Salmo

sábado, 25 de maio de 2013

8 razões para confiar que Deus te socorrerá

8 razões para confiar que Deus te socorrerá
Todos nós passamos em nossa vida por momentos difíceis, por problemas, situações desagradáveis e coisas que tiram a nossa paz. Essas situações nos levam a buscar uma solução, um socorro que possa nos trazer alívio, paz e vitória. As pessoas costumam procurar em diversos lugares esse socorro. Buscam por pessoas ou coisas que possam socorrê-las, mas quase sempre não o encontram, pois o socorro verdadeiro não existe onde estão procurando. O socorro eficaz está em Deus. Mas existem razões para crer que Deus me socorrerá?
Razão 1 - O meu socorro está em Deus. O salmista, que certamente passava por alguma situação difícil, busca o socorro em Deus. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (Sl 121. 1). Os “montes” citados nesse texto era o local onde ficava o templo que, naquela época, representava àquele povo a presença viva de Deus no meio deles. O salmista buscava encontrar a presença de Deus, pois sabia que o seu socorro estava em Deus.
Razão 2 – O socorro de Deus é certo. “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” (Sl 121. 2). Não há qualquer dúvida de que Deus viria socorrer o salmista. O salmista poderia ter dito: “o meu socorro, eu acho que vem do Senhor”, ou: “o meu socorro talvez venha do Senhor”; mas ele foi enfático e creu em Deus: “O meu socorro vem do Senhor”.
Razão 3 – Deus é soberano sobre todas as coisas. “Ele não permitirá que os teus pés vacilem…” (Sl 121. 3). Tudo está debaixo da permissão de Deus. Nada pode acontecer sem a permissão Dele. Todos os meus problemas estão sob Sua autoridade. Se creio nisso, descanso e encontro paz.
Razão 4 – Deus está alerta ao que acontece em minha vida. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” (Sl 121. 4). Não há perigo de Deus se esquecer de mim, pois Ele não cochila, nem dorme; está sempre alerta, é onisciente, onipresente, onipotente. É um guarda perfeito, que vigia a todo instante os Seus tesouros!
Razão 5 – Deus está próximo de mim. “o SENHOR é a tua sombra à tua direita.” (Sl 121. 5). Deus acompanha os seus servos, não os deixa, não os desampara. A minha sombra nunca desgruda de mim, assim Deus também não. Ele está totalmente próximo, participando da minha vida de perto, inclusive quando passo por dificuldades.
Razão 6 – Deus está me conduzindo em todos os momentos. “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.” (Sl 121. 6). O Senhor sempre me socorrerá nas intempéries da vida.
Razão 7 – O Senhor me protege. “O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.” (Sl 121. 7). Deus me esconde debaixo de Sua proteção. Passo pelas dificuldades, mas sou guardado pelo cuidadoso Pai, assim como o pássaro guarda os seus filhotes no ninho salvos do perigo.
Razão 8 – O cuidado de Deus é em todos os lugares e momentos. “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Sl 121. 8). Os meus passos estão debaixo da supervisão e cuidados de Deus.
O que temer? Deus está sempre pronto a socorrer seus servos!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tudo tem o seu tempo determinado

 
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Pensamento: Deus sabe o momento exato para que as coisas aconteçam em nossa vida, as vezes não sabemos esperar e queremos algo antes do tempo, e isso pode fazer com que a benção se torne maldição. É como colher a fruta antes de estar madura, com certeza estará azeda. Por isso a biblia nos ensina que devemos ser prudentes, não ser precipitados e esperar para que tudo aconteça no seu devido tempo.

Oração: Graças te dou, ó Pai por esta palavra, sei que há poder nesta mensagem para afastar de mim toda ansiedade, que faz com que eu não tenha paciência para esperar o tempo certo das coisas. Ajuda-me a confiar que o Senhor não permitirá que nada saia do Seu controle, e que tudo acontecerá no seu devido tempo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional diário

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Coragem


Coragem
Por Robert J. Tamasy

A preocupação primária de muitos no mercado de trabalho é segurança: trabalho estável, rendimentos aceitáveis, responsabilidades maleáveis, expectativas previsíveis. E quem pode culpá-las? Com a economia mundial incerta, ter emprego é uma benção. Sendo assim, para quê dizer ou fazer algo que ponha em risco essa posição “segura”? Para quê balançar o bote?
 
Contudo, os maiores realizadores, aqueles que têm deixado marcas indeléveis em suas áreas de empreendimento, são os que exibiram coragem, desejosos de nadar contra a corrente, desafiar o status quo e aventurar-se no desconhecido sem nenhuma garantia de sucesso. 
 
Exemplos de Bill Gates e Steve Jobs imediatamente nos vêm à mente. Visionários que enxergaram usos e capacitação dos computadores que seus colegas jamais sonharam ser possível. Temos exemplos clássicos de inventores como Thomaz Edison, que dizem ter permanecido inabalável apesar dos reveses sofridos na busca para inventar a lâmpada, convencido de que cada fracasso representava um passo mais perto do sucesso.
 
De onde vem essa coragem? Algumas vezes, da necessidade. Meu amigo Gary se encontrava preso a um trabalho por hora, mal pago, que o deixava incapaz de satisfazer seus anseios para sua família. Ao invés de aceitar as circunstâncias ou culpar outros pela condição, Gary implementou um extenso projeto de desenvolvimento pessoal, adquirindo as ferramentas e habilidades que necessitava para se tornar um executivo de vendas bem sucedido. Hoje ele estimula outros a dar passos similares de coragem. Sua vida se tornou um exemplo vivo do princípio bíblico:“O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona” (Provérbios 16.26). 
 
Mas coragem – essa disposição de avançar para além de limites familiares, estabelecidos e seguros – também pode surgir de outras fontes. 
 
