Salmo

domingo, 22 de maio de 2016

Quais são os seus temores hoje?

 
 
 
 
 
A base para o sermão foi o salmo 34.
Davi escreve esse salmo após quase perder a vida, ele diz no verso 4: “Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos”
PERGUNTO“Quais são os seus temores hoje?”

PODE SER O MEDO:
ü  De Fracassar
ü  De Solidão
ü  Dos desafios da vida
ü  Na vida afetiva e emocional
ü  Do futuro da família e dos filhos
ü  Da própria vida com seus imensos desafios e interrogações

“O fato é que no fundo, todos temos os nossos temores. Mas é preciso acreditar que Deus está presente para nos livrar de todos esses temores
A ideia sobre LIVRAMENTO nesse salmo chegam ao número de aprox 9 vezes, VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
v. 4“Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos”
v. 6“Eu, um pobre sofredor, gritei; o SENHOR me ouviu e me livrou das minhas aflições”
v. 8: “Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!”
v. 17: “Quando as pessoas justas e honestas chamam o SENHOR, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições”
v. 18: “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”.

“Com certeza o nosso Deus é um Deus de livramento, creia nisso e você será abençoado”

1 – Um culto a Deus pelos seus livramentos – v. 1 – 4

A – Deus nos livra e muitas vezes nem percebemos / O VERSO 7 é enfático: “O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo” (não tem a ver com anjo da guarda).
NÃO CONFUNDA, OS LIVRAMENTOS DE DEUS:
ü  Não são redomas superprotetoras sobre nós
ü  Não são substitutos para a nossa prudência
ü  Estão sempre dentro da vontade divina, e constituem um mistério

“Davi louva a Deus pelos livramentos e isso o impulsiona para um culto”

V. 4 e 6: “Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. Eu, um pobre sofredor, gritei; o SENHOR me ouviu e me livrou das minhas aflições”
QUANDO DEUS NOS LIVRA, ISSO DEMONSTRA QUE:
ü  Carecemos de Deus todos os dias
ü  Ele é poderoso
ü  A nossa vida terrena é frágil e sem Deus fica mais frágil ainda
ü  Deus tem um plano para cada um de nós, cabe a nós descobri-lo e cumpri-lo
ü  Deus é fiel e que a nossa aliança com ele precisa se fortalecer

“Deus nunca nos livrará sem nenhum motivo, pelo contrário, sempre nos livrará para honrarmos o seu nome, para louvá-lo, para cultuá-lo. Vale a pena repetir os 3 primeiros versículos desse salmo quando Davi diz: Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome”.
B – O culto a Deus passa por 2 vias: O culto coletivo e o culto pessoal

Davi diz no v. 3“Anunciem comigo a grandeza de Deus; louvemos juntos o SENHOR”

OUTRA TRADUÇÃO: “Engrandecei ao Senhor comigo, e todos exaltemos o seu nome”
O culto coletivo:
ü  Faz parte da vida cristã
ü  É o grande coro do céu aqui na terra
ü  Demonstra o quanto Deus zela pelo povo
ü  Junta um pouco de cada um para darmos o melhor para Deus
ü  Traz consigo a paz, a alegria, a comunhão, a unidade e o compromisso de uns com os outros e de todos com Deus

Davi diz ainda no verso 2 (outra tradução)“A minha alma se gloria em Deus”
É quando a alma descansa em Deus que o culto pessoal está perfeito”
O culto pessoal:
ü  Aperfeiçoa o culto coletivo
ü  Traz a essência da adoração a Deus
ü  Mostra o quanto somos íntimos de Deus
ü  Traz consigo a pureza, a fidelidade, as lágrimas, a sinceridade, a constância e a sede de Deus

“Quem assim o faz pode dizer como Davi no verso 1: “Eu sempre darei graças a Deus, o SENHOR; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro”

2 – Os livramentos de Deus no campo pessoal – v. 5; 11 – 16  

“Com certeza cada um de nós já disse: Como eu queria servir a Jesus melhor, mas não consigo. Vou mudar para depois seguir a Jesus. Esse caminho é o caminho errado”

Isaías 55.3“Disse Deus: Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”
João 7.37“Levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
1 João 1.7“O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
A – O versículo 5 do salmo lido diz (outra tradução): “Contemplai-o e sereis iluminados”

PARAFRASEANDO“Olhai para Deus, achegai-vos a Deus e você mudará, seu rosto brilhará; brilhará de alegria, de paz, de esperança, de uma vida nova”

Derek Kidner comentando a palavra ILUMINADO nesse salmo diz: “Isto está relacionado à semelhança crescente entre o cristão e seu senhor, Deus. Noutras palavras, a iluminação é deleite, mas também é gloria, ou seja, uma transformação da pessoa inteira”

2 Cor 3.18: “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor Jesus”.
Isso também é um livramento de Deus, o livramento no campo pessoal”

“Temos dificuldade em admitir que precisamos mudar, mas o sentido da vida está aí, sermos cada vez mais parecidos com Jesus”

“E isso é uma ação do Espírito santo na sua vida, somado a suas atitudes de mudança”
B – Os versos de 11 – 16 DEIXAM CLARO ISSO:
ü  Então procurem não dizer coisas más – v. 13
ü  Afastem-se do mal e façam o bem – v. 14
ü  Procurem a paz – v. 14

“A esse tipo de atitude e pessoa Deus está atento, o contrário não. É o que diz os versos 15 e 16 (uma tradução mais clássica): Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. Mas, o rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal”

“É a partir de Jesus que nos livramos das coisas que prejudicam nossa vida pessoal, emocional e espiritual”

João 15.5“Disse Jesus: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
3 – Deus nos livra porque está perto de nós – v. 17, 18 e 19
A – QUAL A IMAGEM QUE VOCÊ FAZ DE DEUS?:
ü  Deus está longe
ü  Um Deus que não se importa com você
ü  Um Deus muito ocupado
ü  Um Deus que abandonou o mundo

Êxodo 33.11“Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo”

Salmos 145.18“Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”.

O v. 17 do salmo lido diz“Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações”
B – O v.18 diz “Que Deus está perto...”/ A palavra PERTO = estar junto, parentesco, relacionamento pessoal
PERGUNTOVocê sente Deus perto de você?

“Ás vezes Deus fica longe mesmo; mas, na verdade somos nós que nos afastamos de Deus e não sabemos encontrá-lo”

Jeremias 29.13“Disse Deus: Vocês irão me buscar e me acharão quando me buscarem de todo o vosso coração”.

DEUS FICA LONGE QUANDO:
ü  Oramos pouco ou não oramos
ü  O colocamos em segundo lugar nas nossas vidas
ü  O enxergamos apenas como uma imagem na nossa casa ou um crucifixo, DEUS É VIVO e pode habitar na sua vida
ü  Sabemos que estamos fazendo as coisas erradas e não queremos mudar
ü  Vir à igreja se torna apenas um ritual, você deve vir aqui para expressar diante de Deus toda a sua adoração
ü  Reina em nós a inveja, a língua difamadora, a falta de perdão, o egoísmo, os vícios, o descompromisso com a família, a igreja, a palavra de Deus, e o pior de todos, o descompromisso com Deus
POR OUTRO LADO DEUS ESTÁ PERTO:
ü  De como diz o versículo, dos que tem um coração quebrantado (Arrependimento)
ü  De quem ama e honra sua família
ü  De quem ora, busca a Deus em casa, na igreja, em todo lugar e tempo
ü  De quem olha para a Bíblia como a maior revelação de Deus para nós nesse tempo
ü  De quem olha para vida e vê nela uma oportunidade de servir a Deus
ü  Daquele que coloca em prática seus dons e talentos a serviço de Deus
ü  De quem ama, é fiel, justo, honesto, fala a verdade e pratica o bem
ü  De quem cumpre os dois mandamentos
ü  De quem tem fé, dos que entregaram sua vida a Ele

“Deus está perto de você, pronto para te livrar, a questão é: você está perto dEle?

O v. 18 na sua íntegra diz“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”.
C – As nossas aflições não irão parar, é o que diz o verso 19: “Os justos passam por muitas aflições...”
ALGUMAS AFLIÇÕES:
ü  Destroem nosso ânimo, vigor, nos coloca para baixo
ü  Nos levam a querer morrer
ü  Retiram de nós o verdadeiro sentido da vida
ü  Acabam com os nossos sonhos
ü  Podem até querer destruir nossa fé

“Mas veja o que diz o complemento do verso 19: Mas o SENHOR os livra de todas elas”

O versículo 19 por inteiro é“Os justos passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas”
A MELHOR tradução para a palavra LIVRAR = RESGATAR

EM OUTRAS PALAVRAS: “O Senhor Deus nos resgata das nossas aflições; nós passamos pelas aflições, mas não morremos nela, Deus nos resgata de lá”

“Deus nos livra sim, mas o salmista usa 2 termos importantíssimos para descrever quem Deus livra: O justo (entregou sua vida a Cristo), e o de coração quebrantado (o coração que busca a Deus sempre, demonstrando uma dependência de Deus; significa arrependimento dos seus erros e carência da graça de Deus”

PERGUNTO: Você se encaixa nessa categoria? Se não, hoje é tempo
Deus lhe abençoe!
Pr. Kleber Teles

Nenhum comentário: