Salmo

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Confiança No Senhor


Este é um Salmo que fala diretamente às preocupações de cada pessoa e a necessidade de proteção e segurança. Lemos que a proteção de Deus daqueles que se aproximam Dele estava principalmente na mente do autor. Nos versículos 1 e 2, nós encontramos uma descrição do lugar final para o abrigo e refúgio.
1Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
2  pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”
No primeiro verso, a imagem visual é de um que é protegido no lugar mais seguro de Deus, Sua sombra, e assim, protegido por Sua presença. Devemos nos concentrar naquele que “habita” ou vive no lugar secreto de Deus este será protegido pela sua presença toda-poderosa. Não é o que afirma habitar na presença de Deus que será protegido, mas aquele que realmente vive lá. O ensinamento claro em tudo isso é que para os crentes poderem se apropriar de qualquer das promessas de Deus devem viver em comunhão ininterrupta com Deus, nunca agindo de vontade própria, mas fazendo apenas o que Deus dirige em Sua Palavra. Devem ser totalmente consagrados ao serviço de Deus e completamente rendidos à autoridade de Jesus.
Versículo dois nos diz que precisamos confiar e reconhecê-Lo como o nosso refúgio e fortaleza. Não devemos confiar em nossa própria força e intelecto para nos salvar do perigo, e necessitamos reconhecer aonde a nossa proteção real se encontra. Isto implica fé. Hebreus 11:6 declara: “E sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que Ele recompensa aqueles que o buscam.”
3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Aqui o salmista quer que sejamos conscientes de que Deus vai nos salvar de ser preso por um inimigo, visível ou invisível (Satanás e seus anjos caídos). Deus também vai nos salvar da “pestilência mortal ” ou “veneno mortal.” Pestilência refere-se a pragas mortais, doença temida, epidemias, etc. Nós podemos ter certeza de que quando vivemos no lugar secreto de Deus, Ele nos livrará de nossos inimigos, visíveis ou invisíveis.
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. 
Deus cobre e protege aqueles que são Seus. Aqui, novamente o autor usa linguagem figurada para descrever o amor de Deus, Sua fidelidade e proteção divina para aqueles que confiam Nele.
5Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
6nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Nesses versículos o escritor muda seu foco para o beneficiário. O crente não terá medo porque ele está vivendo no santuário interno do Deus Onipotente. Hoje em dia o terror pode ser a ameaça desconhecida do terrorismo ou as armas de destruição que desencadeiam. Seja qual for a ameaça, eles não podem penetrar a defesa do Todo-Poderoso. Pestilência e pragas na definição de hoje poderia ser como o antraz, AIDS, ebola, varíola e outros. No entanto, vemos no versículo 7 que embora milhares possam cair ao nosso lado, aqueles no cuidado de Deus permanecerão intocados.
8Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
O segundo resultado é que vamos observar apenas a punição de Deus dos ímpios, não vamos experimentá-lo. Devemos ser profundamente gratos pela graça de Deus e Sua misericórdia indescritível.
O que podemos aprender do Salmo 91:3-8 é que Deus protege aqueles que são Seus. Ele não permitirá nenhum perigo ou ameaça em suas vidas, exceto aqueles filtrada através de Sua mão soberana. Mas acerca da doença última do pecado, aqueles que acreditam são eternamente livrados do seu fim inevitável. Não há morte no abrigo do Altíssimo. Sim, há ameaças de morte que enfrentamos diariamente. Mas estas só podem destruir o nosso corpo mortal. Morte física para o crente é simplesmente uma porta aberta para a vida eterna na presença de Deus.
9Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio,
10 nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

Deus faz uma promessa incrível nos versículos 9 e 10. Ela começa com uma condição e termina com um resultado. Em uma instrução condicional, devemos sempre satisfazer a condição antes de podermos reivindicar a promessa. Se não estamos experimentando proteção divina de Deus, devemos sempre perguntar: “Estou vivendo a minha vida na Presença de Deus e à luz de Sua natureza e atributos?” Então, tendo cumprido a condição, podemos antecipar experimentar a promessa.
11 Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
12 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Nestes versos, Deus revela o método pelo qual Ele protege os Seus filhos. Estes são anjos específicos que Deus coloca no comando para vigiar todos os caminhos daqueles que escolhem viver dentro de Seu abrigo e seu envolvimento pessoal é de com as mãos eles o segurarão. 
13 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
Aqui vemos um retrato da vitória que é nossa quando estamos na sombra de nosso Pai Celestial. Pelo poder de Deus, seremos capazes de “pisar” e “atropelar” sobre o leão e a cobra … o “grande leão” e a “serpente”. Deus está falando aqui sobre o nosso adversário espiritual, Satanás, que é descrito na Bíblia tanto como um leão e uma serpente. Quando você está perto de Deus, Seu poder está por trás de você e nem mesmo Satanás será capaz de te derrotar. 
14“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
15 Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
16 Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”
Nos últimos três versos, o próprio Deus pronuncia oito bênçãos para aqueles que se consagraram ao Seu serviço. O amor no versículo 14 neste meio de contexto se refere a deleitar-se ou aderir-se a. Este verso ensina que Deus só se obrigou a entregar aqueles que realmente se deleitam com Ele de todas as suas preocupações, e Ele vai honrá-los. Deus vai satisfazer aqueles que qualificam para estas bênçãos com vida longa e lhes mostrará Sua salvação. A visão completa da graça divina deve ser a visão final do crentes. 
Note-se que as condições de salvação são as mesmas em ambos o Antigo e Novo Testamento. Deus estabeleceu as condições e elas devem ser respeitadas, a fim de ser salvo. Jesus disse: “Nem todo o que me diz: ‘Senhor,  Senhor’ entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor,  Senhor, não profetizamos nós em teu nome e em teu nome não expulsamos demônios e em teu nome fizemos muitos milagres? ‘Então eu lhes direi claramente: Nunca vos conheci. Longe de mim, malfeitores’ – Mateus 7:21-23

Oremos juntos


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O Senhor tem um propósito








"Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe." Salmos 139:13

Pensamento: Você não é produto de uma linha de montagem, foi deliberadamente planejado, especialmente capacitado, posto com amor neste mundo pelo próprio criador. Deus sonhou com você, e Ele queria que você fosse exatamente assim como você é, diante dos olhos de Deus você é perfeito, até mesmo seus pecados são encobertos pelo precioso sangue de Jesus. O Senhor tem um próposito para sua vida, ele não trouxe você ao mundo por acaso, procure se conhecer e busque intimidade com Deus para que Ele mostre qual a vontade para a sua vida.

Oração: Pai querido, obrigado pelo seu amor e pelo seu cuidado em planejar cada detalhe da minha vida. Sei que o Senhor tem um sonho para a minha vida, revela qual é o Seu propósito e faz com que Sua vontade se cumpra na minha vida. Eu desejo que os meus caminhos sejam os Teus caminhos, e que eu busque intimidade como o Senhor cada dia mais. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional diario

Salmo 64

  1. Ouve, ó Deus, a minha voz nas minhas perplexidades; preserva-me a vida do terror do inimigo.
  2. Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniqüidade,
  3. os quais afiam a língua como espada e apontam, quais flechas, palavras amargas,
  4. para, às ocultas, atingirem o íntegro; contra ele disparam repentinamente e não temem.
  5. Teimam no mau propósito; falam em secretamente armar ciladas; dizem: Quem nos verá?
  6. Projetam iniqüidade, inquirem tudo o que se pode excogitar; é um abismo o pensamento e o coração de cada um deles.
  7. Mas Deus desfere contra eles uma seta; de súbito, se acharão feridos.
  8. Dessarte, serão levados a tropeçar; a própria língua se voltará contra eles; todos os que os vêem meneiam a cabeça.
  9. E todos os homens temerão, e anunciarão as obras de Deus, e entenderão o que ele faz.
  10. O justo se alegra no SENHOR e nele confia; os de reto coração, todos se gloriam.


O que fazer quando não temos saída?

Direto do Coração

O que fazer quando não temos saída?

O que fazer quando não temos saída?
por Joyce Meyer
Quando nos sentimos encurralados, é muito importante saber como reagir a isso corretamente. Nossa primeira linha de defesa deve sempre ser a oração. O momento de orar não é quando já esgotamos todas as outras possibilidades e opções. O momento de orar é AGORA – a qualquer momento, em qualquer lugar e sobre qualquer coisa. (12) Podemos agradecer a Deus por suas bênçãos, glorificá-lo por sua fidelidade e louvá-lo por quem ele é. Se estamos muito envolvidos e não sabemos o que orar, podemos orar em Espírito. Algumas vezes a única oração que conseguimos fazer com muito esforço é, “Ajude-me!”, mas está bom assim. Deus conhece nosso coração e se preocupa com o que estamos passando. (13)
Entenda que oração abre as portas para que Deus entre e comece a trabalhar. Também mostra ao Senhor que estamos humildemente crendo e descansando na ajuda dele. Eu creio que uma das melhores formas que temos para orar é usando versículos da Palavra.
Isaías 62:6 diz: “sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda noite jamais se calarão (não estarão em silêncio); vós (os que são seus servos) os que fareis lembrado o Senhor (e suas promessas), não descanseis...”. O significado disso é que temos que respeitosamente lembrar do Senhor e de tudo que ele fez e falou em sua Palavra. Porque a Bíblia diz que Deus está ativamente em alerta cuidando para o cumprimento de sua Palavra. (14)
Outra atitude que precisamos tomar é parar de fazer um inventário de tudo o que não temos. E isso significa que precisamos evitar falar coisas como “eu não tenho dinheiro... eu não tenho nenhum ‘conhecimento’ nesta área...” ou “eu não tenho ninguém para me ajudar”. Eu aprendi que tudo o que preciso para ser bem sucedido é ter Deus ao meu lado. Não devemos medir isso pela quantidade de dinheiro que temos no banco, quanta educação eu adquiri, ou quantas pessoas estão em meu círculo de influência. Precisamos focar no suprimento ilimitado do Deus a quem servimos. El Shaddai – o Deus provedor, irá nos dar o que precisarmos no momento em que precisarmos.
Só mais um pouco – já estamos chegando ao final!
Para concluir, quero deixar com você um pouco do que acredito. São quatro versículos dos mais encorajadores das Escrituras: “Tudo vai passar”. Todas as situações que estamos vivendo neste momento vão passar, não ficaremos na situação atual pra sempre. Deus é bom e está no controle. Ele sabe quantos fios de cabelo tem em sua cabeça e recolhe todas as suas lágrimas. (15) Ele tem profundo conhecimento do que você passou, do que você está passando e do que ainda irá passar.
Somente por você não conseguir ver uma saída, não significa que ela não exista. As promessas de Deus para nós é que em todas as provas ele proverá (sempre) uma saída, para que você seja capaz, forte e poderoso para suportar a situação pacientemente até o final. (16)
Se você está tentando entender o que Deus vai fazer para as coisas acontecerem, eu quero lhe incentivar a parar. Ao invés disso, relaxe. Entregue-se aos cuidados de Deus e viva a vida um dia de cada vez. (17) Quando você sentir que as coisas estão fora do controle, abra sua boca e diga: “Deus, eu preciso de ti. Eu entrego esta situação em tuas mãos. Não sei como o Senhor irá fazer para solucionar, mas eu não preciso saber. O Senhor já fez isso antes e sei que pode fazer novamente. Dá-me de tua graça e paz. Não importa quão loucas as coisas pareçam, eu não irei preocupar. Sei que tu estás no controle”.

(12) Ler Efésios 6:18. (13) Ler Hebreus 4:15. (14) A Bíblia, Jeremias 1:12. (15) Ler Lucas 12:7; Salmos 56:8. (16) A Bíblia, I Coríntios 10:13. (17) Ler Mateus 6:34.

domingo, 30 de agosto de 2015

JEJUM E GUERRA ESPIRITUAL

  Sem dúvida, o jejum deve fazer parte de nossa vida em Cristo para nos tornarmos melhores guerreiros na batalha em que estamos. Jesus foi claro:

“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto; com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6.16-18)

Muitos discípulos novos indagam sobre o valor do jejum, como fazê-lo, por quanto tempo, etc. Para ajudá-los, vamos responder à pergunta:

PARA QUE SERVE O JEJUM?



• PARA SANTIFICAÇÃO INDIVIDUAL – Salmo 35.13; 69.10

Por trás dos pecados que nos dominam, dos fracassos pessoais, por trás dos muitos males que afetam a igreja e obstruem os canais da bênção de Deus, os choques de personalidade, temperamentos, por trás de tudo isto se encontra o orgulho do coração do homem. O jejum é um corretivo divino que prepara a terra, quebra o orgulho, disciplina o corpo e humilha a alma.

• PARA QUE DEUS NOS OUÇA – Esdras 8.21-23; Neemias 9.1-3

O jejum dá asas à oração; dá poder nas petições (Jeremias 29.13,14; Joel 2.12). A oração é guerra contra as forças opositoras. O homem que ora com jejum testifica aos céus que quer aquilo que busca.

• PARA FAZER COM QUE DEUS MUDE A DIREÇÃO DAS COISAS – Jonas 3.4,10; 1 Reis 21.27

Aqui uma cidade prevaleceu com Deus pelo jejum e oração. Deus enviou Jonas a Nínive para estender sua misericórdia aos ninivitas.

• PARA SOLTAR OS CATIVOS – Isaías 58.6

Há aqui uma aplicação espiritual para os crentes de hoje. É uma luta que se trava nas “regiões celestiais”. Satanás é um adversário duro e não quer tirar sua mão das almas e corpos das pessoas, a menos que seja forçado a fazê-lo. O jejum provê esta força.
Fortalecimento do intercessor para forçar o inimigo a largar sua presa.
Dá autoridade no momento em que se deve dar a ordem de libertação.

• PARA DERROTAR O HOMEM FORTE – Isaías 49.24-25; Mateus 12.29; Lucas 11.21-23

Há casos de necessidade ao nosso redor. O Senhor quer que tenhamos a autoridade de enfrentar as forças ao nosso redor. “Em meu nome expelirão demônios” (Mateus 17.21; Marcos 16.7).

• PARA RECEBER REVELAÇÃO – Daniel 9.2,3,21,22

Daniel treinou-se desde cedo em sua alimentação (Daniel 1.8,11-16; 9.2,3). O Novo Testamento relata casos de jejum: Pedro (Atos 10.10); Paulo (Atos 27.21-24; 2 Coríntios 11.27). Paulo jejuava com freqüência e o capítulo seguinte fala de suas revelações.
Nada nas Escrituras indica que devemos buscar sonhos e revelações; quando buscamos a Deus, podemos encontrá-las.
Necessitamos constantemente da revelação de Deus para nossas vidas.

• PARA SUBJUGAR O CORPO – 1 Coríntios 9.27; Êxodo 16.3

Deus nos deu o corpo e certos instintos básicos que incluem os apetites do corpo, mas requer que tenhamos o físico submisso ao espiritual.
O cristão tem que saber distinguir a linha entre satisfazer os desejos normais do corpo e as demandas do espírito.
Paulo insistia em disciplinar o corpo para não “satisfazer os desejos da carne” (Romanos 13.14). “Revestir-se do Senhor Jesus”.
Para o discípulo o jejum é um exercício espiritual tão eficaz como a ginástica o é para o atleta.
Eliminação dos alimentos que viciam o corpo.

ASPECTOS PRÁTICOS DO JEJUM


• O JEJUM E O CORPO – 1 Coríntios 6.13,19,20

Um corpo normal, saudável e bem alimentado pode resistir por várias semanas sem ser prejudicado. O corpo vive de excesso de gorduras e somente depois de muito tempo é que começa a consumir as células vivas, entrando em estado de inanição.
O jejum ajuda o corpo a purificar-se.

• PARA SAÚDE E CURA – Isaías 58.8; 3 João 2

A promessa de cura está incluída no jejum escolhido por Deus.


COMO COMEÇAR?

* Não comece jejuando logo quarenta dias!!
* Jejue até o almoço.
* Depois passe do almoço até a janta.
* Depois até a hora de dormir ou até o outro dia pela manhã.Sentirá fome, é claro, mas isto é o jejum. Quando suprimir isto, poderá jejuar por três, cinco e sete dias.
* Quanto mais longo for o jejum, mais convicção a pessoa precisa ter que é vontade de Deus que faça assim.
* Não é bom alimentar-se muito no dia anterior ao jejum.
* É bom deixar o café e o chá alguns dias antes para não dar problema de dores de cabeça, tentações...
* E prepare-se para o jejum ser um tempo de luta contra os poderes das trevas.

COMO TERMINAR O JEJUM?

* Comendo coisas leves.

* Se um jejum for prolongado, não se deve interromper com comidas fortes.


TRÊS TIPOS DE JEJUM

* Jejum parcial – Daniel 10.3

Uma restrição na dieta e não uma abstenção completa. Este tipo de jejum pode servir de primeiro passo para as pessoas de compleição física fraca e para as que nunca jejuaram. A pessoa se abstém de certas refeições diárias e de certos alimentos.


* Jejum absoluto – Atos 9.9

Neste tipo de jejum a pessoa se abstém de comida e bebida. Não dura mais que três dias, pois ficar sem beber água durante muito tempo pode causar danos ao organismo.


* Jejum sobrenatural – Deuteronômio 9.9; Êxodo 34.18; 1 Reis 19.8; Mateus 4.2.

Moisés e Elias fizeram jejum sobrenatural e tiveram um fim também sobrenatural.

Deve-se ter certeza da vontade de Deus ao se fazer um jejum prolongado.
O jejum é para Deus somente, que nos vê em secreto. A motivação dele nunca será para nossas ambições pessoais mas para a glória do Senhor! Isaías 58 fala que o jejum agradável é aquele que Deus escolheu.

O jejum, como a oração, deve ter sua origem em Deus para que tenha efeito. Que o Senhor nos abençoe quando jejuarmos!



Dez ladrões de sua energia

Todos nós temos designado uma carga de energia, a qual devemos aprender a utilizar corretamente e não desperdiça-la. As energias nos permitem trabalhar com motivação, nos dão pensamentos positivos para enfrentar as situações do dia a dia e permitem aproveitar ao máximo todas as oportunidades que nos são apresentadas. Somente nós temos o poder de dominar nossas energias e ter acesso a elas para usá-las em nossos dias. No entanto, existem alguns agentes externos e internos que podem chegar a interferir em nossos níveis de energia, provocando uma redução em nossa motivação, nosso humor e nossa produtividade.
As energias são chaves para alcançar o êxito e superar cada um dos obstáculos que nos são apresentados no caminho. Todos podem renovar todos os dias essas energias e aproveita-las ao máximo para vir a tona nossas qualidades, nossos talentos e tudo o que nos permite descartar como pessoas. Levando em consideração que cada individuo está dotado de energia, e que isto é a chave para seu desenvolvimento pessoal e profissional, o grande líder espiritual Dalai Lama definiu os “10 ladrões da energia” que todos devem conhecer para conseguir o domínio das energias e evitar que hajam interferências que nos impeçam de aproveita-las.

Fique longe das pessoas tóxicas que consomen sua energia

Pessoas negativas podem consumir sua energia

  • “Deixe ir as pessoas que somente chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamentos dos demais. Se alguém busca uma lixeira para deixar seu lixo, não deixe que seja a sua mente”.
Todos nós temos a capacidade de distinguir quais são as pessoas que trazem coisas positivas para nossa vida e quais são aquelas que querem nos deter e impedir nossa vida.

Pague suas contas a tempo

Não há nada melhor para nossa tranquilidade do que saber que não devemos nada a ninguém e que ninguém nos deve.
  • “Pague suas contas a tempo. Ao mesmo tempo cobre a quem te deve ou escolha deixa-lo ir, se já for impossível cobrar”.
Ser responsável com as dívidas nos ajuda a ficar tranquilos ante as demais pessoas e com nós mesmos. É melhor fazer tudo o que for possível para se libertar das dívidas e não ter que se esconder ou ficar com vergonha por não tê-las pagado.

Cumpra suas promessas

  • “Se não cumpriu suas promessas, se pergunte por que tem resistência. Sempre tem direito a mudar de opinião, a se desculpar, a compensar, a renegociar e a oferecer alternativa ante uma promessa não cumprida. Ainda não como de costume. A forma mais fácil de evitar o não cumprir com algo que não quer fazer, é dizer NÃO desde o princípio”.
As promessas por menores que sejam podem ter um valor muito significativo para as pessoas as quais fizemos a promessa. Cumprir com as promessas nos faz pessoas melhores tanto a nível pessoal como a nível profissional.

Delegue aquilo que não quer fazer

Desentendimentos consomen sua energia
  • “Elimine onde é possível e delegue aquelas tarefas que não prefere fazer e dedique seu tempo a fazer as coisas que gosta”.
Não se trata de escapar de nossas responsabilidades, mas sim de ter consciência de que em certos casos o melhor é passar o trabalho para alguém que pode fazê-lo melhor ou que pode tomar seu lugar quando não se sente nas melhores condições de realiza-lo. Isto nos lembra de que é importante realizar as coisas que são verdadeiramente significativas em nossas vidas.

Descansa e aja

  • “Se dê permissão para descansar se estiver em um momento no qual necessita e se dê permissão para agir se estiver em um momento de oportunidade”.
Tanto a natureza como nossa vida possui diferentes ritmos no dia a dia e cada um de nós deve saber como agir ante isso. Muitas vezes não parar quando necessitamos pode ser um grande erro, e mesmo assim, não agir quando podemos, pode gerar futuros arrependimentos.

Coloque, recolha e organize

  • “Tire, arrume e organize, nada te toma mais energia que um espaço desordenado e cheio de coisas do passado que já não precisa”.
Desde as coisas físicas até as espirituais, é muito importante botar aquilo que não precisamos para trás, deixar pra trás tudo o que seja passado e pegar somente aquelas coisas que nos permitem nos organizar para viver bem o presente e cumprir nossos Sonhos futuros.

Cuide de sua saúde

Cuidar da saúde e importante para manter uma boa energia
  • “Dê prioridade a sua Saúde, sem a maquinaria de seu corpo trabalhando ao máximo, não pode fazer muito. Tire alguns momentos para descansar”.
De nada nos serve ter o melhor trabalho, muito dinheiro e os melhores bens, se não gozamos de boa saúde e não cuidamos de nosso corpo. Para desfrutar da vida com as melhores energias, devemos dedicar um merecido tempo a nosso corpo para desintoxica-lo, meditar, nos alimentar bem, fazer exercícios, consultar um médico e fazer todo o necessário para estar bem de saúde.

Enfrente as situações difíceis

  • “Enfrente as situações tóxicas que está tolerando, desde resgatar um amigo ou um familiar, até tolerar ações negativas de um companheiro ou um grupo. Tome a ação necessária”.
Enfrentar as situações é a maneira mais saudável de assumir as coisas e não deixar que se convertam em algo pior. É importante analisar e decidir a tempo, já que postergar ou ignorar as coisas pode gerar Estresse, dificuldade para se focar e problemas mais difíceis de solucionar.

Aceite

  • “Aceite. Não é resignação, mas nada te faz perder mais energia que resistir e brigar contra uma situação que não pode mudar”.
Ainda que muitos acreditem que nada é impossível e que a esperança é a última que morre, em certos casos, a vida nos põe ante situações nas quais devemos aceitar que não podemos mudar as coisas e que a única forma será aceitar. Aceitar não quer dizer que devamos parar de lutar, quando aceitamos que não podemos mudar algo, também temos a possibilidade de mudar o plano e buscar novas oportunidades.

Perdoe

  • “Perdoe, deixe ir uma situação que esteja causando dor, sempre pode escolher deixar a dor ir embora”.
Uma das maiores fontes de energia é o Amor e estar conectado a Deus para aprender a perdoar. É verdade que muitas vezes a vida nos põe ante situações que nos enchem de ira, de Dor, de rancor e de medos, que dificilmente podemos superar. No entanto, quando decidimos não alimentar estes sentimentos e começar a perdoar, tudo em nossa vida melhora, e com o tempo nos damos conta que tomamos uma boa decisão. O ódio, o rancor e a ira são sentimentos que não nos trazem nada de bom e nos podem levar a tomar más decisões.