Salmo

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Arte de Escrever

 

A Arte de Escrever

(Para todos nossos leitores que têm curiosidade sobre como Max começou a escrever compartilhamos este texto. Desfrutem.)
O jovem aspirante a escritor estava precisando de esperança. Muitas pessoas lhe haviam dito para desistir. “É quase impossível conseguir que seu trabalho seja publicado”, disse-lhe um orientador. “A menos que você seja uma celebridade nacional, os editores nem sequer falarão com você”. Outro avisou: “Escrever toma muito tempo. Além disso, você não vai querer colocar todos os seus pensamentos no papel”.
No início ele ouviu. Concordou que escrever era um desperdício de esforço e voltou sua atenção a outros projetos. Mas de alguma forma, a caneta e o bloco de notas eram como o café e a Coca-Cola para o viciado em palavras. Ele preferia escrever a ler. Então escrevia. Quantas noites ele passava naquele sofá, em um canto do seu apartamento, misturando sua coleção de verbos e substantivos? E quantas horas sua mulher lhe fez companhia? Ele fazendo artesanato com as palavras. Ela bordando em ponto de cruz. Por fim, ele terminou um manuscrito. Cru e cheio de erros, mas terminado.
Ela lhe deu o empurrão que faltava. — Por que você não o envia? Que mal há nisso?
Então ele fez isso. Enviou o manuscrito a quinze diferentes editores. Enquanto o casal esperava, ele escrevia. Enquanto ele escrevia, ela bordava. Nenhum deles tinha muitas expectativas, mas ambos esperavam. As respostas começaram a chegar. “Sentimos muito, mas não aceitamos manuscritos não solicitados”. “Estamos devolvendo o seu trabalho. Felicidades”. “Não temos espaço em nosso catálogo para autores nunca dantes publicados”.
Ainda tenho essas cartas. Em uma pasta, em algum lugar. Encontrá-las levaria algum tempo. No entanto, encontrar o bordado de Denalyn não leva tempo algum. Para vê-lo, tudo o que tenho que fazer é levantar os olhos do meu monitor e olhar para a parede. “Entre todas as artes nas quais os sábios são proficientes, a maior obra-prima da natureza é escrever bem”.
Com isso ela me deu tempo para que a carta número quinze chegasse. Um editor tinha dito sim. Aquela carta também está emoldurada. Qual dos dois quadros significa mais para mim? O presente da minha esposa ou a carta do editor? O presente, claro. Ao dar-me o presente, Denalyn deu-me esperança.
O amor faz isso. O amor estende um ramo de oliveira à pessoa amada e diz: “Eu tenho esperança em você”.

Tudo posso naquele que me fortalece

 

 

 

Saiba e Se Lembre

Romanos 6:11 diz “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” Quando o diabo se aproximar, se oponha a ele. Não acredite nas mentiras dele. Quando ele trouxer à tona seu passado, diga a ele de quem você é. Ele não possui recursos contra essa verdade. Ele sabe quem você é. Ele só espera que você não saiba ou que você esquecerá.
Então prove para ele que você sabe e se lembra. Diga a ele o que 2 Timóteo 1:7 fala: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” Romanos 8:35 fala que não seremos separados do amor de Deus. Assim também diz Filipenses 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece.”
Os povos da Terra Prometida pensam assim. Eles vivem a sua herança. Eles mostram ao diabo o novo nome em seus passaportes espirituais. Lembre-se a quem você pertence!
Max Lucado

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

COMO NOS ACALMAR?

POR QUE NOS ACALMAR?
Precisamos nos acalmar também por uma questão de sabedoria: nós precisamos de calma. A prova disso é que, em situações extremas, podemos até tomar remédios que nos acalmem. Precisamos de calma. Com calma, vivemos melhor; com calma, decidimos melhor; com calma, convivemos melhor.

 




 COMO NOS ACALMAR?
Só nos aquietaremos, se tivermos uma visão de Quem de Deus é. Uma criancinha que começa a andar treme sobre seus pés. Lança-se, então, em direção ao colo do pai ou da mãe, aumenta a velocidade. Se pudéssemos medir seus batimentos cardíacos nesses instantes, veríamos uma agitação tremenda; mas se pudéssemos medir esses batimentos quando se aninhou no colo do seu pai ou sua mãe, ficaríamos surpreso com a diferença. Ele precisa dar os passos, mesmo sabendo que seu pai ou mãe o espero. Ele anda e até corre por causa da visão de Deus; sem ela, talvez ficasse parado, derramado em lágrimas. É assim conosco. Deus não nos pede para não andar, não correr, não lutar, mas para andar, correr e lutar com os olhos fixos nEle, alimentados por Ele.

Acalmar-se é desagitar-se, desacelerar-se.

Quero sugerir algumas atitudes práticas nesta direção.
Para se acalmar, pare de viver como se tivesse que estar sempre provando alguma coisa. Deus ama você como você é. Deus já aprovou você. Ele quer que você mude só o que deve ser mudado, não os que os outros acham que deve ser mudado.
Para se acalmar, pare de ter opinião sobre tudo. O mundo pode viver muito bem sem a maioria de suas "sábias" opiniões.
Para se aclamar, pare de controlar as vidas dos outros. Você pode viver como se fosse Deus, mas você não é Deus.

Façamos o bem

 



A Palavra de Deus nos ensina que:



Devemos fazer o bem, primeiramente à nossa própria família.
O apóstolo Paulo escreve: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1Tm 5.8).

Em seguida, nós devemos fazer o bem a todos, mas especialmente aos domésticos da fé. Ainda o mesmo apóstolo escreve: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6.10).

Finalmente, devemos fazer o bem ao nosso próximo, ainda que esse próximo seja o nosso próprio inimigo. O apóstolo Paulo exorta: “… se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.20,21). Você tem feito o bem? Tem feito o bem a todos? Tem feito o bem imediatamente? Tem feito o bem até àqueles que perseguem você? Tem feito todo o bem que você pode fazer? Tem feito o bem com motivações puras? Faça o bem, mas faça agora!

Reverendo Hernandes Dias Lopes