Salmo

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Super sincero?

Por André Sanchez
Sabedoria dos provérbios: “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Pv 21.23)
Um tempo atrás existia uma série de TV chamada de “Super Sincero”. Era a história de um homem de meia idade, sem “papas na língua”, que simplesmente falava tudo que queria e achava. Diante de qualquer situação ele opinava sinceramente de acordo com suas convicções e avaliações. Os episódios se desenrolavam de uma forma humorística, mostrando as confusões em que ele se metia por causa desse jeito peculiar de lidar com as situações.
Sabedoria dos provérbios: O uso das palavras
MAS SERÁ QUE SER SUPER SINCERO NÃO É ALGO BOM?
Há quem defenda que devamos falar tudo aquilo que acharmos, caso contrário estaríamos sendo falsos e faltando com a verdade. Porém, não é bem assim! A sabedoria de provérbios nos ensina que “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Pv 21.23)
Isso significa que é preciso aplicar a sabedoria ao nosso falar antes que ele seja proferido, caso contrário, seremos alvos de angústias. Essas angústias são os sofrimentos causados por nós mesmos quando abrimos a nossa boca de uma forma descontrolada, sem considerar que o nosso falar deve estar apoiado em atributos importantíssimos como a verdade, a reflexão, a sabedoria, o respeito, o amor, a educação, a mansidão, o domínio próprio, etc. A verdade pode sair de nossa boca para abençoar ou para ferir pessoas, dependendo da forma como usamos a nossa língua, do tom que falamos, do jeito que expressamos, do momento certo ou errado… sem contar que nem tudo que achamos ou julgamos pode ser exatamente a verdade.
Da mesma como podemos usar um automóvel, que é algo bom, para abençoar nossa vida e de pessoas ao nosso redor, podemos também usá-lo como arma para ferir e matar, a nós mesmos e a outras pessoas. Assim também é com a nossa boca.
Assim, quando Provérbios nos diz para “guardar a boca e a língua”, está nos ensinando que devemos domar algo que pode ser destrutivo para nós mesmos e também para o nosso próximo. Em Tiago 3.5, diz que “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!”
Em outras palavras: quer ter menos problemas em sua vida? Use sua língua de forma correta, com verdade, mas com sabedoria!

Nenhum comentário: