Por André Sanchez
Deus é o criador dessa máquina chamada corpo humano. Ele sabe  exatamente como ela funciona, o que é bom e o que é ruim para ela. Por  isso, a Bíblia, que é a palavra de Deus, está recheada de conselhos de  Deus para o cuidado de nossa vida. Dentre os vários conselhos  encontrados, quero destacar versículos especiais que Deus dedica na  orientação sobre o cuidado com a nossa mente e coração, especialmente no  que diz respeito à ansiedade, ao estresse e derivados. Usando um mandamento Deus mostra que devemos lutar contra a ansiedade: “Não andeis ansiosos de coisa alguma” (Filipenses  4.6).  Se o versículo terminasse aqui certamente estaríamos em maus lençóis,  pois a ansiedade, o estresse, e os seus derivados, em certos momentos,  parecem ser gigantes intransponíveis para nós. Deus, no entanto, vai  além e nos mostra como usar o Seu antídoto.
 “em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas  petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.6). O  antídoto de Deus para lutarmos contra a ansiedade é a oração da fé.  Colocamos em oração na presença de Deus tudo que nos causa temor, dor,  dificuldade, desconforto, ansiedade, estresse. Quando o texto diz “com ações de graças” significa que já agradecemos antes mesmo de receber, crendo que Deus cuidará da melhor forma das nossas demandas. Descansamos!
 Outro texto esclarece essa questão muito bem: “Humilhai-vos,  portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno,  vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem  cuidado de vós.” (1 Pedro 5.6). Quando nos humilhamos na  presença poderosa de Deus, reconhecemos nossa pequenez e a grandeza do  cuidado do Pai. Lançamos as ansiedades perante Ele e descansamos, na  confiança de que Ele nos ajudará a sermos vitoriosos. É a oração da fé.  Descansamos!
 O resultado da oração da fé é surpreendente, fantástico! Deus  garante saúde à nossa mente e coração por meio da paz [da paz vinda  diretamente Dele], que é o oposto da agitação, da ansiedade, do  estresse. A paz de Deus colocará em equilíbrio o nosso desequilíbrio: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp 4.7)
 É evidente que as atitudes mostradas acima não devem nos levar a  cruzar os braços e a não fazer nada, apenas esperando que Deus resolva  tudo. Isso não existe! Deus fará a parte Dele e nós devemos fazer aquilo  que está ao nosso alcance. As situações se resolverão com um cooperação  nós/Deus. É assim que deve ser. É assim que Deus promoverá a atuação da  Sua paz sobre nós. Por isso, a Bíblia, na continuação do verso indica:
 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é  respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável,  tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor  existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4.7) 
 Um esforço no cuidado e na manutenção da saúde da mente e coração  é uma lição de casa que devemos fazer todos os dias. Fazemos a nossa  parte e Deus faz a Dele. Aliado a isso, devemos também lembrar que a  vida é mais ampla que mente e coração. Devemos cuidar também da  alimentação, fazer exercícios físicos, evitar vícios, etc. Tudo isso  coopera para um organismo equilibrado, livre do estresse e da ansiedade.  

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário