Salmo

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Antes de Eu Pedir, Ele Sabe

 
Antes de Eu Pedir, Ele Sabe
 |  Pr. Olavo Feijó


Mateus 6:8 - Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

No meio de suas instruções sobre oração, Jesus faz a seguinte afirmação poderosa: “Porque o vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes” (Mateus 6:8).

Se o Senhor conhece nossas necessidades, antes até de nós lhe endereçarmos nossos pedidos, não há o perigo de perguntar: “então, porque pedir?”

Aparentemente, esta pergunta não preocupou o Mestre. Logo em seguida, a partir do verso 9, Ele nos ensinou a Oração Dominical, conhecida como Pai Nosso onde, aliás, existem pedidos.

Neste contexto, qual é a utilidade de pedir, se o Senhor a quem pedimos já sabe, de antemão, aquilo de que necessitamos? Dentre algumas possíveis utilidades, talvez valha a pena salientar uma: o Senhor sabe daquilo que verdadeiramente precisamos – e nós, será que sempre conhecemos, de fato, nossas necessidades reais? A experiência diz que não! Nosso conhecimento de nós mesmos é muito superficial e parcial. Não raro, pedimos infantilidades. Por isso, é tremendamente importante ter a certeza de que o Senhor, ao ouvir nossos pedidos imaturos, ainda que sinceros, responda nossas petições de acordo com a visão sábia e paternal que Ele tem de nós. Que bom. Antes de eu pedir, Ele sabe.