Salmo

sábado, 20 de fevereiro de 2016

O tesouro da sabedoria





Salomão: O tesouro da sabedoria
Texto: I Reis 3:1-15  
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…”, Provérbios 1:7.
Muitos são os personagens da história bíblica que vive­ram alguma grande experiência com Deus que marcou suas vidas. Por exemplo, Enoque é conhecido como o homem que andou com Deus, Gn 5: 24; Jacó, pelo encontro que teve com o Senhor no vau de Jaboque e que transformou radicalmente sua vida, Gn 32: 24-25; Elias, que sozinho enfrentou e venceu os profetas de Baal, I Rs 18: 22, etc….
Hoje vamos estudar a vida de Salomão. Ele é identificado como o mestre da sabedoria, I Rs 3: 12. Salomão escreveu 3 mil provérbios, 1005 cânticos e foi um homem de larga vivência com o Senhor, I Rs 4: 32. O sucesso de seu reinado é resultado desta virtude de que todos precisamos: sabedoria.

I – A FONTE DA SABEDORIA, I Rs 3: 1-15

Sabedoria é a capacidade de julgar corretamente e de agir prudentemente. Inclui fazer escolhas acertadas e tomar decisões corretas, de acordo com a vontade de Deus revelada em sua Palavra. A escola proporciona conhecimento huma­no, equipando o aluno para melhor desenvolver suas ativi­dades. A sabedoria divina equipa o homem para cumprir todas as suas funções. Esta sabedoria é somente adquirida em Deus. Ele é a fonte da sabedoria, v. 5.
a)Sabedoria antes de tudo. Deus disse a Salomão: “Pede-me o que queres que eu te dê”, I Rs 3: 5. O rei poderia pedir fama, bens, etc. Mas ele pediu a Deus um coração sábio para julgar o povo; capacidade para discernir entre o bem e o mal. Seu pedido agradou a Deus, I Rs 3: 11-13. Salomão descobriu que, por trás da sabedoria, havia um grande tesouro, Mt 6: 33. O que adianta ter bens e não ter sabedoria para administrá-los?
b)O caminho da sabedoria. Em sua carta, Tiago ensina que basta pedir sabedoria a Deus, que Ele irá conce­der, 1: 5-8. Salomão recebeu do Senhor um coração sábio e inteligente para governar Israel. O Senhor tão somente exigiu que ele andasse em sua presença e guardasse os seus mandamentos, I Rs 3: 12-14. O enchimento do Espírito Santo nos proporciona condições de um bom relacionamen­to com Deus, para recebermos dEle sabedoria.

II – SABEDORIA NA ADMINISTRAÇÃO, I Rs 3: 16-28

Logo no inicio de seu reinado, Salomão viu-se diante de difícil questão jurídica que exigia uma decisão sábia de sua parte. Duas mulheres deram à luz seus bebês. Uma criança veio a falecer e a mãe quis tomar para si o bebê da outra. O caso foi levado a Salomão. Ambas alegavam a maternidade da criança que estava viva. Cabia a Salomão decidir quem era a verdadeira mãe e qual delas ficaria com o bebê. A maneira como Salomão decidiu veio a ser uma prova de sua sabedoria, marcando para sempre o sucesso de seu governo.
a)Saber ouvir com atenção, I Rs 3: 23. Percebe-se nos versículos anteriores ao 23 que Salomão escutou tudo com muita atenção e só depois deu a sua palavra sobre o problema. Sua atitude permitiu-lhe analisar a situação que estava sendo exposta. Saber ouvir é algo fundamental para resolver qualquer tipo de problema, Tiago 1: 19. Ouvir opiniões é fundamental na solução de problemas e realização de qualquer projeto, seja material ou espiritual;
b)Saber despertar reações e analisar o compor­tamento, w. 24, 25. A chave da decisão jurídica de Salomão foi o que chamariam hoje de Psicologia Aplicada. A morte de uma das crianças não fora presenciada por ninguém, w. 19, 20. Não havia testemunhas. Cada uma das mulheres persistia em sua firme declaração de que era a mãe legítima, v. 23. No entanto, Salomão encontrou uma manei­ra sábia de aguçar o amor materno, e isto lhe trouxe a resposta certa, a solução para o caso, vv. 26, 27.
Todos precisamos aprender a enxergar detalhes, a ver reações quase que imperceptíveis, mas que dizem muito. Isso é fundamental no relacionamento entre marido e esposa, na educação dos filhos, na administração da igreja, da empresa, etc. Deus dá ao crente capacidade para agir sabiamente.
A palavra da sabedoria
Este é um dos 12 dons concedido ao crente pelo Espírito Santo, I Co. 12: 8-11. A palavra da sabedo­ria é a capacidade de agir e raciocinar se­gundo os propósitos de Deus. Esse dom se manifestou quan­do os discípulos, dian­te dos tribunais ou perseguições, respon­deram de tal forma que os adversários não puderam resistir nem contradizer, Lc 12:11; 21:15 com At 4:13; 6:10

III – O TESOURO DA SABEDORIA

Em Mateus 13: 44-46, o reino de Deus é apresentado como sendo um tesouro de grande valor. Antigamente, era comum esconder tesouros na terra. Havia casos em que o dono morria e o tesouro ficava perdido, até que alguém o achasse por acaso. É o que narra essa parábola, contada por Jesus. O reino de Deus é um tesouro de valor incalculável, que deve ser buscado acima de tudo.
O que essa parábola tem a ver com a sabedoria? Vejamos:
a)Jesus, o tesouro da sabedoria. O apóstolo Paulo, em Colossenses 2: 3, diz que em Jesus estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Quem encontra Jesus, encontra o tesouro da sabedoria, Mt 13: 46;
b)Jesus, a sabedoria de Deus. Deus se revelou aos homens por meio de Jesus, Hb 1: 2. Ele é a sabedoria divina: “…pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”, I Co 1: 24. Quando a pessoa recebe Jesus, ela está recebendo a sabedoria de Deus em sua vida;
c)Jesus, tesouro encontrado. O homem, na pará­bola contada por Jesus, ao encontrar uma pérola, v. 46, vendeu tudo quanto possuía para adquirir o campo onde o tesouro estava enterrado. Jesus é esta pérola encontrada.

A sabedoria é uma virtude de que precisamos em todas as circunstâncias. Salomão é conhecido como um dos mai­ores sábios da antigüidade. Todos nós temos necessidade de sermos sábios. O caminho é a oração e o estudo da Palavra.
Na próxima semana estudaremos sobre o tema: Asafé, o caminho da prosperidade. Não perca.

Pr. Josias Moura
  

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

DEUS responde as orações






Deus  responde as orações –


 A capacidade de Deus de responder às orações é declarada pelo apóstolo de modo dinâmico numa expressão composta com sete etapas:
Deus é poderoso para fazer – Pois ele não está ocioso, nem inativo nem morto.
Deus é poderoso para fazer o que pedimos – Pois escuta a oração e a responde.
Deus é poderoso para fazer o que pedimos ou pensamos – Pois lê os nossos pensamentos.
Deus é poderoso para fazer tudo quanto pedimos ou pensamos – Porque sabe de tudo e tudo pode realizar.
Deus é poderoso para fazer mais do que tudo que pedimos ou pensamos – Pois suas expectativas são mais altas do que as nossas.
Deus é poderoso para fazer muito mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos – Porque a sua graça não é dada por medidas racionadas.
Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos – Pois é o Deus da superabundância.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Perdoar é essencial para o ser humano


 "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial
também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai
celestial não lhes perdoará as ofensas."
    -- Mateus 6:14-15

PENSAMENTO:
   O ponto de Jesus não é de que Deus nos perdoa em troca do nosso
perdão a outros. Nosso perdão vem somente pela graça de Deus
através do sacrifício de Jesus. Porém, esse perdão traz
consequências para nós. Só conseguimos perdoar quando nós nos
preocupamos mais com a pessoa do que com aquilo que ela fez. Se
Deus levasse em conta a soma de todos os nossos pecados, jamais
seríamos perdoados. Se Ele exigisse justiça pelo efeito dos nossos
pecados - a morte de seu filho Jesus - todos seriam condenados. O
que permite Deus perdoar o culpado de graves pecados, ou salvar um
homem nos últimos momentos da sua vida, como o ladrão na cruz, é
que ele não exige pagamento, nem impõe castigo pelo que fizemos.
Desde que estejamos arrependidos, reconhecendo nosso erro, Deus
está pronto para perdoar - de imediato e por completo. Por quê?
Porque o sentimento predominante em Deus para conosco é amor (Efe
4:32; Col 3:13). Quando nós conhecemos esse amor e ele começa a
crescer em nós, o perdão se torna cada vez mais natural. Perdoar
não é fácil. Perdoar dói na medida que fomos injustiçados ou
machucados. Perdoar é libertar a pessoa, soltá-la, livrá-la de ter
que pagar ou sofrer como nós sofremos. Ainda quando a pessoa
reconhece o erro e pede desculpas sinceramente, parece injusto.
Mas, alguém disse que quando perdoamos um outro, nós soltamos um
prisioneiro e só depois descobrimos que nós é que éramos o
prisioneiro. Você está pronto para ficar livre? Solte o outro, e
você também estará se libertando.

ORAÇÃO:
   Bendito Deus, não mereço tamanho perdão como o Senhor me deu em
Cristo Jesus. Mas, quero viver uma vida de gratidão, provando pelo
meu perdão aos outros o quanto sou grato ao Senhor. Em nome de
Jesus lhe agradeço. Amém. ||

http://www.hermeneutica