Salmo

sexta-feira, 3 de julho de 2015

O braço forte de Deus


O braço forte de Deus
Leitura: Êxodo 6:1-8 | A Bíblia em um ano: 1 Crônicas 1–3
João 5:25-47
…vos resgatarei com braço estendido… —Êxodo 6:6
Minha amiga Joana queria muito se tornar pianista clássica, viajar e apresentar-se como solista ou pianista de outra pessoa. Durante o curso superior de piano, ela teve tendinite no braço direito e ficou debilitada demais para participar do recital solo obrigatório. Acabou colando grau em história e literatura da música.
Ela conhecia Jesus como seu Salvador, mas tinha se rebelado contra Ele durante vários anos. Depois, por meio de outras circunstâncias difíceis, percebeu o Senhor estendendo-lhe a mão e voltou-se para Ele. Finalmente, seu braço se fortaleceu e seu sonho de viajar e tocar se realizou. Diz ela: “Agora, posso tocar para a glória de Deus, não para a minha própria. Seu braço estendido restaurou a minha vida espiritual e a força em meu braço, para capacitar-me a servi-lo com o dom que Ele me concedeu.”
O Senhor prometeu a Moisés que o Seu braço estendido resgataria os israelitas do cativeiro no Egito (Êxodo 6:6). Ele cumpriu aquela promessa, embora Seu povo frequentemente rebelde duvidasse (14:30-31). O poderoso braço de Deus está estendido também para nós. Independentemente do resultado de nossa situação, podemos confiar que Ele realizará Sua vontade para cada um de Seus filhos. Podemos depender do braço forte de Deus.
Com o poder de Deus na retaguarda e amparado em Seus braços, você pode enfrentar o futuro.
Pão Diario

terça-feira, 30 de junho de 2015

A amizade, um refrigério para o coração

 

A amizade é uma das mais importantes bênçãos da vida. O amigo ama em todo o tempo. É mais achegado que um irmão. Não poderíamos viver bem sem amigos achegados, companheiros de jornada, conselheiros sábios, refrigério de Deus para o coração.
É claro que não estou falando de amigos de taberna, companheiros de copo, que rasgam a cara em ruidosas gargalhadas nos banquetes da iniquidade. Não estou falando dos amigos utilitaristas que se aproximam apenas para auferirem alguma vantagem imediata. Falo dos amigos sinceros, que estão ao seu lado para celebrar suas vitórias e chorar com você em suas lutas. Falo daqueles amigos que confrontam você em secreto e enaltecem você em público. Falo daquela amizade que é edificada sobre o sólido fundamento do amor, e que, por isso, não se abala quando as vicissitudes nos açoitam com rigor desmesurado.
Amigos bajuladores são um simulacro da verdadeira amizade. Agradam você com elogios hipócritas em sua presença e solapam sua honra quando você vira as costas. O verdadeiro amigo, porém, ama em todo o tempo. Está presente com você não porque busca alguma vantagem, mas porque tem pressa em servi-lo. O amigo verdadeiro é aquele que chega quando todos já se foram. É aquele que lhe estende a mão com presteza, quando os outros recuam com celeridade.
O apóstolo Paulo ilustra essa magna verdade, mencionando Filemom, um homem cujo amor lhe trazia grande alegria e conforto; um homem que reanimava o coração dos santos; um amigo leal, um bálsamo de Deus na vida das pessoas. Eis o registro do veterano apóstolo: “Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido por teu intermédio” (Fm 7). E você, tem sido um amigo leal? Você tem reanimado o coração das pessoas? Dale Carnegie, em seu clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, diz que a única maneira de termos amigos é sermos amigos. Aqueles que investem em pessoas, amando, cuidando e servindo recebem de volta amizade sincera. Quando semeamos lealdade, colhemos fidelidade. Quando esparramamos as sementes do amor, colhemos os frutos da lealdade. Quando abençoamos, somos abençoados. Quando franqueamos nosso coração aos outros, recebemos de volta aquilo que ofertamos.
Você tem amigos verdadeiros? Eles têm sido seus conselheiros? Você tem encontrado neles consolo e encorajamento? Você tem esse tipo de amigo? Você encontra tempo para investir na vida das pessoas que ama? Está presente com elas em suas alegrias para celebrar suas vitórias? Está junto delas para chorar suas dores? Lembre-se: nesse terreno, colhemos o que plantamos e ceifamos o que semeamos!
(Hernandes Dias Lopes,

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Certeza de salvação

Certeza  de salvação
Leitura: Romanos 10:8-15 | A Bíblia em um ano: 1 Crônicas 10–12
João 6:45-71
Conta-se que a rainha Vitória, do Reino Unido, foi profundamente tocada durante um culto na igreja. Ao final, ela perguntou ao seu capelão: “É possível nesta vida alguém ter absoluta certeza da segurança eterna?” Ele não soube responder. Mas, um evangelista chamado John Townsend ouviu falar a respeito da pergunta da rainha e, depois de muito orar, enviou-lhe um bilhete: “Com mãos trêmulas, mas, sincero amor, e por saber que podemos estar absolutamente certos, agora, de nossa vida eterna na Morada que Jesus foi preparar, rogo a Vossa Benevolente Majestade ler as seguintes passagens das Escrituras: João 3:16; Romanos 10:9-10.”
Duas semanas depois, o evangelista recebeu a seguinte carta: “…em meio a orações, li cuidadosamente as partes referidas das Escrituras. Creio na obra acabada de Cristo por mim e confio em que, pela graça de Deus, encontrarei você naquela Morada a respeito da qual Ele disse: ‘Vou preparar-vos lugar’ —Vitória Guelph”.
Townsend acreditava firmemente que, nesta vida, podemos ter a certeza da salvação eterna (v.9) e ele também se preocupava com os outros. Considere o significado de João 3:16 e Romanos 10:9-10 para o seu destino eterno. Deus quer dar a você a certeza de que seu pecado está perdoado e, que após a morte, você estará com Ele para sempre.
As vidas enraizadas na imutável graça de Deus jamais poderão ser desenraizadas.
Pão Diário

Permaneçamos juntos

Permaneçamos juntos
Leitura: 1 Coríntios 12:12-27 | A Bíblia em um ano: Jó 8–10
Atos 8:26-40
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. —1 Coríntios 12:14
Para a maioria das regiões do mundo o incrível fenômeno da neve é algo familiar. Flocos de neve são lindos cristais de gelo trabalhados. Cada floco é frágil e derrete rapidamente se cair em sua mão. No entanto, em grande quantidade criam uma força considerável. Podem bloquear grandes cidades e ao mesmo tempo criam belas paisagens de árvores carregadas de neve, cujas imagens decoram calendários e tornam-se tema de ilustrações. Proporcionam divertimento nas rampas de esqui e alegria para crianças que fazem bonecos de neve e têm munição para guerras de bola de neve. Tudo isso porque os flocos permanecem juntos, grudados.
O mesmo é verdade para aqueles que seguem a Cristo. Cada um de nós foi exclusivamente dotado de capacidade para contribuir com a obra de Cristo. O plano para nós nunca foi de uma vida em isolamento, mas de trabalho em união para nos tornarmos uma grande força para Deus e para o avanço de Sua causa. Como Paulo nos lembra, o corpo de Cristo “…não é um só membro, mas muitos” (1 Coríntios 12:14). Todos nós devemos usar os nossos dons para servir uns aos outros de modo que juntos façamos grande diferença em nosso mundo.
Coloque seu talento para funcionar, coopere alegremente com o talento daqueles ao seu redor e permita ao vento do Espírito usar você para a Sua glória!
Conquistamos mais juntos do que sozinhos.
Pão Diário

Fiel até o fim


Fiel até o fim
Leitura: Hebreus 12:1-4 | A Bíblia em um ano: 2 Samuel 19–20
Lucas 18:1-23
…corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta. —Hebreus 12:1
Após correr 32 quilômetros da Maratona Salomon Kielder, na Grã-Bretanha, um corredor saiu da pista e tomou um ônibus até uma área arborizada próxima à linha de chegada. Então, ele reentrou na corrida e chegou em terceiro lugar. Quando os comissários lhe perguntaram, ele declarou ter parado de correr porque estava cansado.
Muitos de nós conseguimos sentir a exaustão de um atleta esgotado ao corrermos a carreira da fé cristã. O livro de Hebreus nos incentiva a corrermos “…com perseverança, a carreira que nos está proposta” (12:1). Correr com perseverança exige que deixemos de lado o pecado que bloqueia o nosso caminho e larguemos os pesos que nos atrasam. Talvez tenhamos de avançar em meio à perseguição (2 Timóteo 3:12).
Para evitar desgaste e desânimo em nossas almas (Hebreus 12:3), a Bíblia nos incita a focarmos em Cristo. Quando prestarmos mais atenção nele do que em nossas lutas, perceberemos que Ele está correndo ao nosso lado — sustentando-nos quando tropeçamos (2 Coríntios 12:9) e encorajando-nos com Seu exemplo (1 Pedro 2:21-24). Manter nossos olhos no “autor e consumador da fé” (Hebreus 12:2) nos ajudará a permanecer junto à fonte de nossa força e fiéis até o fim.
Somos fortalecidos quando o centro da nossa atenção é Cristo.
Pão diário

Parceiros de Oração

Parceiros de oração
Leitura: 1 Tessalonicenses 3:6-13 | A Bíblia em um ano: Deuteronômio 8–10
Marcos 11:19-33
Irmãos, orai por nós. —1 Tessalonicenses 5:25
Encontrei minha amiga Ângela para almoçar, depois de não nos vermos durante vários meses. Ao final do nosso encontro, ela puxou um pedaço de papel com anotações do nosso encontro anterior. Era uma lista dos meus pedidos de oração pelos quais ela viera orando desde então. Ela recapitulou cada um deles e perguntou-me se Deus já os respondera ou se havia alguma atualização a fazer. Em seguida, conversamos sobre seus pedidos de oração. Como é encorajador ter um parceiro de oração!
O apóstolo Paulo mantinha um relacionamento de oração com as igrejas às quais ele servia, incluindo a de Tessalônica. Ele agradeceu a Deus pela fé, o amor e a esperança das pessoas (1 Tessalonicenses 1:2-3). Ele desejava revê-los e pedia a Deus “noite e dia” para que lhe fosse possível visitá-los novamente (3:10-11). Ele pediu ao Senhor para ajudá-los a “…crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos…” (3:12). Ele também orava para que os corações deles fossem isentos de culpa perante Deus (v.13). Eles devem ter se encorajado ao ler sobre as preocupações e orações de Paulo por eles. Paulo também conhecia sua própria necessidade da presença e do poder de Deus, e pediu: “Irmãos, orai por nós” (5:25).
Amoroso Pai, obrigado por desejar que falemos contigo. Ensina-nos a sermos parceiros de oração.
O melhor tipo de amigo é o parceiro de oração.
 
Pão Diario