Salmo

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Senhor esta perto dos que invocam



 
 
O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Salmo 145.18NVI
Este salmo contém uma promessa incrível: O Senhor está perto daqueles que o invocam! Ele está ao lado daqueles que, em suas existências, possuem confiança em seu poder e cuidado. Para aqueles que precisam de socorro, paz, discernimento e direção. É bom saber que o Senhor está por perto, não é? É bom saber que Ele ouve as nossas suplicas, desabafos e anseios. É muito bom ter o Senhor perto de nós.
O texto prossegue fazendo uma afirmação que completa a afirmação anterior: “... de todos os que invocam com sinceridade.” Na verdade, a base da oração é a sinceridade. É com a sinceridade que realmente creio na provisão e sustento de Deus. Ou seja, somente com sinceridade tenho fé. E essa fé me leva a crer que minha súplica não é simplesmente palavras proferidas ao “ar” ou autoafirmações em minha mente. A oração é uma constatação de um Deus presente e que nos presenteia com a sua presença. Portanto, o Senhor está sempre perto de todos aqueles que o invocam com sinceridade. Desafio você a estar perto de Deus assim.
Pr. Alonso Júnior

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Reação nas aflições

 
 
3
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Culto de Louvor 04.08.13
“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” Salmos 34:19.
Você já enfrentou a tragédia? Como reagir e vencer aquelas situações que certamente nos advirão? As lutas virão, enfermidades poderão nos alcançar, problemas e dificuldades de toda sorte, seja de ordem material, como um desemprego, por exemplo; ou de ordem emocional, conjugal, familiar, pessoal. É nessa hora que ficamos mais vulneráveis às tentações. Sofrimentos existem, e a Palavra nos alerta que “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Sl 34:19); e que nesse mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, Jesus está conosco (Jo 16:33).
Isso certamente ocasiona o nosso sofrimento… Para vencer esses sofrimentos e tragédias da alma temos que buscar praticar três coisas básicas.
1 – FORTALECIMENTO
“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder.” Efésios 6:10.
Procure não se deixar abater diante das situações que consideramos trágicas, sejam elas quais forem. O risco é o enfraquecimento e o esfriamento espiritual.
Observemos por exemplo quantos estão fora das Igrejas porque começaram a se engraçar com o mundo e acabaram ficando por lá. Tornaram-se desertores, traidores, cegos, iludidos, abandonaram o Senhor, “nunca foram dos nossos”. A história poderia ser diferente, e isso dói na gente, sofremos e por vezes ficamos deprimidos até choramos. Esse sentimento é normal, porque amamos e não queremos que ninguém vá para o inferno, e como é triste ver bancos vazios nos cultos e reuniões. Mas temos que ser fortes e até ter um pouco de “sangue frio”, encarando a situação com uma boa dose de controle emocional, senão ficaremos abatidos de espírito e poderemos nos desanimar também. Se um cirurgião não tiver essa frieza e controle emocional, jamais cortará a carne do paciente com o bisturi, não pegará seus órgãos internos com as próprias mãos, não costurará a carne após a realização da cirurgia. Semelhantemente estamos lidando com pessoas enfermas na fé, e precisamos ser usados por Deus da maneira correta, confiantes de que Ele realiza a Sua obra.
PERSEVERANDO NO AMOR E NO PODER DE DEUS
Não podemos deixar de amar, que seria o maior sinal de nosso enfraquecimento espiritual. Em contrapartida, o amor de Deus deve fluir em nós como um sinal de Sua presença em nós, e de Seu fortalecimento. Jesus suportou Seus discípulos mesmo conhecendo as fraquezas de cada um deles. Por que Ele suportou suas fraquezas? Porque amou! O Senhor sabe quem somos, e não somos melhores do que os outros, não somos melhores do que Pedro, Paulo, João, Tiago, Tomé… Se há algo de bom em nós é obra de Cristo, e se a graça e o amor de Deus fossem retirados de nós, não sobraria nada que pudesse nos salvar, estaríamos condenados ao inferno de fogo. Portanto o amor é essencial para a nossa sobrevivência na fé; e o amor trará consigo e produzirá em nós as virtudes que necessitamos para não nos enfraquecermos.
Se perseverarmos, estamos apenas fazendo o nosso dever, e os méritos são de Cristo, não nossos. Em um pequeno de exercício de memória nos recordaremos de fases difíceis pelas quais passamos e Deus nos levantou, nos tirou do lamaçal, nos transformou de dentro para fora, nos mostrou o Caminho. Por isso, o amor e a compaixão devem estar sempre presentes em nossos corações, não barateando a graça, mas demonstrando que nossos braços estão abertos, que não estamos lançando pedras, mas estamos orando e desejando que estes irmãos deixem as coisas do mundo, se santifiquem e se apeguem a Cristo, à Bíblia, à oração e à obra de Cristo.
Portanto, ser forte em Cristo é mais que palavras, mas a manifestação dessas virtudes: controle emocional, fé, esperança, perseverança, compaixão e amor.
2 – DESCANSO
“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” Salmos 23:2.
Aprendi a descansar o coração na soberana eleição de Deus e em Sua providência. Deus nunca falha! Muitos que estão nas Igrejas não são salvos, e talvez nem sejam eleitos. Outros que jamais pisaram em uma Igreja se converterão. Alguns que estão brincando com o pecado e se enlameando no mundo, vão “cair na real” e deixarão essas coisas para trás; outros vão sair da Igreja mesmo. Alguns voltarão, outros não. Alguns que parecem ser firmes abandonarão a fé, e talvez retornarão arrependidos um dia; outros não. Então, a obra não é nossa, mas de Deus. E se não é nossa, não devemos nos preocupar demasiadamente com isso, mas confiar e descansar em Deus, porque Ele está no controle. Houve uma época em que eu tive dificuldades com esses que andam “meio lá, meio cá”; isso me entristecia sobremaneira, ao ponto de chegar à ansiedade. Graças a Deus essa fase passou, e hoje, quando me deparo com esses, descanso na confiança de que Deus está no controle! E a promessa é que de Seus eleitos não se perderá nenhum (João 10:28).
ELE É O TEU PASTOR?
Se Ele É o nosso Pastor, não podemos deixar que os problemas de percurso me entristeçam e me abatam, mas necessitamos estar sempre junto às fontes de águas vivas, onde encontramos o descanso que necessitamos para caminhar e prosseguir. Necessitamos estar sempre junto aos pastos verdejantes onde temos o alimento que nos fortalece.
Trabalhei em uma indústria, e o chefe do setor colocou uma placa na porta de seu escritório: “The Boss”. Significa “O Chefe”. Aquela placa trazia o seguinte recado: “Aqui quem manda sou eu!”, “Eu sou o cara” (rsss). E ninguém sequer ousava entrar naquela sala e dizer para o chefe que ele estava errado. Ai de quem fizesse isso, poderia ser demitido. Caia bem aquele ditado: “Quem pode manda, quem é inteligente obedece”. Nosso trabalho era simples comparado ao dele, e cada um cumpria os seus deveres, consciente de que ele, o chefe, era quase infalível. Essa política de privacidade do chefe existe em todos os setores, apesar de eventuais críticas. Gosto de lembrar dessa fase para fazer a seguinte comparação: se confiamos e obedecemos as ordens de chefes humanos, tendo em vista emprego e salário, porque não confiar em Deus? Deus é perfeito, não falha, é soberano para cumprir o que nos prometeu. A soberania nos dá segurança, e ninguém deve questionar Seus planos e ações. NEle podemos confiar plenamente. Nosso departamento, competências pessoais, nossa parte do acordo, do trato, da aliança, deve ser cumprido responsavelmente, e isso ocupará todo o nosso tempo e espaço.
Certamente a falta de descanso surge na falta de confiança. Então o descanso é fortalecido na medida em que praticamos a fé, confiando na competência divina.
3 – AVIVAMENTO
“Ouvi, SENHOR, a Tua Palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a Tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na Tua ira lembra-te da misericórdia.” Habacuque 3:2.
A melhor reação diante dessa tragédia deve ser a busca de um avivamento pessoal e eclesiástico, onde haja uma renovação de mentes e corações. A ausência de sentimentos na vida espiritual e na comunhão com Deus tem causado essa abstinência eclesiástica. Parece que temos nos tornado mecânicos, religiosos, frios, insensíveis ao Espírito Santo. A vida cristã é rotineira e cansativa somente para os que vivem e se portam assim diante do Eterno Deus. Mas observe como eles se mostram bem dispostos para passar a noite em uma festa, ou ir a um show, especialmente se for de música secular e profana. Essa disposição para o mal, para o pecado e não para Deus, é que ocasiona a entrada dos maus costumes no seio da Igreja. A busca por um avivamento trará mudanças de corações, mentes, costumes, vidas! Mas tem que começar em nós, individualmente, em nossa vida de comunhão com Deus (Mt 6:6).
A palavra avivamento tem sido mal interpretada por muitos. Associa-se a palavra avivamento a certos movimentos que ultimamente tem causado escândalos, maus-testemunhos e divisões em diversas Igrejas. Na minha concepção, avivamento é a busca de uma comunhão mais íntima com Deus, através da leitura e prática das Sagradas Escrituras, da oração e santificação. Lógico que ao nos aproximarmos mais e mais de Deus teremos nossas emoções impactadas pelo quebrantamento que o Senhor mesmo produz nos corações ávidos por Sua majestosa presença (Sl 51:17).
O avivamento espiritual é como fogo que consome o restolho, o lixo do pecado dos nossos corações, e nos purifica como ouro (Zc 13:9). O avivamento é como um vento, em que Deus sopra o Seu Espírito Santo, arrancando de nós as cinzas do esfriamento espiritual e tornando nossos corações em brasas vivas (At 2:2). O avivamento espiritual propicia a manifestação do poder de Deus, e Ele em Sua soberania realiza sinais e maravilhas, trazendo cura, libertação e salvação no meio de Seu povo. O avivamento espiritual renova a rol de membros da Igreja, pois aumenta gradativamente os novos convertidos.
Por falta de avivamento temos observado o esfriamento espiritual galopante em muitas Igrejas, o número de bancos vazios aumentando e o rol de membros diminuindo ano a ano. Para muitos isso é o sinal descrito em Mateus 24:12 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. De fato, esse é um os sinais iminentes do fim dos tempos. Mas a Bíblia também nos fala de outros sinais que acompanharão esses dias: Joel 2:28-32 e Isaías 44:3-5.
CONCLUSÃO
A vida tem seus altos (momentos de muita alegria) e baixos (momentos de tristeza). Que saibamos enfrentar os momentos ruins com a disposição de louvar e servir a Deus, buscando ser fortalecidos na força do Seu poder, encontrando o lugar de descanso e conforto que Ele nos proporciona em Sua graça, e sendo avivados no Espírito Santo, sem o qual jamais conseguiremos vencer.
Não sejamos derrotistas, mas creiamos que o melhor de Deus ainda está por vir.
Sem querer ser perfeccionista, porque todos somos pecadores, mas buscando a perfeição em Cristo Jesus.
SDG – A DEUS TODA GLORIA!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Esperança

 



Em meio aos tropeços ou nas horas mais difíceis, lembre-se que existe uma coisa chamada ESPERANÇA.
Se o agora é sombrio, o depois vem com luz, tudo volta ao normal, talvez fique muito melhor do que estava antes de aparecerem as atuais dificuldades. Tenha ESPERANÇA, creia no infinito poder de Deus e na sua inesgotável bondade.
Por disposição da sabedoria divina, tudo o que acontece com você hoje, ficará para trás amanhã, e você seguirá avante vitorioso.
Só a alegria e a luz emanadas de amor, permanecem para sempre.
Tente outra vez, ante as dificuldades, tem hora que você pensa em desistir de tudo, parece que não adianta lutar, que, se tentar, não terá êxito.
Você está no meio da escuridão, no entanto, tudo lhe parece difícil, porque você está com desânimo.
Se você levantar a cabeça, as soluções começam a aparecer.
As coisas se modificam, por isso, ânimo, recomece, lute novamente.

Acredite no poder de Deus, creia que tudo depende de você.

Acredite, você é forte e pode vencer.
A vitória sorri para os que acreditam na força que Deus lhes colocou na alma.

Deus te abençoe!!!