Salmo

sábado, 4 de outubro de 2014

Deus cura a ansiedade -



Deus cura a ansiedade

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
1 Pedro 5:7

"Lançando..." 
Lançar o que? Nossas preocupações, nossos medos, nossas lutas...
"...sobre ele..."
Ele quem? Deus, o nosso ajudador. Deus, o nosso protetor. 
Deus, que nos acolhe e livra-nos do mal!
Como?
Através da oração. Derramando nossas preocupação diante do altar do Senhor.
"...toda a vossa ansiedade..." 
Que é Ansiedade?
"Estado emocional de inquietude, medo e perturbação do sistema nervoso central."
Ansiedade: O que nos deixa apreensivos. O que nos deixa preocupados, o que nos limita!
 "...porque..."
Poque lançar nossa ansiedade sobre Deus?
Porque Deus tem todo poder. Porque Deus nos ama com amor eterno.
Porque Deus é um pai amoroso que se preocupa conosco!
E porque
"...ele tem cuidado de vós"
Deus se preocupa conosco.
Deus cuida de nós. Deus tem a cura para a ansiedade.
Espera no Senhor que cura da ansiedade.
Esperar em Deus é cura para a ansiedade!

Autor: Adailton Cavalcante

Oração Uns pelos Outros

 
Oração Uns Pelos Outros:
  1. 1Tm 2.8: Os homens devem orar em todo lugar. No contexto Paulo fala algumas coisas às mulheres, mas não as direciona especificamente à oração. Aos homens, sim, ele dá essa ordem específica. Percebemos grave falha entre nós neste particular, pois geralmente as mulheres estão mais fervorosamente voltadas à oração que os homens. Convoquemo-nos hoje, os homens, para uma mudança radical de nosso perfil. Parece que Deus quer que coloquemos a oração como um hábito de vida para qualquer hora e lugar.
  2. Tg 5.16: Andar na luz e orar uns pelos outros é essencial para saúde espiritual. Nós temos dado ênfase necessária ao andar na luz, mas negligenciado o orar uns pelos outros. Para obedecer a este texto temos aplicado a oração uns pelos outros ao momento de confissão, considerando que a ordem está neste contexto. Mas devemos entender que há duas ordens a serem obedecidas: 1) confessar (andar na luz) e 2) orar uns pelos outros, para depois se obter a cura prometida - "para serdes curados". Não podemos limitar o entendimento de que a ordem de orar com a promessa de cura esteja presa somente à confissão de pecados e a qualquer mal a isso relacionado. Muitos precisam de cura de diversos males para prosseguirem caminhando na fé.
O texto também diz que a súplica de um justo é eficaz. Nós estamos buscando solução eficaz para o problema da excessiva desistência por parte dos convertidos. Pois aí está a solução eficaz apontada pelos apóstolos.
  1. Ef 6.18: Vigiar com perseverança suplicando por todos os santos. Aqui há uma clara determinação para orarmos uns pelos outros. Este verso diz algo importante sobre orar no Espírito Santo: "Orando em todo tempo no Espírito e para isso vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos". Está dizendo que a forma prática de se orar em todo tempo no Espírito é vigiar com oração perseverante pelos irmãos. O Senhor quer nos dar consciência de que o Espírito santo anseia dirigir-nos em oração pelos nossos irmãos.
  2. 1Tm 2.1-4: "Antes de tudo que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens". Na sequência Paulo ordena que se ore a favor dos reis e dos que se acham investidos de autoridade.
Primeira razão: Para que tenhamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Paulo está dizendo claramente que se orarmos por nossas autoridades teremos mais tranquilidade neste mundo ímpio.
Segunda razão (principal): Para que sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Precisamos compreender que ser salvo e chegar ao pleno conhecimento da verdade podem representar coisas diferentes. Ser salvo é algo instantâneo que ocorre no momento do arrependimento e batismo. Mas conhecer plenamente a verdade é o processo que se segue. A maioria de nós costuma orar por alguém até que se converta. Daí pra frente utilizamos o recurso de alimentá-lo pela Palavra, deixando tudo por conta do discipulador. Mas o texto diz que precisamos prosseguir orando até que este irmão chegue ao pleno conhecimento da verdade. Veremos adiante como Paulo praticava isso à risca.
  1. 1Jo 5.16: O apóstolo João está dando uma ordem para que se ore por algum irmão que estiver em pecado e Deus lhe dará vida. Nos versos anteriores ele havia ensinado de que Deus responde às orações feitas segundo a Sua vontade. Isso indica que é da vontade de Deus restaurar os irmãos que estão lutando com pecado, mas não o fará sem a oração da Igreja. Muitos sucumbem na fé por terem caído em laços do pecado e depois não encontram vigor para voltar e prosseguir. Isso pode ser aplicado também àqueles irmãos que estão sendo restaurados pelo processo de disciplina.
  2. Mt 6.13: "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal". Jesus disse que devemos orar para não cairmos em tentação e para sermos livres do mal - Satanás e seus desígnios. Podemos inferir que isso deve ser causa de oração uns pelos outros para que a Igreja seja livre do mal e livre das tentações. Jesus no Getsêmani (Lc 22.40), disse aos discípulos que orassem para não entrarem em tentação.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Contenha o seu choro

 



Contenha o seu choro e as suas lágrimas, pois o seu sofrimento será recompensado, declara o Senhor...Por isso há esperança para o seu futuro...” (Jeremias 31.16-17 – NVI)


Há tempo para chorar, mas há um tempo para enxugar as lágrimas e conter o choro. Nosso tempo é determinado por Deus. Seja um tempo de lágrimas ou de alegria. Mas aqui nesses versos o Senhor declara que haverá recompensa para o nosso sofrimento. O próprio Deus declara isso. Quem poderia imaginar que até mesmo o sofrimento quando colocado diante de Deus tivesse recompensa? Só um Deus amoroso faria isso. Esse é o Deus que se importa conosco.

Há um propósito para tudo o que acontece conosco e Deus faz cooperar todas as coisas para o nosso bem. Por isso, mesmo diante de um momento de tristeza podemos erguer os olhos aos céus e renovar a esperança quanto ao nosso futuro. Quem sabe você acordou hoje com um sentimento de perda, frustração e decepção. Nossos sentimentos muitas vezes nos levam para longe das promessas de Deus. Não confie neles, mas na promessa de que você será recompensado pelo sofrimento e pelo trabalho feito para o Senhor.

Hoje Deus declara para você: “Filho, há esperança para o teu futuro. Contenha as tuas lágrimas e confia a mim todas as tuas preocupações. Aquilo que aparentemente pode parecer uma grande derrota é parte do Meu plano para te abençoar mais. Mesmo que os teus sentimentos venham dizer-te que és um perdedor, ouça meu Espírito segredando-te: Você é mais do que vencedor! Meu Filho morreu na cruz para fazer-te um grande vencedor. Mais uma vez te digo: não confie nos teus sentimentos. Deixe a ansiedade aos meus pés. Deixe-me agir!”


“Quem espera no Senhor jamais será decepcionado. Espera, pois no Senhor”.

by Adalgiza Coelho

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O que significa temer a Deus?

 




Postado por André Sanchez em: O que significa isso?
A Bíblia está recheada de textos que falam a respeito do temor a Deus. Como exemplo, cito Provérbios 1.7 que diz que O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” . No texto de Atos 9. 31 vemos que “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”
O que significa temer a Deus e temer ao Senhor?Muito entendem de forma errada a expressão “temor do Senhor” ou “temor a Deus”. Alguns dizem que seria ter medo de Deus. Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele. Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4. 18). Ou seja, o temor a Deus citado na Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga tormento. Antes, é algo que nos aproxima ainda mais de Deus.
Então, o que significa exatamente temer a Deus?
Temer a Deus é respeitá-Lo como sendo quem é; é reverenciá-Lo e obedecê-Lo baseado em toda a revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade, vontade, amor e outros milhares de atributos revelados a nós. Algumas passagens bíblicas demonstram claramente o significado do Temor do Senhor e exemplificam como devemos praticá-lo:
– Temer a Deus é adorá-Lo como o único Deus. “Não terás outros deuses diante de mim.” (Ex 20. 3)
– Temer a Deus é tomarmos atitudes de santidade e pureza. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2Co 7. 1)
– Temer a Deus é ser fiel a Ele em qualquer situação, cultivando um coração santo. “Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.” (2Cr 19. 9)
– Temer a Deus é o início de uma vida de sabedoria. E a sabedoria é praticar a vontade de Deus. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111. 10)
– Temer a Deus é aborrecer o mal. “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Pv 8. 13)
Assim, o temor de Deus é como o oxigênio para a vida do discípulo. Sem temor a Deus não existe o discípulo.