Salmo

sábado, 28 de agosto de 2010

Que os meus inimigos se explodam!
 

Por André Sanchez

 Virtudes

“abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.” (Rm 12. 14)

Humanamente falando não há nada mais gostoso que ver os nossos inimigos se dando mal. Dar o troco a eles, ignorá-los, prejudicá-los, falar mal deles, devolver aquilo que nos fizeram com juros. Essa é uma atitude comum e quase instintiva de todos nós.

A nossa forma lógica de pensar nos aponta que se alguém nos prejudica de alguma forma, deverá sofrer por isso, e, se possível, que possamos sentir o doce gostinho da vingança em ação. Queremos rir, saborear a desgraça do inimigo que nos fez mal.

Por isso, talvez uma das virtudes mais difíceis de ser praticada em todos os tempos seja a virtude de abençoar os inimigos. Muitos, mesmo sendo cristãos, parecem querer ignorar os vários versículos da Bíblia que falam sobre o tema, julgando ser algo impossível de se seguir.

Jesus abordou com profundidade o tema quando disse: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mt 5. 44 - NVI). Somente esta parte do texto já demonstra uma ordem clara e que deve ser cumprida. 

No entanto, Jesus aprofunda ainda mais o argumento para o mandamento: “Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!” (Mt 5:46-47 - NVI)

Fica claro que Deus deseja uma postura diferenciada da nossa parte com relação aos inimigos que temos. Jesus não deseja de nós uma postura igual a da maioria, mas uma postura que se destaque da maioria como diferenciada.

Não está escrito que seria uma postura fácil, mas está escrito que devemos tê-la. Sabemos que o amor é muito mais atitude que sentimento. Amar os inimigos seria algo impossível? Creio que não! Difícil sim, impossível não. Precisamos aprender a exercitar este tipo de amor em nossas vidas para com os nossos perseguidores, não porque seja gostoso, (pois não é), mas porque é a vontade de Deus.

Jesus pôs essa postura em prática no momento exato em que disse àqueles que estavam zombando Dele, que haviam cuspido Nele, batido Nele, desafiado a Sua autoridade (os seus inimigos naquele momento): “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc 23. 34 - NVI). Jesus os amou e orou por eles, cumprindo a sua própria ordem dada a nós e mostrando que é possível, mesmo quando estava pendurado em uma cruz, sangrando e sendo hostilizado, ter uma postura que agrada a Deus.

Isso nos faz pensar em como temos tratado a questão dos nossos inimigos. Que atitudes você tem tido com relação a eles?

Meu Respirar | Ministério Vineyard e Nívea Soares

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

 

Por André Sanchez

No artigo passado vimos o que significa salvação. Vimos que Deus providenciou uma forma de reconciliação entre nós (pecadores que merecem o justo castigo) e Ele (o que foi ofendido pelos nossos pecados e tem o direito de aplicar a pena estabelecida). Essa forma de reconciliação foi a morte de Jesus Cristo na cruz. Jesus pagou a divida que era nossa perante Deus. Assim, nós nos reconciliamos com Deus crendo (pela fé) na obra de Jesus Cristo. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. (Efésios 2:8)

Faltou explicar o trecho: “Porque pela graça sois salvos”.

A palavra graça tem muitos significados na Bíblia, mas o principal deles aponta para o grande amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com Ele. Em outras palavras, a “graça de Deus” significa a decisão amorosa de Deus em nos salvar da maldição eterna e nos abençoar, mesmo nós não sendo merecedores.

É algo difícil para o mundo compreender. No mundo, aquele que ofendeu é quem deve ir em direção ao ofendido e buscar a reconciliação. A graça de Deus é o contrário: Deus (o ofendido) é quem veio em nossa direção (os ofensores) e nos ofereceu a reconciliação.

Portanto, a graça de Deus é muito grandiosa, pois foi através dela que Deus nos deu a esperança de termos os nossos pecados perdoados e uma nova vida nesta terra, e também uma vida eterna nos céus (salvação).

Outros significados da palavra graça:

• A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus;
• A influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na fé;
• Louvor; gratidão;
• Boa vontade; aprovação;
• Beleza;
• Bondade;
• “De graça” é sem pagar nada.

*Definições da palavra “graça” retiradas do Dicionário da Bíblia de Almeida

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Envelheço

 

 

 

 

ENVELHEÇO

Envelheço quando me fecho para as novas idéias e me torno radical...

Envelheço quando o novo me assusta e minha mente insiste no comodismo...

Envelheço quando meu pensamento abandona a casa e retorna sem nada...

Envelheço quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar...

Envelheço quando penso muito em mim mesmo e me esqueço dos outros...

Envelheço quando penso em ousar mas temo o preço da ousadia...

Envelheço quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta da minha alma...

Envelheço quando tenho chance de amar mas vence o medo de arriscar...

Envelheço quando paro de lutar...
Gratidão
O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine.
Os olhos da cor do céu, brilhavam quando viu um determinado objeto.
Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul.

- É para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito?, diz ela.
O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:
- Quanto de dinheiro você tem?


Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse:
- Isso dá?

Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.
- Sabe, quero dar este presente para minha irma mais velha. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor de seus olhos.

O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.
- Tome!, disse para a garota. Leve com cuidado.
Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
- Este colar foi comprado aqui?
- Sim senhora.
- E quanto custou?
- Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente.
A moça continuou:
- Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é?
Ela não teria dinheiro para pagá-lo!
O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem.
- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA.
O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face
emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.

"Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições.
Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura.
Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém.
Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece."

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O VALOR DE UMA MULHER

Sonhar


Deus nos deu a capacidade de sonhar. Deus foi grandioso quando nos deu também a capacidade de realizar os nossos sonhos. A maioria das pessoas [incluindo os cristãos] gosta de sonhar com aquilo que lhes traz benefícios, que lhes traz coisas boas e que satisfazem os seus desejos e vontades.

Não vejo problema algum em sonhar com estas coisas, elas são importantes. Vejo problemas em sonhar apenas com estas coisas e dedicar cem por cento dos nossos sonhos a elas. Que limitação sonhar apenas com nós mesmos, quando os maiores sonhos são os que envolvem o próximo.

Eu tenho alguns sonhos (desde já digo que não os considero impossíveis) e mais três coisas a compartilhar sobre eles: Primeiro os meus sonhos:

Sonho que cada cristão possa separar uma parte de seus sonhos para dedicar à missão de levar a palavra de Deus onde está; e isso a começar de mim.

Sonho que os missionários que estão longe, os que estão perto e os que estão se preparando para o campo sejam amparados em todos os sentidos pelos seus irmãos em Cristo.

Sonho com vidas sendo salvas pelo poder transformador de Deus através de seus cooperadores, tanto os que estão no campo missionário, quanto os que estão dando retaguarda, mas igualmente envolvidos.

Sonho com um apoio financeiro e espiritual a todos os cristãos perseguidos nessa face da terra e a seus evangelizadores.

Sonho com cristãos comprometidos a gastarem seus joelhos em oração pelo sonho e pela missão do avanço da pregação do Evangelho por todo o mundo, e por todos os motivos que envolvem esta obra.

Sonho com cristãos acordando todos os dias do sono do egoísmo e arregaçando as mangas em obediência ao "ide" ordenado por Jesus.

Estes são alguns dos meus sonhos!

Agora, as três coisas que quero compartilhar sobre meus sonhos:

1. Não me deixe sonhar sozinho! Sonhe comigo. Sonhar acompanhado é sempre melhor.

2. Só quem sonha consegue alcançar! Sonhe com os propósitos de Deus; esse é o primeiro passo para concretizá-los.

3. Deus vê os nossos sonhos. Ele tem o poder de concretizá-los, de transformá-los em realidade. Quando Deus gosta dos sonhos que vê, Ele os toma em Suas mãos poderosas e, como na criação, decreta: “haja”, “faça-se”, "aconteça".

Qual é o seu sonho? Compartilhe!

Hora do chá - De resfriados a dor de cabeça, veja sete receitas que podem fazer diferença no seu dia e na sua saúde

Hora do chá - De resfriados a dor de cabeça, veja sete receitas que podem fazer diferença no seu dia e na sua saúde

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Não subestime a Palavra de Deus


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12).
Não subestime a Palavra de Deus
– O que o Novo Testamento está fazendo aqui na sala de aula? A professora percebeu aquele “objeto indesejado” sobre uma carteira e imediatamente o confiscou.
Ela abriu o livro ao acaso e seus olhos recaíram sobre a passagem do Evangelho de Mateus (11:25), a qual leu com ironia: “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”. Com o olhar fixo, a professora fechou o exemplar, colocando-o de volta.
Anne, uma estudante que era cristã verdadeira e que assistia à cena, ficou maravilhada pela maneira como Deus fez silenciar aquela zombaria.
Sim, Deus lê o que está escrito no coração humano; Ele conhece todos os nossos pensamentos, até mesmo os mais secretos. Portanto é capaz de falar, por meio de Sua Palavra, o que melhor se encaixa com a condição e as circunstâncias que estamos vivendo. A uns Ele mostra o caminho da salvação; a outros, que já crêem em Cristo, os ensinamentos para a vida diária.
Deus fala conosco, não importa quem sejamos. Toda vez que lemos a Bíblia temos de nos conscientizar que Ele está falando ex­pressamente com cada um de nós. Temos de prestar atenção à Sua Palavra e não subestimar o poder que ela tem de estremecer nossa consciência. “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Isaías 55:11).

Aproveite as Oportunidades


Precisamos aproveitar bem o tempo e as oportunidades que aparecem.
Portanto viva sempre atento e preparado, para quando a oportunidade aparecer, você tenha um aproveitamento de 100%.
Assim que perceber uma oportunidade surgindo, procure agir de modo a não perdê-la de maneira nenhuma.
Viva então sempre a espera de uma circunstância favorável, viva preparado.
Leia, estude, atualize-se
Converse com pessoas experientes e que possam ajudá-lo neste sentido.
Visite novos ambientes, seja sensível e receptivo ao que acontece ao seu redor, acesse a internet, etc.
O importante é não desistir nunca, porque aquele que acredita em Deus e em si mesmo terá a chance de ver seus sonhos realizados.

(Pr. Edilson Ramos)

domingo, 22 de agosto de 2010

ser hospitaleiro

 
 
“...praticai a hospitalidade” (Rm 12:13)

Apesar de ser um elemento muito presente e praticado na cultura judaica, a hospitalidade é uma virtude que deve ser praticada por todos que desejam agradar a Deus em todos os povos do mundo.

Ser hospitaleiro é receber e tratar as pessoas bem. Podemos ser hospitaleiros em nossa casa, em nossa igreja, em nossa escola, em nosso carro, em nosso trabalho, etc. Ser hospitaleiro é exercitar o amor ao próximo e cumprir a regra de ouro dada por Jesus: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam..." (Mt 7:12 - NVI)

Conheço um pastor que dizia que se alguém quer discipular pessoas e ensinar o evangelho a elas, deve abrir a porta da geladeira de sua casa, ou seja, deve ser hospitaleiro e oferecer o melhor que tem, trazendo as pessoas para dentro de uma hospitalidade amorosa, não egoísta e que vem de Deus.

Hoje somos muito individualistas e fechados em nós mesmos; isso infelizmente tem matado esta bela virtude em nossa vida. A hospitalidade tem sido algo raro na vida das pessoas.

Conheço pessoas que não são capazes de oferecer nem mesmo um copo de água fria ou de refresco aos seus convidados. Pessoas que mostram grande frieza e falta de hospitalidade para com o próximo. Transparecem seu egoísmo, falta de consideração e falta de amor, pois tem todas as condições de praticar a hospitalidade e não o fazem.

Conheço também pessoas que mesmo sendo humildes são hospitaleiras. Estas pessoas recebem tão bem, cuidam com tanto carinho e amor, que chega até a aquecer o coração do hóspede. Estas pessoas praticam a hospitalidade, e isto, é uma virtude admirável em suas vidas, que transparece a presença viva de Deus e um amor que fala ao coração das pessoas.

Tenho certeza que você também conhece estes dois tipos de pessoas e sabe a diferença que a hospitalidade faz.

O texto bíblico insiste que devemos tornar a hospitalidade uma prática em nossas vidas. Já ouvi pessoas dizerem que não voltam a determinados lugares por causa da forma fria em que foram tratadas. Infelizmente temos muitos crentes que não são hospitaleiros, e isto é uma perda para o reino de Deus.

Creio que um bom começo seria lidar com as pessoas com maior bom humor, com um sorriso nos lábios, com educação, com respeito, tratando-as como gostaríamos de ser tratados. E, é claro, não se esquecendo da regra importante que aprendemos hoje: abra a geladeira da sua casa para as pessoas!