Cuidado com a amargura: não há limites para os males que pode causar
Você conhece a história de Caim? Está registrada em Gênesis 4. Adão e Eva, seus pais, desobedeceram a Deus e foram expulsos do Jardim do Éden, passando a viver num ambiente hostil. A terra produzia espinhos e ervas daninhas de toda espécie, e só com muito suor conseguiam o alimento para cada dia. Nesse contexto de sofrimento nasceu Caim, seu primeiro filho. Ele ficou conhecido por ser fratricida: matou o seu irmão Abel. O estranho é que ambos os irmãos prestavam culto a Deus. Contudo, a amargura se apossou de tal forma de Caim que mesmo alertado por Deus para que a dominasse, não resistiu. Era religioso e ao mesmo tempo rebelde – como isso é possível?
Em Judas 1.11-13, se refere a pessoas como ele, com aparências de religiosas, mas que na verdade servem a Deus. São falsos mestres, que enganam muitos usando a própria Bíblia. Como Caim, deixaram-se dominar pela maldade e causam estragos por onde passam. Lamentavelmente, este é o retrato da humanidade. Vivemos numa sociedade religiosa e violenta ao mesmo tempo, que desagrada a Deus constantemente  e é capaz das piores atrocidades.
Tanto Judas como João citam Caim como um exemplo a não ser seguido. O que devemos fazer para não agir como ele? Somente entregando nossa vida a Cristo e sendo transformados podemos agradar a Deus. Isso inclui uma mudança interior, que atinja todos os nossos sentimentos e atitudes. Então, não siga o caminho de Caim e dos falsos mestres, que achavam que uma aparência religiosa seria o suficiente. Busque a Deus e permita que Ele transforme sua vida.
Fonte: Pão Diário