Salmo

sábado, 4 de setembro de 2010

 

Por André Sanchez

Se existe algo que apreciamos é o capricho. O caprichoso é o que tem zelo pelo que faz, que faz bem feito, com dedicação, com esmero, da melhor forma possível. Nós amamos o capricho. Aliás, isto é algo que nasce com a gente. Quando vamos contratar alguém para algum serviço, normalmente somos zelosos em escolher àqueles que têm a fama de caprichosos.


Qualquer má fama de porcalhão, de que faz mal feito, de que é desleixado, já nos faz desprezar aquela pessoa e o serviço por ela prestado, pois ela não é caprichosa. Não gostamos de receber nada que tenha sido feito com desleixo ou com falta de capricho. Quando vamos comprar algo, buscamos escolher o que está mais bem feito, mais bonito, que é melhor, que foi feito com mais capricho.

Deus é o exemplo máximo de um caprichoso. Quando contemplamos a criação, a beleza dos detalhes da natureza, a beleza e perfeição do nosso organismo, do planeta, das estrelas, das constelações, e de outras milhares de coisas que Deus criou, percebemos um caprichoso em ação, um esmerado, um dedicado, um alguém que faz as coisas bem feitas.

Creio que esse exemplo de capricho que Deus nos mostrou e mostra em toda a sua obra que já foi feita, e na que vai se realizando com o passar dos dias, é algo a ser seguido. Digo isto porque existem muitas pessoas que preferem não ser caprichosas no que fazem. Andam na contramão do desejo de Deus, fazendo as coisas, seja em sua família, em seu trabalho e até na igreja, da pior forma possível, de qualquer jeito.

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5:1). Como vemos nesse versículo, Deus tem o desejo que olhemos para Ele e o imitemos. Com toda certeza, o capricho é algo que devemos imitar de Deus. É claro que não temos a capacidade que Deus tem, mas temos a capacidade de oferecer o melhor que Ele sabe que nós temos. Esse é o limite que Ele deseja obter de nós.

Faça o melhor, seja caprichoso em tudo que se dispor a fazer, imite o Pai, pense em como Ele faria, e em como Ele desdobraria o trabalho para que ficasse bom...Seja um caprichoso, assim como Deus é caprichoso!

Nenhum comentário: