Salmo

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sonho ou Delírio?










SONHO OU DELÍRIO?

muito bom estabelecermos metas em nossas vidas, ainda mais quando esta está relacionada à obra de Deus. No entanto, em nosso meio existem muitas pessoas que sonham e outras que deliram.


O problema é que pedimos a Deus constantemente em nossas orações que nos respalde em nossos planos e objetivos sem antes os colocarmos em prova, e diante dessa negligência tão comum em nossas vidas eu vejo a primeira diferença entre o delirar e o sonhar: sonhar é querer aquilo que Deus quer para mim, ainda que isto exija de mim renúncia, e me acarrete em um certo desconforto.


Delirar é achar que tudo aquilo que eu quero, e até mesmo as minhas ambições consumistas são da vontade de Deus, nos esquecendo de que nós é que estamos a serviço do Senhor e não o contrário.


Como já disse, temos o costume de pedirmos direção a Deus de como proceder para que os nossos sonhos se concretizem, quando na realidade deveríamos pedir o discernimento para sonharmos de conformidade com a sua vontade. De nada adianta pedirmos orientação de como caminhar, se lento, rápido, moderado, se estivermos no caminho errado.


É um delírio nos gloriarmos com dons que Deus mesmo nos concedeu para exaltação Dele. Não teríamos belas vozes, ou não seríamos tão eloqüentes, ou ainda, não teríamos habilidades para lidarmos com instrumentos musicais se ele não nos permitisse. Mesmo diante desta obviedade temos uma porção de "artistas" no meio gospel e diante de tanta glamorização eles têm sido mais lembrados até do que o próprio Deus.


Mas se os sonhos são verdadeiros e sobrepujam qualquer dificuldade, os delírios são efêmeros e utópicos, e com um final muito triste. São semelhantes a entorpecentes que matam seus usuários, trazendo boas sensações durante toda a vida deles.


Infelizmente, temos visto muitas quedas hoje em dia de pessoas que eram tremendamente usadas nas mãos de Deus, mas entraram na decadência da busca delirante por posições e aprovações de homens, ou se corromperam diante da sedução que o dinheiro tem causado.


No dicionário Aurélio, há várias palavras para definir “delírio”. Dentre as várias explicações, a que mais me chamou a atenção foi esta: "Exaltação do espírito; desvairamento".


Foi assim com Sansão, que trocou os planos que Deus tinha com ele por alguns momentos aprazíveis a ele com belas mulheres, no entanto acabou com a sua própria vida destruindo também os filisteus.


Por isso devemos saber se o que está impulsionando o desejo de sermos pregadores, cantores, ou até mesmo missionários, é uma carência por holofotes, uma busca de aventuras, ou se é um desejo sincero de contribuir para a expansão do reino de Deus e para edificação da igreja.



Às vezes o querer de Deus nos causa um certo incômodo, mas quando a obediência o sobrepuja nos advém o aperfeiçoamento e o amadurecimento. Sempre costumo dizer que quando desobedecemos a Deus, estamos querendo disputar a soberania com ele, e isso não é outra coisa a não ser soberba, e o autor de Provérbios no capítulo 16, no versículo 18 nos adverte que ela "precede a ruína, e a altivez de espírito a queda".



Shakespeare disse que somos da mesma matéria que os nossos sonhos. Quando reflito nessa frase logo peço a Deus, que a cada dia renove a minha mente para que o meus sonhos venham a ser puros, do contrário eles serão delírios e um filho de Deus precisa aprender a discernir entre sonho e delírio.



Que em nosso meio haja sonhadores que tenham projetos com o reino de Deus e não com seu próprio ego.


Deus te abençoe!


Ministério Vida Verdadeira em Cristo

Nenhum comentário: