Salmo

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Portai-vos com sabedoria

 
 
 
 
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai
as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada
com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

    -- Colossenses 4:5-6

PENSAMENTO:
   Não existem atos aleatórios de bondade, somente atos
intencionais que têm a oportunidade de serem realizados. Nós
pensamos sobre atos de bondade que podemos fazer. Nós nos
comprometemos a agir bondosa e benevolentemente. Nós oramos por
oportunidades de sermos bondosos. Então a oportunidade se apresenta
e bingo! Nós agimos com bondade. Nada aleatório sobre isso! É a
verdade não somente em ação, como também em palavra . Além de
tentar evitar más conversas, somos exortados a abençoar e ajudar
outros a conhecerem Cristo.

ORAÇÃO:
   Pai, por favor perdoe-me pelas palavras impensadas que disse
esta semana. Entendo que essas palavras são pecado duas vezes
um pecado quando cometi, e uma segunda vez porque não
enxerguei a oportunidade de ser redentivo e ajudar com as minhas
palavras. Abra meus olhos, Senhor, para que possa enxergar aquelas
pessoas que o Senhor colocou no meu caminho para eu abençoar.
Através do abençoado nome de Jesus eu oro. Amém. 
http://www.iluminalma.com

Seu nome está na lista?

 

Seu NOME ESTÁ NA LISTA?

                                                 
Eu gosto muito de esportes, principalmente de futebol.  E nos últimos dias não se falava em outra coisa além da lista dos convocados do técnico Felipão para a Copa do Mundo que será realizada no Brasil daqui a alguns dias.

Sei que muitos de vocês que leem essas mensagens diárias não estão nem aí para isso e na realidade nem gostam de futebol, mas tudo isso me fez ficar pensando em algo que tem relação com a nossa alma, com a eternidade. Então, por favor, leia a mensagem de hoje até o final.

É até engraçado. Em qualquer roda de pessoas nos últimos dias eu ouvia falar sobre essa lista. Até na Igreja, pode acreditar (claro que não durante o culto). Quem cada um achava que deveria ir, quem deveria ficar, o porquê de fulano ser melhor que beltrano, e por aí vai. Mas, querendo ou não, essas listas sempre têm algumas surpresas para quem entende um pouco mais de futebol, por menor que seja.  No final a lista acaba deixando alguém que era nome certo de fora da Copa e inclui alguém que ninguém acreditava que estaria.

Bom, mas aproveitando o “Dia da convocação da Seleção Brasileira de Futebol”, fiquei pensando no dia em que a trombeta soar e Deus chamar os Seus escolhidos.

Agora, me diga: isso não te lembra um texto bíblico? Que tal esse: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22:14). Já imaginou quantas surpresas podem estar reservadas para esse dia?

Ou quem sabe esse outro texto: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mateus 7:21-23).
Pode ter certeza de que muita gente que contávamos como certa, vai ficar de fora. E muita gente que nem poderíamos imaginar, vai aparecer para as Bodas do Cordeiro com a mesma roupa que nós. Talvez sem muitos galardões, mas salvo “como que pelo fogo” (1 Coríntios 3:15).

A lista do Senhor não é feita baseada nos méritos ou realizações do convocado, mas por algo muito mais maravilhoso e incompreensível: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Jesus deu sua vida para tornar todo aquele que nEle crê apto para a Seleção do Senhor.

Diferente da lista do técnico Felipão, que tinha de ser apresentada ontem, ninguém sabe quando se encerram as inscrições para a lista do Senhor, pois afinal Ele “não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

A questão é que muita gente que anda pelas igrejas hoje em dia, com a Bíblia debaixo do braço, nem ao menos tem a certeza da sua salvação. Pessoas que vivem com medo da morte ou de que os anjos soem as trombetas, pois não sabem com certeza o seu destino.

Pessoas que não tem a menor idéia do que significa “nascer de novo”, ou o que é na verdade o arrependimento para a purificação dos pecados. Pessoas que não tem a Cristo como seu Salvador pessoal. E é justamente por causa disso que poderá haver tantas surpresas.

Bom, eu tenho absoluta certeza que estarei lá. Não porque seja bom, ou melhor do que você. Pelo contrário. Digo constantemente a mesma coisa que disse o apóstolo Paulo: sou o principal dos pecadores. Mas fui salvo, perdoado, justificado, redimido, lavado, selado e estou pronto para ir, porque “Aquele que começou a boa obra em mim irá aperfeiçoar-me até aquele Dia”.

E você, tem certeza de que seu nome está nessa lista? Se você tem, então não há motivo melhor para você se alegrar todos os dias da sua vida. “Alegrai-vos,... porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lucas 10:20).

Deus te abençoe!

Sérgio Müller

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Doce Outono!

                                                  

Para mim especialmente (que não gosto nada do calor) é sempre maravilhoso começar a perceber a mudança refrescante em relação àquelas tardes opressivamente quentes e noites sufocantes do verão.

As árvores, antes exuberantes em sua folhagem, começam a ficar amareladas, até que suas folhas sucumbem ao soprar dos ventos cada vez mais frios.

Mas, não é só a estação que precisa mudar. Podemos também pensar no Outono como uma estação de reflexão, um tempo para ganhar novas perspectivas.

É durante o outono que as folhagens mudam; o tempo se transforma. Os pássaros fazem novas jornadas. Muitos dos grandes animais estão na reta final antes de se esconderem para a longa soneca de inverno.

O outono já chegou em sua vida?

Pense antes de responder. Feche seus olhos por um minuto ou mais e considere o que Deus tem feito nas profundezas do seu coração. Quero que você lembre de um texto tremendo que diz: “... Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).

Na raiz da agenda de Deus está essa promessa. Pense nela como uma garantia. Aquele que começou “boa obra em vocês” não deixará o trabalho por terminar. No fim do caminho, Deus não o deixará “incompleto”. Pode ter certeza, Ele não falhará!

Lembre-se, Ele separou quatro estações para fazer um ano. A queda das folhas no outono deveria servir de exemplo, e ao mesmo tempo alerta, para todos nós.

O outono da sua vida pode ser desconfortável. O desemprego pode bater na sua porta. Um romance pode ser interrompido. Talvez você esteja inquieto por causa de algumas nuvens negras que estão surgindo no horizonte e que estão conseguindo te deixar preocupado mais do que devia com o dia de amanhã.

Mas não se assuste em demasia. Lembre-se que esta estação também pode servir para aprofundar as raízes da sua fé. Raízes mais profundas fazem as vidas mais fortes!

Então, se chegou o outono, a estação da reflexão, você pode esperar que suas raízes irão se aprofundar. Contudo, para que você se assegure disso, o Senhor é especialista em raízes. Ele planeja aprofundá-lo e fortalece-lo, mas não irá se exceder. Ele é soberano e compassivo em Seu trabalho.

Nós nos impressionamos mais com os frutos, mas Deus não – Ele está de olho nas raízes. Gostamos do produto, mas Ele enfatiza o processo, que pode ser muito doloroso.

“Aquele que começou... continuará... até sua obra... terminar”. Assim, podemos corajosamente declarar: “Venha vento, venha tempo, seja sempre bem vindo outono!”. E sabedores disso sempre poderemos dar boas vindas a todas as estações do ano, e também das nossas vidas!

Deus te abençoe!

Sérgio Müller

Hillsong - Made me glade (Tradução em Português)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Jotta A-Descansarei

Reconciliem-se um com outro

 


Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão." Mateus 18:15


Pensamento: Às vezes é muito difícil fazer o que é certo. Parece muito mais fácil fofocar sobre alguém que tem nos decepcionado, ou mencioná-los num grupo de oração (como alguém que precisa de oração), ou deixar dicas sobre a pessoa quando estamos falando sobre "cristãos fracos". Mas, somente uma coisa é a coisa certa quando somos feridos pela ação de um outro irmão em Cristo! Vá até a pessoa que te feriu, tente minimizar os danos e conter o problema só entre vocês dois, e reconciliem-se um com outro. Este é o desejo de Deus, e deve ser nosso alvo como filhos dEle.

Oração: Senhor Deus Soberano, perdoe minhas ações tolas e egoístas. Dê-me a coragem para enfrentar aqueles que me magoam, com amor. Se não consigo reconciliar-me com a pessoa, ajude-me, através do poder do seu Espírito Santo, a perdoar como o Senhor tem me perdoado. Em nome de Jesus, eu oro. Amém.
Devocional diário

Bem-aventurados os Pacificadores

 
 
 
 
 
 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de
Deus.”
    -- Mateus 5:9

PENSAMENTO:
   A palavra grega traduzida como “pacificador” vem do adjetivo
para “paz” e do verbo que comumente significava “fazer”. Os
pacificadores não são os passivos que esperam que a paz aconteça.
Eles tomam iniciativa e se esforçam para que haja paz. Aquele que
busca fazer a paz procura a reconciliação onde há conflito; o
entendimento mútuo onde há discórdia, e o perdão onde houve pecado.
Ele precisa buscar isso entre pessoas em conflito. O ex- primeiro
ministro de Israel, Yitzhak Rabin, um homem que deu sua vida em
busca da paz, sabiamente observou “A paz não se faz com amigos. A
paz é feita com inimigos.” Fazer a paz entre duas pessoas, duas
famílias, dois grupos, sejam turmas de amigos, torcidas esportivas
ou até igrejas rivais, é uma obra que só os verdadeiros filhos de
Deus podem realizar. As qualidades que Jesus está abençoando nos
discípulos estão todas interligadas. Não é que uns têm fome e sede
de justiça, outros são misericordiosos, e outros serão
pacificadores. O discípulo que tem Jesus como Senhor guiando sua
vida e inspirando suas atitudes e ações irá, aos poucos,
desenvolver todas estas virtudes. Uns irão se sobressair numa área
ou outra, mas todos verão mudanças em suas vidas realizadas pela
presença de Jesus. E através deles Jesus irá realizar outras
mudanças em tudo e em todos ao seu redor. Que plano maravilhoso
Deus criou para nós!

ORAÇÃO:
   Pai, eu sei que não cabe a mim resolver todos os conflitos que
vejo pela frente. Eu preciso de prudência do Senhor para não entrar
em conflito alheio. Mas, onde o Senhor vir que posso ser útil, peço
que me oriente e que possa representar o maior de todos os
pacificadores, meu Senhor Jesus, na resolução de conflitos aqui.
Obrigado, mais uma vez, pelo exemplo de seu Filho. Em nome de Jesus
eu oro. Amém. ||
http://www.iluminalma.com

terça-feira, 6 de maio de 2014

Dois tipos de Fé

A definição mais precisa sobre o que significa fé está em Hebreus 11.1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”. Apesar da definição de fé ser simples e objetiva, compreender como devemos exercer a nossa fé não é tão simples assim. Isso porque podemos exercitar a nossa fé de mais de uma maneira. Evidentemente existe apenas uma maneira correta de exercer a fé, sendo assim, precisamos conhecer a forma certa e errada de exercer a fé a fim de exercer a fé correta em nossa vida. Existem 2 tipos de fé que devemos conhecer bem. Vejamos:
Saiba quais são os 2 tipos de fé que existem. Em qual você se enquadra?

1º tipo de fé: A fé “SE”

Esse tipo de fé é a mais comum hoje em dia, infelizmente. O exemplo bíblico que vou usar para mostrar como ela funciona é Jacó (antes de seu verdadeiro encontro com o Senhor). Em um dado momento de sua vida Jacó cheio da fé “SE” fez um voto e disse: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus” (Gn 28:20-21).
Observe que Jacó condiciona o fato de ser um servo de Deus àquilo que ele achava que Deus deveria dar a ele. Ou seja, se Deus por Sua vontade soberana decidisse não dar nada daquilo que Jacó pediu, o Senhor não seria o Deus de Jacó. Apenas se Deus fizesse aquilo que Jacó queria ele teria fé no Senhor. Da mesma forma que ele, hoje em dia muitas pessoas tem cultivado a fé “SE”. Se Deus fizer aquilo que eu estou pedindo, aquilo que deseja meu coração então O servirei, então participarei da Sua obra, serei fiel, serei um crente fervoroso. Se Deus me curar, se Deus me der uma casa, se Deus me der um carro, se Deus salvar meu casamento, se Deus me fazer uma pessoa rica, etc. Essas são algumas das condições que as pessoas têm colocado diante Deus para servi-Lo.
O problema desse tipo de fé é que ela coloca o homem no comando, no centro, como se Deus precisasse do homem e não o contrário, como se Deus fosse o servo e não o contrário. Quem exerce esse tipo de fé exerce uma fé com sérios problemas. Esse tipo de fé não é a fé verdadeira, não é a fé bíblica, não se sustenta, pois ao chocar-se com as adversidades e com os “nãos” de Deus não permanece, pois está pautada apenas em circunstâncias favoráveis ou prazerosas ao desejo humano.

2º tipo de fé: A fé “AINDA QUE”

Esse tipo de fé não é a mais comum hoje em dia. Isso porque esse tipo de fé tem sido abandonada em nossos dias, principalmente pelo imediatismo de nosso tempo e a inserção da maldita teologia da prosperidade no seio da igreja. O exemplo bíblico que vou usar aqui é Habacuque. Ele declarou: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Hc 3:17-18)
Observe que Habacuque, ao contrário de Jacó, não condiciona sua fé em uma ação que Deus tenha de fazer para agradá-lo. Pelo contrário, Habacuque ressalta que mesmo que o mais básico venha a faltar, mesmo que, por algum motivo, Deus permita que os mantimentos, que o sustento venha a faltar, a sua fé em Deus e o seu louvor permaneceria. A confiança no Pai permaneceria! Isso é a fé verdadeira! É essa fé que é louvada pela Bíblia Sagrada. É essa fé que deve estar presente na vida do crente.
Foi essa fé que esteve presente em Moisés, que não entrou na terra prometida, mas permaneceu crendo nos planos de Deus. Foi essa fé que esteve presente em Paulo, que não teve seu espinho na carne retirado, mas permaneceu na presença de Deus. Foi essa fé que fez Jó não blasfemar contra Deus e ter paciência para enfrentar sua dor sem amaldiçoar a Deus.
QUAL DOS DOIS TIPOS DE FÉ ESTÁ PRESENTE EM SUA VIDA?
esbocandoideias.com

domingo, 4 de maio de 2014

Desembaraçando do pecado

 
 
 
 
 
" Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar,
e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu
ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra."

    -- 2 Crônicas 7:14

PENSAMENTO:
   A humildade não é a virtude mais valorizada na nossa cultura,
nem a qualidade de caráter mais desejada. Mas, a humildade é
exigida - não pelo fato de ser demandada (mesmo que isso seria
razão suficiente), mas porque nós "merecemos" a necessidade dela.
Cada ano traz uma nova onda de grandes fracassos nos campos de
moralidade, caráter e espiritualidade. Mesmo nos melhores dias, nós
ficamos aquém da santidade de Deus. Ao Invés de progredir
culturalmente falando, nós nos achamos regredindo. Nossa
necessidade de nos aproximar de Deus com humildade é "merecida"!
Então, vamos nos humilhar e buscar ao Senhor, desembaraçando-nos do
nosso pecado.

ORAÇÃO:
   Santo e Soberano Deus, suas ações são maravilhosas, sua
fidelidade é nosso exemplo e sua misericórdia e graça são bênçãos
gloriosas. Eu chego ao Senhor sabendo que me ouve, apesar da
distância entre nós, entre seu valor e santidade e a minha falta
dos mesmos. Confesso que eu, e a minha cultura e o país ao meu
redor, temos feito um caos das coisas com as quais o Senhor nos
abençoou. Venho pedir, humildemente, que o Senhor se faça conhecido
na nossa nação agora, de maneiras facilmente reconhecidas. Peço
isso com fé através do nome de Jesus. Amém.

http://www.iluminalma.com/