Salmo

sábado, 6 de abril de 2013

O Segredo Para Vencer o Medo

5 passos para superar o medo

  por Suely Buriasco
 
5 passos para superar o medo
Segundo a psicóloga e autora do livro O Segredo Para Vencer o Medo, Adriana de Araújo: “Sentir medo é natural e saudável, afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Em excesso, porém, pode atrapalhar a dinâmica da vida de qualquer pessoa”.

É natural sentir certa insegurança diante de imprevistos, o problema é que existem pessoas que fazem de todo desafio um motivo de sofrimento. O medo faz com que a pessoa perca chances importantes de progresso e amadurecimento. A melhor forma de libertar-se dos medos é aceitar as mudanças como oportunidades de progresso.

Se o medo tem paralisado você, pense em dar os seguintes passos:

1- Autoconhecimento.
Você precisa pensar nas razões de tanta insegurança, fazer uma autoanálise para detectar o que está envolvido nas situações que você teme. Nenhuma transformação é possível sem o conhecimento de si mesmo; reflita sobre o que deixa você inseguro.

2- Autovalorização.
Avalie as suas capacidades, enumere seus talentos e tudo o que você já conseguiu por seu próprio esforço. Valorize suas potencialidades, busque em sua memória rever situações difíceis que você soube resolver e verá que você é capaz de superar também todo temor. Acredite que pode fazer o que se propôs; sinta sua capacidade e avance!

3- Novos conceitos.
O fracasso é apenas algo que não deu certo, mas não é um fato único e irreversível, afinal nem tudo deu errado e isso não é o fim. Considere-o como uma das consequências de seus atos e se empenhe a enfrentar novos desafios na busca de resultados diferentes. Pense que o fracasso pode ser a grande alavanca para feitos maiores; use-o por experiência e aprendizado.

4- Otimismo.
Elimine de seu vocabulário toda palavra negativa, não alimente, sequer em pensamento, ideias derrotistas. Dê espaço para ideias que provoquem bem-estar e aceite as situações tais como sejam, avaliando sempre as possibilidades de aprimorá-las. Lembre-se dessa frase de Helen Keller: “O otimismo é a fé que leva à realização. Nada pode ser feito sem esperança ou confiança”.

5- Enfrentamento.
Não se permita paralisar; quanto mais tempo passar, mais difícil será dar o primeiro passo. Conhecendo a origem de seus temores é mais fácil enfrentá-los e controlá-los. Pense que você detém poder sobre você mesmo, seus pensamentos e ações. E se, por mais que tente, seus medos estão vencendo, não demore em consultar um profissional. Buscar ajuda é um ato de coragem, pois também representa enfrentamento.

Acredite, aja e terá grandes chances de realizar!

Nenhum comentário: