Salmo

segunda-feira, 28 de maio de 2012

GPS

Teimoso Demais Para Perguntar Qual A Direção? Por Robert J. Tamasy Em sua opinião, quais as invenções que exerceram maior impacto na humanidade? Seria impossível compilar uma relação completa, mas certamente entre as mais significativas estariam inovações como a luz elétrica, o automóvel, o avião, as fibras sintéticas, o computador pessoal, a Internet, o telefone celular. Você provavelmente pensará em muitas outras, mais uma ferramenta mais recente que eu acrescentaria à lista seria o sistema de posicionamento global (GPS). Para pessoas com “deficiência direcional”, como eu, o GPS é uma dádiva. Se você me dissesse como chegar a um lugar dez vezes, provavelmente eu teria que perguntar-lhe uma décima primeira vez. Por qualquer razão, minha mente não retém informações lineares tais como chegar a um destino que eu não visito com frequência. Assim, possuir um GPS é de grande ajuda, principalmente quando em visita a uma cidade pouco conhecida. Já se observou que muitos homens são particularmente relutantes quanto a pedir informações; eles se orgulham de poder chegar a um destino sem a ajuda de ninguém –humana ou tecnológica. Para mim, porém, isso não faz muito sentido. Se o seu intento é chegar a um lugar por que não tentar conhecer a melhor e mais eficiente rota? E se houvesse um GPS disponível para traçar a rota pelo território frequentemente duro e imprevisível da nossa vida diária? Qual a melhor carreira para mim? Será esta uma boa ocasião para trocar de emprego? Como podemos reinventar o nosso negócio a fim de chamar a atenção de um mercado em mudanças? Quando eu deveria fazer esse investimento? Onde está aquela pessoa-chave para a equipe que estamos procurando? Qual a melhor maneira de equilibrar vida pessoal e profissional? Como eu saio do débito? Na verdade, já existe um “dispositivo” assim. Nós o conhecemos com o nome de Bíblia. Também podemos chamá-la de GPS – God’s Positioning System (Sistema de Posicionamento de Deus). Deixe-me explicar: Confie no “navegador”. Quando usamos um GPS num carro, ele nos serve melhor quando confiamos nas informações para nos guiar ao nosso destino. Tempo e experiência me ensinaram que Deus quer ser o nosso navegador na travessia da vida. Anos atrás aprendi estes versículos, que têm servido como um lembrete constante: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5-6). Esteja disposto a mudar de direção. Quando usamos um GPS no carro, se fizermos uma conversão incorreta vamos ouvi-lo dizer: “recalculando”. Ele então vai revisar as informações para nos manter no rumo do nosso destino. De modo similar, se estivermos dispostos a confiar em Deus, Ele irá redirecionar a nossa vida, corrigir nossas decisões e ajustar nossos planos para nos capacitar a atingir nossas metas e objetivos, pessoal e profissionalmente. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16:9). Permaneça confiante mesmo quando as vizinhas não forem conhecidas. Quando dirigimos um carro e confiamos em seu GPS há momentos em que perguntamos: “Esta direção está certa?” Geralmente, deixar de confiar no GPS e começar a confiar em nosso próprio julgamento e intuição ocorre quando estamos em dificuldade e nos sentimos perdidos, longe de onde queríamos estar. Por isso é importante confiar na sabedoria e orientação de Deus. “’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29:11). Como você está viajando através da vida hoje? Onde está obtendo a orientação que precisa para a jornada?

Nenhum comentário: