Salmo

domingo, 7 de novembro de 2010

Qual diferença entre empatia e Simpatia?

Muitas pessoas ainda confundem Empatia, com Simpatia, você pode ter simpatia por alguém, mas não pode ter empatia. A simpatia é o apreço, admiração à atos e idéias de outros, ou seja,  simples entendimento do sofrimento do outro, já a  Empatia é proativa, deriva-se inicialmente, na maioria dos casos, da simpatia,sendo que vai mais além, é a capacidade de se colocar no lugar do outro. “O objeto da empatia é a compreensão, e o objeto da simpatia é o bem-estar do outro. (...) Em resumo, a empatia é um modo de conhecimento e a simpatia um modo de encontro com o outro”, define o psicólogo americano Lauren Wispe.  

Hoje em dia a sociedade tem uma cultura muito individualista, são poucas         pessoas que conseguem de fato, se colocar no lugar do outro, de ter essa sensibilidade. Principalmente no mundo corporativo, onde a concorrência é acirrada, um querendo ser melhor do que o outro, as pessoas estão tão preocupadas consigo, que exercem pouco a empatia, mas para entender o próximo é preciso, primeiramente, aprender a conhecer a si mesmo. Esse é um grande problema, as pessoas tem medo de conhecer a si mesma, tem medo do que o autoconhecimento pode revelar, trazer frustrações, traumas que as vezes as pessoas não estão preparadas, então prefere fugir do seu “eu”. 

Um profissional que tem um caráter exemplar,bons conhecimentos técnicos e generalista,  e consegue ser empático com as pessoas tem uma chance maior de ter sucesso em sua carreira.Pois não adianta você ter um grande conhecimento cientifico, ser muito inteligente, ter uma grande capacidade de resolução de problemas, se você não conseguir se colocar no lugar do outro, para as organizações , hoje em dia , os funcionários, possuem um grande valor. 

Particularmente eu sempre procuro ser empáticas nas minhas relações, tanto profissionais como sociais. O engraçado é que às vezes eu me coloco tanto no lugar dos outros, que parece que eu absorvo as emoções e sensações deles, hoje em dia consigo mais me controlar. Antigamente por exemplo, se eu visse uma pessoa sendo ferida, era como eu sentisse a dor dela, como se estivesse dentro de mim, quando eu via as crianças nas ruas pedindo esmolas, me dava uma sensação de tristeza, que me colocava no lugar delas e me sentia muito mal.Quando alguém era demitido no trabalho, era horrível, ficava imaginando a situação daquele pai ou mãe de família sem emprego.Sendo que fui trabalhando essas minhas emoções e fui percebendo que infelizmente não poderia mudar aquela realidade, e que cada um teria que passar por essas trajetórias, as vezes boas e as vezes nem tanto.Mas mesmo assim não fiquei insensível com essa realidade, ao contrario, procuro sempre fazer minha parte para transformar um pouco da tristeza em esperança e da alegria em sucesso.
            Mari Costa

 

5 comentários:

MISSIONARIALINO disse...

Amei essa mensagem, todos deveriam ler e por em prática, pois eu li mas não tinha o conhecimento de que eu tenho esses dois lados.Eu sempre me coloquei no lugar da outra pessoa, e por isso arrumei confusão com minha própria familia.elas dizem que não pode ser assim, eu vivo tomando as dores dos outros e sofro muito com isso. Eu há um mês estou tentando mudar fechando os olhos fingindo que não estou vendo, ou saindo de perto.

MISSIONARIALINO disse...

Eu vivo sofrendo muito porque quando alguém criticando outra pessoa por algo errado que ela praticou, a pessoa que está criticando se revolta contra mim, dizendo que não devo ser assim.Hoje em dia estou conseguindo me controlar ficando calada para não arrumar confusão, principalmente com minha familia que amo tanto.Deus nos concedeu uma família não foi para viver brigando,foi para amá-lo honrá-lo e respeitar um ao outro. E o bom exemplo começa dentro da nossa própria casa, depois levamos esse bom exemplo e relacionamentos para nossos visinhos e parentes e os demais.

MISSIONARIALINO disse...

Em provérbio 14.v,1 diz que toda mulher sábia edifica a casa, e a tola destrói com suas próprias mãos, por isso a mulher deve ter essas qualidades: Simpatia e impatia.

MISSIONARIALINO disse...

E u me dou com uma familia que tem hábitos e atitudes erradas, mas são simpaticas, e além do mais eu criei o filho de uma dessa pessoa até o momento. Esse menino está com 11 anos e desdos 8 meses foi criado comigo, mas há dois meses a mãe biológica do menino me fez uma ingratidão, dizendo que ia tirar o menino de mim, e era para eu cortar o contato com ele, porque ele não pode ter mais duas familias,ele me chama de mãe e meu esposo de pai. eu sofri muito mas consegui me controlar, minha filha disse que era pra eu largar essas pessoas de lado e falou horrores sobre elas, mas eu me compadeci e perdoei, e continuo tendo contato, não como antes, mas não deixei de lado porque o menino não tem culpa do acontecimento. E essa pessoa depois de ter afastado o menino de mim durante dois meses, me ligou pedindo um favor,e eu fiz, mas antes o menino veio passar o dia dos pais com meu esposo. o que vocês acham disso?
respondam-me para meu i-mail neideslino@yahoo.com.br.

MISSIONARIALINO disse...

Na minha casa ninguém gosta do meu modo de viver e me criticam muito, porque amo fazer favores, sem esperar troca, não gosto de pedir gosto de fazer, deixo de fazer pra mim pra fazer para os outros.Eles dem que eu sou boba, que sou tola, que sou troxa, e que ninguém faz nada pra mim.Mas nunca liguei pra isso, eu sou assim desda minha infãncia não sei ser mal com quem me faz mal.