Salmo

sábado, 30 de novembro de 2013

Qual o significado da Coroa do Advento?



É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida… Neste Domingo iniciaremos o Tempo do Advento e o novo Ano Litúrgico, ano b, porque meditaremos o Evangelho de São Marcos.
Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do advento abrange quatro semanas antes do Natal.
Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.
No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva a oração, elas simbolizam as quatro manifestações de Cristo:
1° Encarnação, Jesus Histórico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.
No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos por a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.
Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.
Simbolismos esses que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se convertera rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.
O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!
Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada Domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para orar.
Oração: Senhor Jesus celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos através do menino Jesus que vai nascer em nossa família.
http://blog.cancaonova.com
Por Padre Luisinho

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ajuda-me a viver com respeito amoroso.

 
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos." Deuteronômio 11:18-19
 

Pensamento: Moisés nos dá três mensagens cruciais sobre os mandamentos de Deus. Primeiro, como pais, é nossa responsabilidade ensiná-los aos nossos filhos – não é responsabilidade do governo, ou das escolas, nem das nossas igrejas. Segundo, devemos ensiná-los no dia-a-dia da nossa rotina como família. Terceiro, devemos ensiná-los continuamente, tanto com as nossas palavras, assim como, com as nossas vidas enquanto os estamos criando.

Oração: Ó Senhor Deus, por favor, abençoe-me na minha busca de compartilhar a minha fé com outros, especialmente os da minha família. Por favor, abençoe-me com um testemunho fiel a eles, as palavras certas na hora certa e a coragem e sensibilidade de dar meu testemunho com um respeito amoroso e a coragem de viver como um forte exemplo cristão para meus filhos e netos. No nome de Jesus eu oro. Amém. 
Devocional diário

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Feliz Dia de Ação de Graças!







"Os perversos serão derrubados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá." Provérbios 12:7

Pensamento: Essa é a promessa do Senhor !!! Ruína virá sobre àqueles que destroem a vida dos outros. Mas a casa do justo permanecerá para sempre. Na volta de Jesus, todo joelho se dobrará perante o Senhor, e Ele julgará todas as pessoas com justiça e nada ficará em oculto. Neste dia, os justos de Deus brilharão como o sol e reinarão com Ele na glória celestial para todo o sempre. Justiça, amor e vida farão parte na cidade que Deus tem preparado para aqueles que O amam.

Oração: Querido Pai, que Seu reino venha com poder no nosso mundo e que Sua vontade seja feita aqui na terra assim como no céu. Que a Sua justiça esteja sempre sobre àqueles que te amam. Queremos morar no céu com o Senhor, faça com que nossa casa permaneça para sempre. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional  diario

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O Senhor é minha luz

 
 
 
 
 
 
 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O
SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
    -- Salmos 27:1

PENSAMENTO:
   Eu adoro o litoral do estado de Maine nos EUA. A beira do mar
escabroso, as ondas explodindo e os faróis em pontos estratégicos
ao longo da orla.  Penso no nosso Pai celestial quando assisto uma
tempestade se aproximar. Lá vem ela – com relâmpagos rasgando o
céu, ventos uivando contra os elementos – mas no meio, uma luz de
direção e esperança.  Sim, o SENHOR, Jeová o Deus de Israel, o
Criador Todo-Poderoso de todas as coisas, é minha luz e minha
salvação.  Minha vida, a minha parte eterna, está ancorada nEle. 
Escolho não temer. Coloco minha confiança no SENHOR.

ORAÇÃO:
   Pai no céu, louvo-lhe por sua fidelidade através dos séculos. 
Agradeço-lhe por seu amor constante que abençoa cada geração, dando
esperança em tempos de escuridão, salvação em tempos de devassidão
e força em tempos de fraqueza. Agora peço que o SENHOR esteja com
várias pessoas que eu amo que precisam sentir a sua presença
nitidamente enquanto lutam contra o mal.  No nome de Jesus eu oro.
Amém.

http://www.iluminalma.com