Salmo

sábado, 25 de outubro de 2014

A falta de prudência é a causa de muitos problemas!

geracao-vida-informativo-2012-03-falta-de-prudencia



  • Follow Me on Pinterest
Prudência: virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução, calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil.
Ser prudente é calcular bem. É pensar e repensar sobre as coisas importantes da vida.
É uma virtude que nos faz ver o perigo e nos afastar dele.
A prudência é escudo e proteção àqueles que a possuem e anda de mãos dadas com a sabedoria. Todos sabem discernir o que é certo e o que é errado. A grande diferença é que o prudente vê o mal e se esconde, foge, e o insensato, vê o mal e continua no seu caminho até sofrer as consequências e danos. A Bíblia diz: “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.” (Pv: 27:12).
Existem perigos que são riscos físicos, por exemplo: andar sozinho pela madrugada, dirigir embriagado, exceder o limite de velocidade nas estradas, sair contando dinheiro do banco, reagir a um assalto.
Se formos imprudentes corremos o risco de prejudicar a nós e a quem estiver conosco.
Existem também os perigos espirituais, que são riscos para a alma: a mentira, o ódio, rejeitar a Palavra de Deus, zombar das coisas de Deus, viver no pecado e etc..
O insensato despreza os caminhos de Deus, mas o prudente busca as coisas do alto.
A Bíblia diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha”. (Mt: 7:24) Quantas vezes nos arrependemos por ter sido imprudentes no falar, no olhar, no agir e no pensar? “Por que fui dizer isso?” “Por que fui fazer isso?”
Não se deixe levar somente por seus impulsos. A Bíblia diz: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente”. (Pv: 10:19)
Deus tem direção para cada um dos seus filhos, Ele tem a bussola para cada um de nós que é a palavra de Deus, onde nos guia e nos dá direcionamento. A sabedoria é o bem mais valioso que alguém pode adquirir, é o melhor investimento. É o que mais rende, mais lucra, mais produz resultados. De tudo o que você se esforça para obter, busque acima de tudo a sabedoria que vem do alto, nela está a chave para todas as demais coisas.
Como se adquire sabedoria?
Temendo – “Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos.” (Sl: 111:10)
“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender ” (Pv: 1:7)
Buscando – “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.”
(Tg 1:5- 8)
Comprando – A Bíblia diz: “Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e a prudência, mas não a venda nenhum deles.” (Pv: 23:23).
Muitas vezes dedicamos nosso tempo, atenção, esforços e até dinheiro em coisas que trazem apenas uma satisfação
momentânea, mas perdem facilmente seu valor e muitas vezes custam muito caro para nós. Tudo o que se pode adquirir, como uma casa, um carro, roupas, perde continuamente seu valor, se desgasta, se deteriora. Porém a sabedoria se valoriza, torna-se cada vez mais valiosa, muito mais do que qualquer outra coisa. Quem tem sabedoria não erra o alvo.
A Bíblia diz: …” Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino”… (Pv: 16:16.)
Geração Vida

Nenhum comentário: