Salmo

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A hora de se arrepender é agora

 
 
 
 
 
 
 
 
  
  
 
 
 
 “Então dirão às montanhas: ‘Caiam sobre nós!’ e às colinas:
‘Cubram-nos!’”
    -- Lucas 23:30

PENSAMENTO:
   Enquanto algumas poucas pessoas lamentaram o que Jesus estava
passando, Jesus lamentou o que a cidade inteira de Jerusalém estava
prestes a sofrer em poucos anos. A mesma força do mal que levou
Jesus à cruz estava prestes a cair sobre um povo que havia
rejeitado o Filho de Deus. A mesma verdade vale para nós hoje, mas,
numa escala eterna. Quando chegar o dia do juízo, não haverá lugar
para se esconder, nem como fugir das conseqüências do nosso pecado.
O tempo de se cobrir com a graça de Deus chegou. A hora de se
arrepender é agora.

ORAÇÃO:
   Meu Senhor, dê-me arrependimento verdadeiro por todos meus
pecados. Quando a minha vida chegar ao fim, quero ter a serenidade
de Jesus para enfrentar com calma o que está para vir, sabendo do
que me espera no porvir com Jesus. Em nome do meu Salvador eu oro.
Amém.

http://www.hermeneutica.com

Escudo contra a depressão

As estatísticas mostram que um número significativo de pessoas sofre de depressão. E as vítimas são cada vez mais jovens, afirmam os especialistas.

Sofrer de depressão é muito mais do que se sentir triste por causa de algum problema. É não encontrar mais prazer em nada, não conseguir tomar decisões, perder a esperança e se tornar descrente de tudo.

"Não haverá um amanhã" é a tônica de muitos depressivos, o que leva 15% deles a se suicidarem.

Enquanto a ciência trabalha para identificar as causas deste terrível mal, os que sofrem de depressão podem fazer algo para fortalecer a própria resistência.

São algumas regras de comportamento que podem funcionar como um escudo contra a depressão.

1ª- tenha pensamentos otimistas. Ninguém nasce pessimista. Pensar de forma negativa é alguma coisa que se aprende e que pode ser esquecida. Por isso, quando alguma coisa sair errada, não se ache incompetente. Pense que é apenas um caso individual, que não deve ser generalizado. Reconheça também que você não é o único responsável por tudo. Lembre que tudo passa e amanhã tudo estará melhor, quem sabe, daqui a pouco mude o panorama. Você já percebeu como a natureza se apresenta chorosa, o céu com nuvens pesadas e escuras, e logo mais o sol brilha forte, o calor chega, as poças de lama secam e tudo está belo outra vez? Assim também é a vida.

2ª regra - tente relaxar mais - trabalhe, mas programe o seu dia para ter seus momentos de descontração. Não deixe de ler algo positivo, edificante. Ouça músicas que lhe acalmem o coração e os pensamentos. Saia para um passeio sem compromisso de ir a lugar algum. Dê uma volta na quadra. Vá até a praça olhar as crianças brincar. Deixe o sol lhe acariciar o rosto e o vento lhe desarrumar os cabelos. Vá para o jardim. Plante uma flor. Pode a roseira. Ajeite os galhos dos arbustos. Freqüente o teatro, uma boa roda de amigos, a praia e o campo, diversificando sempre, para não criar monotonia. Afeiçoe-se a um trabalho no bem, auxiliando uma instituição, contribuindo e sentindo-se útil, responsável.

3ª- procure apoio social - quem sofre de depressão, tem a tendência a se fechar e a resolver tudo sozinho. Por isso, converse com alguém que você confie. Alguém que seja capaz de avaliar seus problemas e ajudar você a resolvê-los. Pode ser um amigo especial, um irmão de crença, um grupo de auto-ajuda. Por vezes, o depressivo acha difícil até de pensar em deixar suas quatro paredes. Entretanto, o esforço vale a pena. Visite um templo religioso e confie-se a um diálogo fraterno. Ou, então, procure um profissional especializado para falar, desabafar e receber sugestões para levantar a sua auto-estima. ***

Não se permita descer ao fundo do poço, nem cair até os últimos degraus da depressão.

Se árvores floridas, pessoas felizes e risos lhe causam inveja e o incomodam, comece a exercitar, desde agora, as regras do escudo contra a depressão.

A vida é preciosa demais para não ser vivida em totalidade. E vivê-la em totalidade é produzir coisas positivas, sentir-se feliz e fazer os outros felizes.

É contribuir para o bem estar de alguém. É ser responsável por uma criatura, uma planta, um vaso de flor, um animal, uma tarefa qualquer.

Afinal, todo o sentido da vida se resume no amor, pois todos fomos criados pelo amor de Deus.

Otimismo

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ao enfrentarmos tentação



"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." 1 Coríntios 10:13

Pensamento: Ao enfrentarmos tentação, Deus nos promete duas coisas: livramento e força para suportar. Jesus nos deu o exemplo e mostrou que a tentação somente lhe sobreveio porquê Deus lhe deu poder para resistir. Deus nos prometeu este poder, porém, não devemos pensar que o livramento significa que não vamos ter que encarar os desafios, as necessidades e dificuldades. Pois nosso caráter é aperfeiçoado ao resistirmos a tentação e enfrentarmos os desafios. Deus providenciará o livramento para nós, mas ele também está interessado em desenvolver nosso caráter santo. O equilíbrio entre os dois é a obra de Deus. Decidir manter-se fiel é a nossa obra. (Romanos 5:1-5; 1 Pedro 1:7).

Oração: Obrigado, querido Pai, por me dar livramento da tentação e o poder de enfrentá-la vitoriosamente. Por favor, perdoe-me pelas vezes que tenho sucumbido à tentação e pecado. Perdoe-me pelas vezes que não quero achar a porta de saída. Purifique-me e restaure-me ao serviço fiel ao Senhor e seu Reino. Em nome de Jesus. Amém.
Devocional diário

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Senhor que eu tenha olhos espirituais , mesmo em momentos de adversidade

"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Coríntios 4:4

Pensamento: O Apóstolo Paulo, quando escreve aos Coríntios, não estava preocupado especificamente com os não-convertidos, mas sim, com os já convertidos em Cristo Jesus. As bênçãos que o Senhor nos oferece a cada dia, são muitas e incontáveis, basta que tenhamos olhos para enxergar. Muitas vezes olhamos e não vemos porque estamos cegos para as coisas de Deus. Temos estado tão apegados às coisas materiais deste mundo que não nos apercebemos das coisas que vêm de cima.

Oração: Senhor que eu jamais seja um incrédulo, e que eu jamais esteja cego a ponto de deixar de ver as maravilhas que o Senhor tem feito em minha vida. Clamo ao Senhor para que eu tenha olhos espirituais, mesmo em momentos de adversidade. Que minhas expectativas maiores estejam no Seu reino. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional diário