Salmo

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Tomando Decisões


Passo 1 – Ore por orientação (princípio da inspiração). Comece pedindo a Deus que o auxilie a enxergar segundo Sua perspectiva do problema. Intuição geralmente nos leva ao erro. “Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria (de Deus) não corre perigo” (Provérbios 28.26).

Passo 2 – Obtenha fatos (princípio da informação). Não tome decisões desinformado. Antes, descubra o máximo que puder de informações relevantes. “Todo homem prudente age com base no conhecimento” (Provérbios 13.16). “Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento” (Provérbios 23.23).

Passo 3 – Peça conselhos (princípio da consultoria). Se possível, fale com alguém que já tenha passado pelo mesmo risco. É sábio aprender pela experiência e mais ainda aprender com a experiência de outras pessoas! Não é necessário aprender tudo da maneira mais difícil. “Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos” (Provérbios 20.18). “A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e o seu ouvido aberto para ouvir novas idéias” (Provérbios 18.15).

Passo 4 – Estabeleça sua meta (princípio da seleção). Certifique-se de compreender a razão e o propósito da decisão que está para tomar. Não persiga dois coelhos ao mesmo tempo. “O homem de discernimento mantém a sabedoria em vista, mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra” (Provérbios 17.24).

Passo 5 – Calcule os custos (princípio da avaliação). Isso se chama, risco calculado. Pergunte a si mesmo: (1) Isto é necessário? (2) Quanto vai custar em tempo, energia e dinheiro? (3) Vai valer a pena? “É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas conseqüências depois que se fez os votos” (Provérbios 20.25).

Passo 6 – Faça planos para enfrentar problemas (princípio da preparação). Lembre-se da Lei de Murphy ("se algo pode dar errado, vai dar") e lembre-se que Murphy era um otimista! Não ignore os problemas: eles não vão ignorar você! Sendo assim, esteja preparado. “Quem sai à guerra precisa de orientação” (Provérbios 20.18). “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências” (Provérbios 22.3).

Passo 7 - Enfrente seus medos (princípio da confrontação). Ter medo não é sinal de fraqueza, é sinal de humanidade. Coragem não é ausência de medo, mas seguir em frente apesar dos medos. “Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro” (Provérbios 29.25).

Passo 8 – Tome a decisão! Vá em frente! (princípio da iniciação). É neste ponto que você deve parar de falar e passar a agir. É preciso começar. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3).