Salmo

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ousadia



A ousadia de Josafá

 Tuta Moraes2 Crônicas 17:6
Geralmente se ouve dizer que pessoas que decolaram e voaram alto foram pessoas ousadas, foram pessoas que arriscaram, foram pessoas corajosas e destemidas.
Libertadores ousaram em lutar por liberdade, conquistadores ousaram em lutar por mais terras, idealistas ousaram em mostrar suas ideias por mais loucas que pudessem parecer, cientistas ousaram em provar suas experiências consideradas malucas e lunáticas, justiceiros ousaram em fazer justiça, empresários ousaram em arriscar tudo que tinham para construir empresas sólidas, técnicos de times ousaram em adotar táticas inovadoras para vencer campeonatos.
A ousadia faz parte do vocabulário, e mais que isso, faz parte da própria filosofia de vida de quem deseja vencer nessa vida. Se você ainda tem alguma dúvida a respeito disso, dê uma boa olhada na ousadia de Josafá, e tente encontrar motivação para ser ousado em sua vida para que você também possa ser um vencedor em sua jornada.
Josafá passou a ter um coração ousado“Tornou-se-lhe ousado o coração...” – A ousadia de Josafá tem a ver com seu coração, tem a ver com sua motivação, e isso fez toda diferença na vida desse rei de Judá. É importante salientar o verbo “tornar-se”, indicando que ele veio a ser ousado de coração, dando a ideia de que ele poderia estar acomodado como tantos outros. E é assim mesmo que acontece conosco. A maioria dos filhos de Adão é acomodada, a maioria adota a filosofia do mais fácil, do “se melhorar estraga, e, para ser bem franco, a maioria opta pela mediocridade. A maioria dos cristãos prefere se calar quando deveria falar e cruzar os braços diante do erro quando deveria lutar.
Josafá passou a seguir os caminhos do Senhor“... em seguir os caminhos do Senhor...” – É preciso se tornar uma pessoa ousada para seguir os caminhos do Senhor. Tem que ter sangue nas veias, tem que ser cabra macho, tem que ter coragem, tem que ser ousado, porque senão será guiado pela força dos ventos e da maré. Não é fácil lutar contra as tentações, não é fácil ser santo nesse mundo cheio de pecado, não é para qualquer um voar alto como uma águia, para isso, é preciso ser ousado em seguir os caminhos do Senhor, permitindo que ELE e somente ELE dite as regras e indique o caminho a ser seguido.
Josafá passou a combater o maior pecado do povo“e ainda tirou os altos e os postes ídolos de Judá.” – Sua ousadia foi vista por todos, foi sentida na pele, pois quando nosso coração é ousado em seguir os caminhos do Senhor, precisamos derrubar as barreiras, precisamos destruir tudo aquilo que nos impede de ver e de buscar o Senhor. Judá tinha que abandonar a idolatria se quisesse ser um povo abençoado. Judá tinha que desfazer as amarras, quebrar as algemas, e se libertar da escravidão do pecado. Josafá foi ousado em derrubar e destruir a idolatria que provocava a ira e o ciúme de Deus.
Pense:
Você tem um coração ousado para seguir os caminhos do Senhor? Para derrubar as barreiras? Quebrar os grilhões? Tirar o pecado que lhe escraviza? Então você está pronto para agradar a Deus.

Nenhum comentário: