sua depressão. (Leia sobre a depressão de Elias)

Uma vez que o problema é reconhecido, é preciso saber que essa doença precisa ser tratada por um profissional capacitado para isso: o psiquiatra. O cristão com depressão não deve se sentir culpado ao procurar um médico e, se preciso for, usar medicamentos. Pense nisso desta maneira: se você tivesse um braço quebrado, você teria que procurar ajuda médica, certo? Da mesma forma, se você tem algo muito errado com o seu cérebro ou suas emoções, você deve buscar ajuda. Nossos cérebros (e nossos corpos inteiros) são incrivelmente complexos e, às vezes, não funcionam do jeito que deveriam, pois estamos em um mundo imperfeito, contaminado pelo pecado. Porém, se crermos em Jesus como nosso Salvador, um dia estaremos no céu com Ele, onde não haverá doenças, morte e sofrimento (Leia Apocalipse 21:3-7).

Mas, até que este dia chegue, podemos contar com pessoas a quem Deus deu habilidades especiais, como, por exemplo, homens e mulheres com competências científicas e médicas. É claro que a oração é extremamente importante durante o tratamento da depressão e talvez nem seja preciso ajuda médica, mas, às vezes, Deus responde aos nossos clamores através dessas pessoas e não há nenhum pecado nisso. Aliás, um dos companheiros mais próximos do apóstolo Paulo foi Lucas, a quem ele se referia como "o médico amado" (Colossenses 4:14).

Fonte: .pastorantoniojunior.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

DEUS ENXUGA TODAS AS SUAS LÁGRIMAS: Is 25.8

 




DEUS ENXUGA TODAS AS SUAS LÁGRIMAS: Is 25.8
 
O Soberano, o SENHOR, enxugará as lágrimas de todo rosto...Foi o SENHOR quem o disse!
 
Diga depois de mim:
 
DEUS VÊ, DEUS GUARDA E ENXUGA AS MINHAS LÁGRIMAS!
 
Existe uma promessa para todos nós!
 
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima.” - Ap 21.4
 
Alguém poderá dizer assim, “mas pastor... “
 
Espere um pouco! Pulamos do livro de Salmos (onde Davi está contando um problema) para o livro de Apocalipse (onde se diz que Deus enxugará todas as lágrimas), mas isso só no céu?”
 
• Eu vou ficar chorando aqui este tempo todo?
• Só no céu é que minhas lágrimas serão enxugadas?
• Será que tudo que Deus tem para me oferecer é uma esperança do lado de lá?
• Eu gostaria de encontrar um pouco de alívio agora!”
 
O céu será pleno, mas Deus enxuga lágrimas aqui também.Deus disse para Ezequias: “Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida” – Is 38.5
 
Pode ser que você diga que entende, mas que em sua vida não seja bem assim. Deixe eu te dar um exemplo. Seu nome era José, mais conhecido como José do Egito.
 
Houve um homem que chorou muito no Antigo Testamento, ele era um adolescente e os irmãos não gostavam dele, pensaram primeiro em matá-lo, depois acharam que não valia nem a pena matar e o venderam como escravo.
Estou me referindo a José: José do Egito.
 
Ele tinha alguns valores morais e resolveu se guiar por eles. ...e quando rejeitou o assédio sexual de uma mulher, (esse tipo de coisa já existia naquele tempo), ele foi parar na cadeia e lá fez amizade com algumas pessoas. Pediu que elas se lembrassem dele quando saíssem da prisão, mas um sujeito que ele ajudou se esqueceu dele e o tempo passou.
 
A história de José parece um dramalhão mexicano, do tipo destas novelas do SBT, mas ao longo do sofrimento de José, nós encontramos uma expressão:
 
“E o Senhor era com José, e o Senhor estava com José”.
 
Quando a Bíblia conta a história de José, ela diz isto, mas não parece que Deus estava com José, porque as coisas estavam ruins... Entretanto, o Senhor estava com José e este homem acabou saindo da prisão para ocupar o segundo posto em autoridade do país: o vice-reinado!
 
E nesta posição, agora José não era mais como um adolescente rejeitado, ele haveria de socorrer os próprios irmãos e o pai, não mais como alguém na masmorra, mas como alguém investido com toda a autoridade e com poder de comando!
Que aconteceu? José teve as suas lágrimas enxugadas, ainda aqui neste mundo.
 
Em Gn 41.51-52 fala-se do nascimento do primeiro filho de José, lemos isto:
 
“Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai". Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido".