Salmo

sábado, 18 de setembro de 2010

Curados curvados

Tais Machado fala sobre as doenças de nossa sociedade e aponta o caminho para a cura definitiva

Por: Tais Machado
Curados curvados
Os noticiários não deixam dúvidas, vivemos numa sociedade adoecida. São muitos e variados os sintomas. Doentes adoecendo outros. Feridos que se aprimoram em ferir.

Manifestações de violências que nos habitam e trazem sérias consequências ao contexto que nos cerca. Perversões sexuais vêm à tona e ganham as primeiras páginas dos jornais e capas de revistas. Escândalos se multiplicam graças à falta de ética, de responsabilidade e de cuidados necessários para se viver razoavelmente em comunidade.

Criatividade em prol da corrupção, com esquemas assustadores que vão sendo assimilados como rotina, na qual o conformismo é quase natural. Todos estão ocupados demais para se envolver em alguma causa, aderir a mobilizações, alçar a voz, agir em favor dos direitos humanos.

O que o evangelho tem a dizer em nossos dias?

Eugene Peterson em Espiritualidade Subversiva diz que "mais profunda e forte que a nossa enfermidade é a nossa cura". Desde que passamos a conhecer o bem e o mal, fomos acompanhados pela promessa da esperança - um redentor. Num longo processo de restauração, Deus forma um povo a partir de Abraão com a promessa de bênção para todas as famílias da terra (Gn 12.3). Uma aliança de misericórdia e amor é feita. Contudo, o pecado nos adoeceu de tal forma que, apesar de Deus falar, ensinar, mostrar, se revelar, nossa rebeldia é constante. O Antigo Testamento mostra a trajetória de um povo negligente, oscilante, idólatra, ingrato, arrogante, que dá as costas para Deus, um Deus que nunca deixou de amar.

Deus fala de uma Nova Aliança. Jesus vem nos explicar melhor, vem dar-se. Jesus vem a fim de que não restem dúvidas, vem sabendo que é necessária uma libertação profunda, que o estado é terminal, mas que o amor é o maior poder. O amor passa a ter rosto, pele, cheiro e nas relações com ele pessoas são curadas. Ele faz questão de deixar claro: "Os sãos não precisam de médico e, sim, os doentes. Não vim chamar justos, e, sim, pecadores ao arrependimento" (Lc 5.21-32).

O problema é tratar doente que não quer ser tratado. Muitos se recusam, até mesmo cientes. Porém, enquanto não admitir que sou doente, posso não entender do que preciso me arrepender. Consequentemente Jesus e sua vinda não fazem sentido algum. Eu me basto. Posso continuar doente achando que estou saudável, recusando e fugindo de qualquer tratamento, ou até buscando confusamente a cura num amor que não se realiza por se tratar de fonte errada. A arrogância confunde pouco caso com proteção. Infeliz ignorância! Como diz Paulo Brabo, "Jesus evidentemente não veio para os santos, os intocados, os poupados, os intocáveis, os que merecem uma categoria à parte. Sua paixão é pelos mistos, os imundos, os misturados, os irremediáveis, os caídos, os violados, os atormentados, os não resolvidos". Como então nos definimos?

Há uma cura, profunda e forte, a ser experimentada por aqueles que abandonaram tipos, máscaras, que baixaram seus muros de proteção que nada protegiam; afinal, a doença não estava fora, mas dentro. O amor de Deus é um verdadeiro processo terapêutico em longo prazo.

Aquele que foi ferido agora trata das feridas daqueles que se percebem feridos. O profeta Isaías estava correto: "nele somos curados" (Is 53.5).

Há uma cura radical para os confinados em suas misérias, em suas feridas, antes definitivas. Agora, Cristo faz novas todas as coisas (2Co 5.17). Ele define tudo de maneira nova.
Agora, os feridos em tratamento podem partilhar sua experiência, dizer do remédio, atentar ao tratamento, zelar pelas recomendações do médico de nossa alma.

Boas novas para os nossos dias! Nesse tempo de extremos podemos testemunhar, mostrar nossas próprias feridas, deixar que elas sirvam. Deus transforma, como percebeu José no Egito (Gn 50.19), o mal em bem.

A cura nos faz cada dia mais humildes. E não há mérito nisso. Simplesmente é a conclusão de quem se relaciona com Cristo. Diante de Deus o que nos resta? O que sobra de nós para lhe oferecer? Nele revemos toda nossa postura. Nossa completa inadequação é exposta. Pode ser bastante dolorido, mas tudo é acolhido de forma amorosa por aquele que continua vindo ao nosso encontro.

Diante da grandeza de Deus e seu amor curador, vemos que nada somos sem sua graça e misericórdia. Nosso próximo é mais igual do que imaginávamos. Todos nos curvaremos, cedo ou tarde.

Hoje, nossa sociedade precisa ver mais gente curvada diante de Deus. É fato que o pecado, em certo sentido, também nos curva. As injustiças, a desigualdade social, deixam grande parte da população prostrada em suas misérias e lamentos. O pecado, em última análise, nos curva diante da morte. Mas, aqueles que verdadeiramente se relacionam com Jesus se curvam espontaneamente em temor, alegria e amor.

Que a nossa vida mostre mais sobre quem é Jesus e os efeitos de seu amor restaurador em nossa vida.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Digno é o Senhor - Aline Barros

Ousadia



A ousadia de Josafá

 Tuta Moraes2 Crônicas 17:6
Geralmente se ouve dizer que pessoas que decolaram e voaram alto foram pessoas ousadas, foram pessoas que arriscaram, foram pessoas corajosas e destemidas.
Libertadores ousaram em lutar por liberdade, conquistadores ousaram em lutar por mais terras, idealistas ousaram em mostrar suas ideias por mais loucas que pudessem parecer, cientistas ousaram em provar suas experiências consideradas malucas e lunáticas, justiceiros ousaram em fazer justiça, empresários ousaram em arriscar tudo que tinham para construir empresas sólidas, técnicos de times ousaram em adotar táticas inovadoras para vencer campeonatos.
A ousadia faz parte do vocabulário, e mais que isso, faz parte da própria filosofia de vida de quem deseja vencer nessa vida. Se você ainda tem alguma dúvida a respeito disso, dê uma boa olhada na ousadia de Josafá, e tente encontrar motivação para ser ousado em sua vida para que você também possa ser um vencedor em sua jornada.
Josafá passou a ter um coração ousado“Tornou-se-lhe ousado o coração...” – A ousadia de Josafá tem a ver com seu coração, tem a ver com sua motivação, e isso fez toda diferença na vida desse rei de Judá. É importante salientar o verbo “tornar-se”, indicando que ele veio a ser ousado de coração, dando a ideia de que ele poderia estar acomodado como tantos outros. E é assim mesmo que acontece conosco. A maioria dos filhos de Adão é acomodada, a maioria adota a filosofia do mais fácil, do “se melhorar estraga, e, para ser bem franco, a maioria opta pela mediocridade. A maioria dos cristãos prefere se calar quando deveria falar e cruzar os braços diante do erro quando deveria lutar.
Josafá passou a seguir os caminhos do Senhor“... em seguir os caminhos do Senhor...” – É preciso se tornar uma pessoa ousada para seguir os caminhos do Senhor. Tem que ter sangue nas veias, tem que ser cabra macho, tem que ter coragem, tem que ser ousado, porque senão será guiado pela força dos ventos e da maré. Não é fácil lutar contra as tentações, não é fácil ser santo nesse mundo cheio de pecado, não é para qualquer um voar alto como uma águia, para isso, é preciso ser ousado em seguir os caminhos do Senhor, permitindo que ELE e somente ELE dite as regras e indique o caminho a ser seguido.
Josafá passou a combater o maior pecado do povo“e ainda tirou os altos e os postes ídolos de Judá.” – Sua ousadia foi vista por todos, foi sentida na pele, pois quando nosso coração é ousado em seguir os caminhos do Senhor, precisamos derrubar as barreiras, precisamos destruir tudo aquilo que nos impede de ver e de buscar o Senhor. Judá tinha que abandonar a idolatria se quisesse ser um povo abençoado. Judá tinha que desfazer as amarras, quebrar as algemas, e se libertar da escravidão do pecado. Josafá foi ousado em derrubar e destruir a idolatria que provocava a ira e o ciúme de Deus.
Pense:
Você tem um coração ousado para seguir os caminhos do Senhor? Para derrubar as barreiras? Quebrar os grilhões? Tirar o pecado que lhe escraviza? Então você está pronto para agradar a Deus.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

 

