Salmo

sábado, 9 de outubro de 2010

Mulher sábia


Hoje o dia todo fiquei meditando em provérbios 14.1, e me veio em mente escrever sobre a mulher sábia, que Deus fala que edifica. Muitas jovens, mães, filhas cristãs querem ser virtuosas, mas para sermos virtuosas temos que ser mulheres sábia que edificam em todos os sentidos da vida material e espiritual.


No livro de Provérbios de Salomão, capítulo 14 versículo 1, a palavra do Senhor diz: Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos.

Mas em que condições o Senhor reconhece a sabedoria da mulher? Porventura o Senhor está referindo-se a mulher culta de desenvolvimento intelectual que possua formação didática? Certamente não.
No livro dos Salmos a palavra afirma que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e com os humildes está à sabedoria.
A palavra faz alusão à mulher dotada de humildade espiritual na presença do Altíssimo, como Sara mulher estéril, sendo da idade de noventa anos, e tendo cessado o costume das mulheres, mas cheia de fé e temor a Deus, não duvidou da promessa do Senhor em lhe abençoar, dando-lhe um filho em sua velhice, colocando-a como mãe das multidões das nações pelo concerto que o Senhor havia feito com o seu marido, o nosso pai na fé, o patriarca Abraão, sendo esse da idade de cem anos.

A biblía nos ensina que quando estamos precisando de sabedoria, devemos pedir à Deus. Mas como saber se sou sábia, quais as qualidades?
No livro de Tiago 3:17 fala das qualidades da sabedoria. "Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, *pura, depois, *pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e sem hipocresia."

Guaiba




Guaíba
Nosso lindo rio
que não é rio
mas é o mais lindo do mundo!
Em tuas margens marquei os passos da minha infância,
sentei nas enormes pedras para ver o pôr-do-sol,
fui testemunha do aterro que lindamente nos deu de presente o parque da Marinha,
vi arvore por arvore ser plantada e crescerem com meus filhos.
Voltarei muitas vezes por ti
Na vida do agora
Na vida do depois
Voltarei...
para trilhar tuas alamedas,pisar tua areia
caminhar tua beleza
Voltarei...
para sentir o vento de julho,
o sol de dezembro
a brisa de Abril.

 

Exposição CowParede

 


comemorações de final de ano!


Nos 238 anos, Porto Alegre será presenteada com a maior exposição a céu aberto do mundo. Pela primeira vez, entre outubro e dezembro, a CowParade alegrará as ruas com um inusitado rebanho colorido e irreverente com 80 vacas em tamanho natural, feitas em fibra de vidro, criadas especialmente para o evento e assinadas por artistas plásticos, designers, grafiteiros, arquitetos e publicitários que vivem e são apaixonados por Porto Alegre.

As vaquinhas estarão espalhadas pela cidade em pontos de grande fluxo de público e todas as obras que serão expostas, serão patrocinadas de forma inédita somente por uma empresa (Vonpar) que ao final da exposição leiloará todas as vaquinhas. O resultado obtido vai para entidades beneficentes e ONGs que fazem parte do Instituto Vonpar.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Prudência

Por Elian Soares

Estou lendo o livro "Cristianismo Puro e Simples" de C. S. Lewis. No livro Livro III - CONDUTA CRISTÃ, Capítulo 2, fala sobre AS "VIRTUDES CARDEAIS", a saber PRUDÊN­CIA, a TEMPERANÇA, a JUSTIÇA e a FORTALEZA.

Em relação à virtude PRUDÊNCIA, que ele define como "a sabedoria prática, parar para pensar nos nossos atos e em suas conseqüências", Lewis fala algo que tem muito bem interessante, que resolvi compartilhar convosco:


"Nos dias de hoje, a maioria das pessoas já não considera a Prudência uma "virtude". Inclusive, como Cristo disse que só entrariam em seu Reino os que fossem como crianças, muitos cristãos pensam que podem ser tolos, desde que sejam "bonzinhos". É um erro. Em primeiro lugar, muitas crianças demonstram ter bastante "pru­dência" quando fazem coisas que são do seu interesse, e conseguem pensar a respeito dessas coisas com bas­tante sensatez. Em segundo lugar, como esclarece São Paulo, Cristo nunca quis que fôssemos como crianças na inteligência - muito pelo contrário. Ele nos exortou a ser não apenas "simples como as pombas", mas tam­bém "prudentes como as serpentes". Quer de nós um coração de criança, mas uma cabeça de adulto. Quer-nos simples, centrados, afetuosos e dóceis no aprendizado, como as boas crianças são; mas também quer que cada fração da inteligência que possuímos esteja alerta e afia­da para a batalha. O fato de você dar dinheiro para uma obra de caridade não quer dizer que não deva tentar sa­ber se a instituição de caridade é fraudulenta ou não. O fato de você pensar em Deus (por exemplo, quando ora) não significa que deva contentar-se com as cren­ças infantis que alimentava aos cinco anos de idade. É verdade que Deus não deixará de amar ninguém, nem deixará de utilizar uma pessoa como seu instrumento por ter nascido com um cérebro de segunda classe. Ele tem um coração grande o suficiente para abrigar pes­soas de pouco senso, mas quer que cada um de nós use o senso que lhe coube. Não devemos ter como lema "Seja boa, doce menina, e deixe a inteligência para quem a possui", mas sim "Seja boa, doce menina, e não se es­queça de ser o mais inteligente que puder". Deus não detesta menos os intelectualmente preguiçosos do que qualquer outro tipo de preguiçoso. Se você está pen­sando em se tornar cristão, eu lhe aviso que estará em­barcando em algo que vai ocupar toda a sua pessoa, inclu­sive o cérebro. Felizmente, existe uma compensação. Aquele que se esforça honestamente para ser cristão logo percebe que sua inteligência está aprimorada. Um dos motivos pelos quais não é necessário grande estudo para se tornar cristão é que o cristianismo é em si mesmo uma educação. Foi por isso que um crente ignorante, como Bunyan, foi capaz de escrever um livro que es­pantou o mundo inteiro".

Buscar, principalmente, o conhecimento de Deus é um dever para todo o Cristão, que não deve ser desprezado nem negligenciado.

Dessa forma, acomodar-se não é uma atitude sábia. Devemos buscar o conhecimento constantemente. A própria bíblia nos orienta: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Ts 5.21). O exercício do exame, da pesquisa, da reflexão, do questionamento é interessante para o aprendizado, pois nos dá a capacidade de visualisar determinado assunto de uma forma ampla. Sendo assim, através do conhecimento de Deus, estaremos aptos para julgar, discernir e repudiar o erro.


”Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.” II Pedro 3.18.

Renove seus sentimentos

 
"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." Efésios 4:26
Nós somos limitados e sujeito a muitas reações instintivas, incluídos aí o medo, a dúvida e a raiva, mas estes sentimento nos acompanham desde nossa infancia e representam uma forma de defesa natural.

Você não deve se sentir prejudicado ou culpado por ser presa de tais manifestações, quando isso acontece por um breve momento ou um curto intervalo de tempo.

O mesmo não pode ser dito sobre o cultivar e reter tais sentimentos, principalmente a magoa, algo que destrói seu caráter e enfraquece sua vida.

Renove seus sentimentos a cada manhã, esquecendo-se do mal ocorrido no passado.
Perdoar ainda é o melhor caminho

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O amor e as flores



As flores são as mais perfeitas formas de vida
Sempre belas e perfumadas
Surgem da noite para o dia
Trazendo sempre muitas alegrias
Arrancando muitos sorrisos
E suspiros de felicidade dos apaixonados
Assim como as flores, é o amor
O mais perfeito sentimento
O mais belo
O aroma mais suave
Assim como as flores
Surgem da noite para o dia
Trazendo muitas alegrias
Arrancando sorrisos
E altos suspiros dos apaixonados
As duas maiores criações de Deus
As flores e o amor
Duas puras manifestações do altíssimo
Que permite que através do amor
Possamos alcançar a felicidade
E através das flores
Entender a beleza desse amor.

Quem realmente parece ser o povo mais feliz da terra?

Certa vez Jesus Cristo, contando a Parábola do mordomo infiel, disse algo que assusta muitos cristãos até hoje: “Porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz” (Lucas 16:8).

Claro que o que Jesus elogia não é a desonestidade do mordomo, e sim a sua engenhosidade em usar as oportunidades presentes para se preparar para o futuro.

Mas, não é sobre isso que eu quero falar, mas sim sobre outro assunto.

Ultimamente eu acho que os “filhos do mundo” também parecem diferentes dos filhos da luz em outro aspecto: eles sempre parecem mais felizes!

Você pode até discordar de mim, tudo bem! Você tem todo direito e creio que não vamos deixar de ser amigos por causa disso. Mas deixe-me explicar porque acho que os filhos do mundo parecem mais felizes. Vou começar contando algo que aconteceu ontem de manhã.

Eu moro quase que do lado de um Bar, e todas as manhãs bem cedo saio para dar uma voltinha com os meus cachorros. Pois bem, quase todos os dias bem cedo eu encontro neste horário do dono desse bar, e ele sempre me cumprimenta com um sorriso.

- “Vamos em frente! Temos mais um dia pela frente!” – geralmente ele me diz, sempre bem disposto e com um sorriso nos lábios. E lá vai ele, mancando de uma perna devido a um acidente de moto ocorrido há muitos anos atrás.

Diferente dele, o que me deixa perplexo, é a reação que encontro da maioria dos “filhos de Deus” que encontro durante a semana. De cada dez “irmãos em Cristo” que encontro durante a semana, fora do ambiente da Igreja, oito parecem estar sempre desanimados.

- “E aí irmão, como estão indo as coisas?” – pergunto eu.

- “Vai se levando irmão, vai se levando! Temos que aceitar a vontade de Deus não é mesmo? Fazer o que... É a vida!” – eles me respondem.

Eu ouço muitas frases interessantes no meio do povo de Deus, mas muitas vezes a realidade parece bem outra.

Já ouvi diversas vezes que “as pessoas que não tem Deus no coração não podem ser felizes de verdade!”. Sim, dizem essas pessoas, porque “as pessoas que não tem Deus no coração só são felizes enquanto não tem problemas e possuem bens materiais e saúde.”

Olha, isso pode até ser verdade, mas, eu pergunto: E quando aqueles que dizem que são “o povo mais feliz da terra” também só estão felizes quando estão sem problemas, tem saúde e bens materiais?

Vejo pessoas que se dizem cristãs, que dizem confiar em Deus de verdade, mas que aparentam sempre estarem mais conformadas do que felizes.

Todos nós enfrentamos lutas e pressões quase todos os dias (no mundo tereis aflições, lembra Quem disse isso?), mas a atitude de muitos cristãos parece bem diferente daquele que o apóstolo Paulo teve e que nos deixou como exemplo.

Leia a carta de Paulo aos filipenses, escrita quando o apóstolo estava na prisão em Roma. Eu disse prisão! Sublinhe quantas vezes aparece a palavra alegria na carta. Só para citar dois textos:

“Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor.”
Filipenses 3:1

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.”
Filipenses 4:4

Quantas pessoas que professam o nome de Cristo vivem sempre cara feia, com o semblante abatido. Saem do culto de domingo da igreja cantando e na segunda-feira bem cedo já estão com jeito de quem está indo para a forca. Sabe essas pessoas que resmungam e que dizem que segunda-feira é o pior dia da semana? Pois é, têm tantos “cristãos” entre elas!

Muitos cristãos se parecem mais com aquela hiena, o “Hardy”, do desenho animado, que vive o tempo todo dizendo: “Oh céus, oh vida... oh dia, oh azar!”, ou estão sempre com cara de quem comeu e não gostou.

Paulo também tinha problemas também, mas veja como ele exorta os cristãos da cidade de Corinto:

“Pelo contrário, em tudo recomendando-vos a nós mesmos como ministros de Deus...como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.”
2 Coríntios 6:4-10

Por favor meus irmãos, como podemos falar de um Cristo vivo se vivemos com cara de quem chupou limão e não gostou?

A verdade é que muitos precisam prestar mais atenção naquele adesivo que colaram no seu próprio carro: Sorria, Jesus te ama!, e confiarem mais em Deus em meio às suas dificuldades.

Deus te abençoe!

 Sérgio Müller

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Não te deixes destruir



“Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.”
 
(Cora Coralina, em “Aninha e suas pedras”)

Somos feitos como poema por Deus, criados em
Cristo Jesus para as boas obras, que Deus 
mesmo nos preparou de antemão para andarmos nelas”
(Paulo, aos Efésios 2.10)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Acima das desilusões




Na vida todos nós enfrentamos desilusões.

Nos decepcionamos com amigos, parentes, e até conosco mesmo.

Nos desiludimos quando vemos um sonho se transformar em pesadelo, um alvo se transformar numa miragem bem distante, um desejo desaparecer como uma neblina.

A desilusão dói, como um ferimento. Atinge a qualquer um, sem acepção.

Mas o importante é saber que novos sonhos podem ser sonhados, e que um novo dia certamente amanhecerá.

Fomos criados por Deus com a incrível capacidade de nos recuperarmos.

Fomos feitos com a capacidade de sair das cinzas para a glória, do nada para o tudo, da derrota para a vitória.

Como a águia, temos dentro de nós o desejo de voar grandes alturas, portanto também acima das desilusões.

Cada desilusão é um convite a um novo sonho, a uma nova visão da vida.

É um convite a um novo desafio, a um novo caminho...

(Pr. Edilson Ramos)

Provérbios 2

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos.
Então entenderás a retidão, a justiça, a eqüidade, e todas as boas veredas.
Pois a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível à tua alma; o bom siso te protegerá, e o discernimento e guardará; para te livrar do mau caminho, e do homem que diz coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; que se alegram de fazer o mal, e se deleitam nas perversidades dos maus; dos que são tortuosos nas suas veredas; e iníquos nas suas carreiras; e para te livrar da mulher estranha, da estrangeira que lisonjeia com suas palavras; a qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus; pois a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para as sombras.
Nenhum dos que se dirigirem a ela, tornara a sair, nem retomará as veredas da vida.
Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.
Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.
Mas os ímpios serão exterminados da terra, e dela os aleivosos serão desarraigados."


Salomão soube escrever sobre estes assuntos porque ele teve uma experiância com Deus neste capítulo da sua vida. Quando o Senhor o chamou para o serviço à sua nação, Salomão achou-se incapacitado para tal, então pediu a Deus sabedoria e foi-lhe concedida. Salomão foi o homem mais sábio da terra naquela época.
Isabel

AS PROMESSAS DE DEUS


Deus sempre cumpre as suas promessas.
A Bíblia diz em 2 Coríntios 1:19-20 “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.” continua ...

Deus nunca se retrata ou altera as suas promessas.
A Bíblia diz em Salmos 89:34 “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.”

As promessas de Deus nunca falham.
A Bíblia diz em Josué 23:14 “Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.”

Deus nos deu a promessa de vida eterna.
A Biblia diz em I John 2:25 “E esta é a promessa que ele nos dá, a vida eterna.”

Deus pode fazer o impossível.
A Bíblia diz em Lucas 18:27 “Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”

Deus deu-nos a promessa de novos corações e de novos desejos.
A Bíblia diz em Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”

Ele prometeu-nos perdão.
A Bíblia diz em1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Ele prometeu os frutos do Espírito Santo.
A Bíblia diz em Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.”

Ele prometeu nos libertar do medo.
A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.”

Deus prometeu salvação para os nossos filhos.
A Bíblia diz em Isaías 49:25 “Porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei.”

Temos a promessa do Espírito Santo.
A Bíblia diz em Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades.
A Bíblia diz em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”

Deus não nos negará o que é bom para nós.
A Bíblia diz em Salmos 84:11 “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.”

Ele promete-nos sabedoria.
A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

Deus nos promete paz.
A Bíblia diz em Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Deus promete livrar-nos da tentação.
A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

Temos a promessa de saúde e cura.
A Bíblia diz em Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura.”

Deus nos promete protecção de mal e perigo.
A Bíblia diz em Salmos 91:10 “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”

A Bíblia promete que os mortos viverão de novo.
A Bíblia diz em João 5:28-29 “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”

Jesus prometeu que voltará.
A Bíblia diz em João 14:2-3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Ele nos promete por fim à morte, à tristeza e à dor.
A Bíblia diz em Apocalipse 21:4 “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

   | |

Felicidade!

Todos anseiam ser felizes. Ser feliz é o desejo mais profundo do coração humano. Por isso, na passagem do ano desejamos um Feliz Ano Novo uns aos outros. Quando alguém casa, desejamos felicidades para o futuro do casal. Alguém que se forma nos estudos também recebe os votos de felicidades para sua vida profissional.
Existem muitas coisas que "trazem felicidade" e que podem ter as mais diferentes formas: para o cavaleiro a felicidade deste mundo está no lombo de um cavalo. Se alguém escapou ileso de um acidente, costumamos dizer que ele "teve a felicidade de não se ferir". Quantos buscam sua felicidade no jogo, na loteria ou no esporte? Outros tentam alcançar a felicidade por meios artificiais. Recentemente lemos em uma revista:
A ânsia pela felicidade e por emoções fortes leva milhões de jovens a estenderem suas mãos para a droga Ecstasy. Mas depois da euforia vem a ressaca – física e emocional... A ânsia por felicidade, por sentimentos intensos e o contato com outras pessoas leva muitos jovens a consumirem a droga regularmente...
A busca da felicidade e da alegria de viver mostra com extrema clareza que o ser humano de modo geral é infeliz. Até as pessoas que parecem ter alcançado tudo o que este mundo pode oferecer em brilho e glória, muitas vezes dão provas de sua infelicidade. O mundo da música e do cinema fala de felicidade, amor e alegria, mas a vida de muitos artistas prova que eles próprios são tudo menos felizes. Todos falam de felicidade, mas tão poucos são felizes.

Onde reside a causa da infelicidade?

Onde reside a causa da infelicidade?

Sem Deus, seu Criador, o homem não consegue ser realmente feliz. Enquanto tentar viver longe de Deus, enquanto se esconder de Deus e tentar viver sua vida como se Deus não existisse, ele não conseguirá ser feliz de verdade. Lemos em Judas 16a: "Esses homens são exploradores constantes, eternos insatisfeitos..." (A Bíblia Viva). A causa de toda infelicidade está no pecado! Lemos na Bíblia: "...o pecado traz vergonha e desonra para uma nação" (Pv 14.34b, A Bíblia Viva).
Quanta infelicidade se origina em um caráter desconfiado ou infiel. Quanto sofrimento vem do egoísmo, porque cada um quer viver só para si. Mas quantos são infelizes por serem negligenciados, preteridos, desconsiderados pelos outros. E quantas pessoas vivem infelizes porque carregam uma culpa tão grande, um fardo tão pesado que os faz sucumbir. Davi reconheceu certa vez no Salmo 38: "Pois já se elevam acima da minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças. Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração. Bate-me excitado o coração, faltam-me as forças" (vv. 4,6,8 e 10a).
Não viver em comunhão com Deus, não ter perdão, ter de conviver com constante sentimento de culpa significa ser infeliz. O ser humano procura preencher esse vácuo se atirando nas aventuras mais extravagantes. Tenta fazer carreira, planeja sua vida até nos mínimos detalhes e busca segurança de todas as formas. Mas em seu coração continua infeliz. O príncipe Talleyrand, cujo patrimônio foi avaliado em 30 milhões de francos, escreveu na véspera de sua morte:
Eis que 83 anos se passaram! Quanta preocupação! Quanta inimizade! Quantas complicações! E tudo sem outro resultado a não ser uma grande inquietação quanto ao passado e uma profunda sensação de desânimo e desespero em relação ao futuro.

O que o ser humano precisa para a verdadeira felicidade?

O que o ser humano precisa para a verdadeira felicidade?
Ele precisa de um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. Por essa razão o salmista diz: "Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo."(Sl 16.2) Chamar a Jesus Cristo de meu Senhor, nisso reside a felicidade permanente. Por isso o salmista continua confessando: "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (v. 11).
O caminho para uma vida plena de felicidade e alegria se chama Jesus Cristo e consiste naquilo que Ele realizou na cruz por nós, que é o perdão dos pecados. Outra passagem da Bíblia diz: "Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade" (Sl 32.1-2a). Exatamente para isto Jesus veio a este mundo, morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou dos mortos, para nos colocar outra vez em comunhão com Deus pelo perdão dos pecados. Existe um hino que exprime isso de maneira muito acertada: "Vivo feliz pois sou de Jesus..."
Um hindu muito rico buscava a paz:
Ele se banhava no rio sagrado, fazia peregrinações estafantes – seu coração continuava sem paz. Até que um missionário lhe mostrou a cruz. Aí ele exultou: "Sorvi a mensagem como mel. Agora cheguei ao alvo de todo o meu anseio." (W. B. em "Spuren um Kreuz").
Viver em comunhão com Deus significa ser feliz. Jesus Cristo diz a todos os que crêem nEle: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração" (Jo 14.27b). O que Jesus conquistou na cruz para nós vai muito além daquilo que o mundo poderia nos oferecer. Ele nos trouxe a paz de Deus, perdão dos pecados e vida eterna. Quem vem a Ele e nEle crê recebe uma paz de espírito que não se acaba quando chegam dias difíceis, e que nos dá segurança para o futuro, porque o próprio Senhor é o nosso futuro.
A felicidade que Jesus nos dá não é um constante "andar nas nuvens", uma contínua sensação de bem-estar, livre de todos os desconfortos, mas é a certeza de estarmos abrigados nEle. Seguindo a Jesus, um filho de Deus não é poupado de todos os sofrimentos. Mas a felicidade não consiste exatamente em sabermos que, no meio de todo sofrimento, no meio de toda angústia estamos ancorados em Jesus Cristo? Que nEle temos uma esperança viva e que o sofrimento jamais é o fim, e sim, a vida com Jesus; vê-lO um dia e estar com Ele por toda a eternidade?! A Bíblia diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra" (Sl 34.19). Todo aquele que se tornou propriedade de Jesus não precisa sucumbir quando vem o sofrimento. Todo filho de Deus tem uma esperança viva que o sustém. E no final, todo verdadeiro cristão estará livre do todo sofrimento e verá ao Senhor Jesus assim como Ele é.
Por isso o Salmo 1.1 diz sobre a verdadeira felicidade: "Como é feliz o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus" (A Bíblia Viva). E o Salmo 34.9 nos anima: "Se você pertence ao Senhor, ame e obedeça a Ele; para quem faz isso nada falta" (A Bíblia Viva). (Norbert Lieth)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Gloriosa promessa!!!

"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome ali estou no meio deles."
Mateus 18:20

Ele tem prazer de estar conosco, e, quando nos reunimos para adora-Lo, para orar  ou para estudar Sua palavra, Ele promete ali estar presente.
Como? Dirá você. Por meio de Seu representante o Espírito Santo, Jesus estará presente onde os Seus filhos estiverem reunidos.
     Gloriosa promessa!
     Ele está conosco!
     Ele fala ao nosso coração!
     Nós O vemos pela fé.
     Nós O ouvimos por Sua palavra
     Nós falamos com Ele pela prece.
    

domingo, 3 de outubro de 2010

 

 

 

O Espírito Torna a Palavra Interessante

Chegue a Ti, Senhor, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a Tua palavra. Salmo 119:169
A Bíblia tem sido colocada em segundo plano, ao passo que os dizeres de assim chamados grandes homens têm sido aceitos em seu lugar. Que o Senhor nos perdoe o desprezo que temos dado a Sua Palavra. Embora a Bíblia contenha inestimáveis tesouros e se assemelhe a uma mina repleta de preciosos minérios, não é apreciada, não é examinada, e suas riquezas não são descobertas.
A misericórdia, a verdade e o amor são muito mais valiosos do que podemos imaginar; não podemos ter uma provisão demasiado grande desses tesouros, e é na Palavra de Deus que descobrimos como podemos tornar-nos possuidores dessas riquezas celestiais; todavia, por que a Palavra de Deus é desinteressante para muitos cristãos professos? Seria porque a Palavra de Deus não é espírito e vida? Terá Jesus colocado sobre nós uma incumbência desinteressante, ao ordenar: “Examinai as Escrituras”? (Jo 5:39). Disse Jesus: “As palavras que Eu vos disse são espírito e vida” (Jo 6:63). As coisas espirituais, porém, são discernidas espiritualmente, e o motivo de sua falta de interesse é terem falta do Espírito de Deus.
Quando o coração for posto em harmonia com a Palavra, surgirá dentro de vocês uma nova vida, brilhará nova luz sobre cada linha da Palavra, e ela se tornará a voz de Deus a sua alma. Desse modo adotarão reflexões celestiais, saberão para onde estão indo e serão capazes de tirar o máximo proveito de seus privilégios hoje em dia.
Devemos pedir que o Senhor abra nosso entendimento para que compreendamos a verdade divina. Se humilharmos o coração diante de Deus, se tirarmos dele a vaidade, o orgulho e o egoísmo, mediante a graça abundantemente a nós outorgada; se desejarmos sinceramente e crermos firmemente, os brilhantes raios do Sol da Justiça incidirão sobre nossa mente, iluminando nosso entendimento obscurecido. Jesus é a Luz que ilumina a todo homem que vem ao mundo. Ele é a Luz do mundo, e convida-nos a ir a ele, e dEle aprender. [...] Viera para buscar e salvar os perdidos, e não Se deixaria desviar do próprio objetivo. Não permitiu que coisa alguma O demovesse. Esta obra colocou-a em nossas mãos. Iremos realizá-la?