Coragem para tomar posição. Quando você se sente seguro quanto a um princípio ou crença, a coragem exige que você seja intransigente. Pode ser que a mudança de estratégia seja necessária, apesar da oposição. Ou que seja errada, apesar das pressões. Siga o exemplo dos homens da tribo de Issacar, “que sabiam como Israel deveria agir em qualquer circunstância” (1Crônicas 12.32). 
 
Coragem para agir apesar do perigo. Avançar ou promover grandes mudanças pode envolver risco considerável. Mas se sentir que Deus o está impulsionando para seguir em frente, agir com ousadia e coragem é seguro. “Não fui Eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1.9). 
 
Coragem para perseverar. Quando os objetivos não são alcançados ou as expectativas são frustradas, é fácil desistir. Mas em tempos assim, coragem para persistir e permanecer focado no objetivo é essencial. “Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6.9). 
 
Coragem para agir segundo as convicções. O mercado pode ser amoral e governado por “ética situacional”, não importando o que seja preciso fazer para fechar um contrato. É preciso coragem para permanecer fiel aos altos padrões de comportamento e ações. “Mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (1Coríntios 15.58). 
 

Senhor dê-me coragem

 
 
 
 
 
 

Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela
provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação.
    -- Filipenses 1:19

PENSAMENTO:
   Paulo está, possivelmente, encarando a morte.  Ele sabe que a
sua vida e seu futuro estão seguros nas mãos do Senhor.  O Espírito
Santo ajudará a capacitá-lo para ser o que deve ser perante a
perseguição e dificuldades.  O Espírito também trabalhará por sua
libertação; ou ele será liberto da prisão e da morte para servir
outros, ou ele será liberto na presença do Senhor que ele ama. De
qualquer forma, ele espera a libertação!

ORAÇÃO:
   Ó Senhor, Deus Todo Poderoso, por favor, dê-me a coragem de
nunca fraquejar na minha confiança de que o Senhor me libertará. 
Além disso, querido Pai, tenho vários amigos chegados que estão
lutando por suas vidas com problemas físicos.  Por favor,
abençoe-os com sua libertação, seja por cura que restaura a saúde,
seja sua graça que assegura o futuro deles com o Senhor e seu filho
triunfal, Jesus, em cujo nome eu oro. Amém. 

http://www.iluminalma.com

Visão e Passagem do Tempo




 
Visão e Passagem do Tempo 
Por Jim Mathis

Uma das mais assustadoras realidades da vida é a rapidez com que o tempo passa. Crianças crescem e adultos envelhecem no que parece ser apenas um instante. Constatar que sua jovem amiga já está casada há doze anos ou que seu “carro novo” já tem oito anos, sempre nos abala. Você começa a trabalhar para uma empresa ainda jovem e, antes que se dê conta, já se foram quinze anos e você passa a ser considerado da “velha guarda”.
 
O tempo passa ligeiro. Gastamos cerca de vinte anos nos preparando para “acelerar” na vida, e outros 20 desacelerando. Os 30/40 anos que ficam no intervalo passam mais rápido do que podemos acompanhar. A pergunta é: o que fazer com os anos que temos, tanto na vida profissional como pessoal?  
 
Na Bíblia, o apóstolo Paulo faz uma observação interessante: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5.15-17). 
 
Não tenho certeza do que Paulo quis dizer com “os dias são maus”. Será que ele quis dizer que existem pessoas más tentando destruir-nos, ou que o tempo não está a nosso favor? Talvez ambos. Se compararmos o mundo a um grande jogo de futebol, às vezes parece que estamos nos dois minutos finais, perdendo por quatro gols de diferença e o time adversário tem a posse da bola.
 
É desta maneira que devemos viver, tentando desesperadamente buscar o empate? No contexto da vida real, não posso ver o relógio e não tenho certeza de como está o placar. Mas ainda preciso jogar para vencer, e jogar a toda velocidade até o final. Como se diz, o jogo não acaba enquanto não termina. 
 
Eis como parafraseio Efésios 5.15-17: “Joguem bem a partida, não como jogadores destreinados e indisciplinados, mas como membros de uma equipe que conhecem todas as jogadas e regras de cor, e sabem o que o treinador está pensando. Não cometam nenhum engano tolo ou façam faltas, porque o relógio está correndo”.  
 
Muitas organizações formulam “declarações de visão”, tentando gerar entusiasmo para novos planos. Entretanto, o termo visão pode ser muito imponente para ser aplicado à maioria dessas declarações. O dicionário define visão como "olhar incomum para o futuro ou discernimento especial". Muito do que é descrito como visão na realidade é plano estratégico. Planos são bons, mas “declaração de visão” deve dizer que queremos estar vitalmente envolvidos no jogo. 
 
Encontramos relatos de visão na Bíblia. Moisés liderando seu povo para fora do Egito é uma, assim como o desejo de Davi de construir um templo para Deus. Quando Jesus morreu na cruz há mais de 2.000 anos, Sua visão tornou-se uma força motivadora, a redenção da humanidade de sua rebelião contra Deus e Seus perfeitos padrões. 
 
Uma vez abraçada uma visão, o que devemos fazer? Continuando com a metáfora esportiva, se desejamos estar no jogo, precisamos treinar, praticar para refinar nossas habilidades, fazer tudo o que pudermos para nos preparar e estar dispostos até a sentar no banco de reservas se necessário. 
 
A vida é mais parecida com corrida de revezamento. Recebemos o bastão, corremos o melhor que podemos e o passamos para o próximo corredor. Receber e passar o bastão são etapas críticas, não apenas no início e no final de nossa vida, mas ao longo de toda a jornada. Correr pode ser solitário, mas para vencer precisamos continuar correndo e perseguindo com determinação nossa visão.