Deus Está Sempre Acessível

Deus está sempre acessível! Nenhum tempo ou lugar nos separa da possibilidade de falar com o Senhor. Para encotrá-lo não há sala de espera em que tenhamos que passar horas angustiosas de incerteza. Uma visita ao médico muitas vezes exige paciência. Então surge logo a pergunta: durante quanto tempo terei que esperar? Quando chegará a minha vez? É desse modo que ficamos sentados nas salas de espera.
Não é assim com Deus. Com Ele, é bem simples – como está escrito em Hebreus 10.22: "aproximemo-nos..." Devemos exclusivamente ao nosso Senhor Jesus Cristo o termos esse acesso livre. A chave para ele é a fé: "aproximemo-nos..., em plena certeza de fé". Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Sem fé, obstruímos o caminho até Ele. Sem fé, não percebemos o acesso livre. Somente a visão de fé nos conduz com segurança até Ele. O aproximar-se dEle é ao mesmo tempo um passo de fé. Hebreus 4.16 nos exorta bem concretamente: "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna."
Um grande problema entre nós cristãos é a passividade e a indiferença. Se não dermos passos bem concretos de fé em direção a Ele, Deus não agirá. Sem buscarmos conscientemente Sua presença, não receberemos ajuda.
Um dos encontros mais impressionantes com Jesus certamente está relatado na história da mulher curada da hemorragia. Ela era incuravelmente enferma. Sem dúvida, ela tinha passado muitas horas nas salas de espera dos médicos durante sua vida – em vão. Está escrito que ela tinha gasto todos os seus haveres com consultas médicas e que ninguém tinha podido curá-la – até que teve contato com Jesus. Em Lucas 8.44 está escrito de maneira tão simples: "veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste..." O passo de fé dessa mulher enferma levou à sua cura completa.
Com isso não quero dar a entender que sempre tem que acontecer necessariamente uma solução física ou prática dos nossos problemas. Com certeza, porém, o Senhor nos liberta do problema. Pode ser que o problema em si continue existindo – mas não se trata mais do seu problema, e sim do problema dEle! Ele lhe ajudará, Ele pode curá-lo. Talvez Sua interferência não ocorra como você imaginou, mas com certeza ela lhe será útil para a eternidade, curando a alma e o espírito!
Esse acesso livre está sempre disponível. Vamos dar passos de fé e abrir a porta – e ficaremos impressionados com a glória da Sua graça. Ele, o Todo-Poderoso, fez tudo por nós – basta que nos manifestemos! (Peter Malgo - http://www.apaz.com.br)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Banquete Espiritual

Quanto a vós outros, a unção que dEle recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nEle, como também ela vos ensinou. 1 João 2:27
Creiamos na Palavra. Quem assim come o Pão do Céu é nutrido diariamente e saberá o que significam estas palavras: “Não tendes necessidade de que alguém vos ensine” (1Jo 2:27). Temos lições puras saídas dos lábios dAquele a quem pertencemos, dAquele que nos comprou com o preço de Seu sangue.
A preciosa Palavra de Deus é um sólido fundamento sobre que se pode construir. Quando os homens se acercam de vocês com suas suposições, digam-lhes que o Grande Mestre lhes deixou Sua Palavra, a qual é de incalculável valor, e que Ele enviou um Consolador em Seu nome, a saber: o Espírito Santo. “Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26). “Eu sou o pão vivo que desceu do Céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que Eu darei pela vida do mundo é a Minha carne” (Jo 6:51).
Aí nos é apresentado um rico banquete, do qual podem participar todos os que crêem em Cristo como Salvador pessoal. Ele é a Árvore da Vida para todos quantos continuam a alimentar-se dEle.
Fui instruída a perguntar aos que professam receber a Cristo como seu Salvador pessoal: Por que ignoram as palavras do Grande Mestre, e enviam cartas a seres humanos para receber palavras de conforto? Por que confiam na ajuda humana quando têm as promessas abundantes, plenas e maravilhosas. “Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue permanece em Mim, e Eu, nele. Este é o pão que desceu do Céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente” (Jo 6:56, 58). Eles podem morrer, contudo a vida de Cristo neles é eterna, e eles serão ressuscitados no último dia. “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (v. 63). [...]
Sou instruída pela Palavra de Deus de que Suas promessas são para mim e para todo filho de Deus. O banquete está estendido diante de nós; somos convidados a comer a Palavra de Deus, a qual fortalecerá os músculos e nervos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jesus Cristo é o Senhor!

Levanta-se, Igreja! Tome consciência da hora de Deus. Contemple tudo o que o Pai Se propôs a fazer. Renda-se a Jesus Cristo! Entre com fé e espírito de vitória. Comece a brilhar. Tudo aquilo que a planta de seus pés pisar, será seu. Ele assegura com Sua palavra, porque nossos pés são os pés de Jesus. Somos o Corpo de Cristo." Quando esse Corpo se move sob a tutela  da Cabeça, vai ali a Igreja triunfante, caminhando, pisoteando,esmagando e conquistando os reinos  para nosso Senhor Jesus Cristo.


Nome sobre todo nome
é o nome do meu Cristo;
diante de tão glorioso nome

todos se prostrarão

Todas as forças da escuridão,
a humanidade de todo o mundo
todos os céus e suas potestades 
todos se prostrarão.

Nossos olhos O contemplam,
nosso coração O adora,
nossa língua hoje proclama
JESUS CRISTO É O SENHOR!"

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fé na aflição


 
Deus dá mais benevolência, mais ajuda,  alegria, esperança e  força a todos nós em nossa fraqueza , nunca quando nós somos fortes. Nós apenas precisamos  depositar nEle. no  Senhor Jesus,nossas angustias e medos.


A dúvida é fé na aflição, e é muito duro  quando você está duvidando de Deus.  Há duas maneiras de olhar um problema. Você pode olhar seu problema através de Deus , ou através do  medo .  Se  Deus esta  na frente do problema, parece insignificante. Mas se Deus esta atrás do problema, a seguir o problema domina tudo.


(Hebreus 11:6) - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele
que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Deus tem mil formas para suprir nossa necessidades. Tão somente espera nossa fidelidade.
Nosso problema para Ele é insignificante.
Confiemos nEle.