Salmo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que as crianças enxergam em voce

(por André Sanchez)
Jesus, crianças, exemplos, embaraçarO dia das crianças está chegando e é momento de falarmos de assunto de “gente grande”. Apesar de quase todas as pessoas adorarem crianças, nem sempre elas demonstram que realmente se importam com elas como deveriam.
Quando algumas crianças se aproximaram de Jesus para que Ele orasse por elas e as abençoasse, foram repreendidas pelos discípulos como se elas fossem atrapalhar o trabalho de Jesus ou como se elas não tivessem tanta importância, ou ainda, como se o colo de Jesus não fosse o melhor lugar do mundo para elas estarem.
Porém, foram os discípulos que foram repreendidos e não as crianças. E nessa repreensão Jesus usa uma palavra forte que nos faz pensar: “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” (Mt 19. 14)
Jesus manda não “embaraçar” as crianças. O sentido dessa palavra nesse texto é tentar impedir, opor-se, negar a elas a bênção de chegar a Jesus. Jesus não queria ver seus servos impedindo as crianças de gozarem de Sua presença e bênção, porém, era o que eles estavam fazendo.
Nós sabemos que as crianças não aprendem somente pelo método cognitivo (as aulas na escola, por exemplo), mas pricipalmente pela observação e imitação. Primeiro de seus pais e parentes próximos, depois das pessoas que vivem à sua volta, como amigos e pessoas da sociedade.
Nesse sentido muitos de nós temos “embaraçado” as crianças e levado algumas delas para longe do Senhor. Não é isso que acontece quando damos maus exemplos a elas? Ou quando não damos os bons exemplos que elas tanto necessitam enxergar em nós?
Quando não as ensinamos, na prática do dia-a-dia, o que é servir a Deus e ao próximo? Quando damos exemplos errados, expondo a elas atitudes imorais e mentirosas? Quando as expomos a comportamentos da moda que não agradam a Deus? Quando somos hipócritas, duas caras, ambíguos em nossa vida? Não é assim que embaraçamos muitas das crianças ao nosso redor?
Todos nós temos crianças à nossa volta. O que estamos fazendo pela vida delas? Estamos conduzindo cada uma delas ao colo de Jesus ou embaraçando-as para que não se aproximem, para que não se acheguem à presença de Jesus, vejam o Mestre e sejam abençoadas?
Todos nós temos responsabilidades com relação às crianças que estão à nossa volta. Por isso, nesse dia das crianças, pensemos como anda nosso exemplo perante elas para que, no futuro, não tenhamos que ouvir de Deus uma repreensão por termos levado-as para longe Dele com nossos exemplos maus ou falta de bons exemplos! O que as crianças enxergam através de sua vida?

Te convido ainda a ver esse vídeo impressionante: Crianças veem, crianças fazem

Nenhum comentário: