Salmo

domingo, 3 de abril de 2016

Deus esta trabalhando






Primeiro Faça a Lição de Casa 
Por Rick Boxx

Assisti pela televisão a um reality show intitulado “Shark Tank” (N.T. em português, “Shark Tank: Negociando com Tubarões”), no qual cinco investidores de sucesso consideram financiar empreendimentos inovadores. Nesse episódio um jovem empreendedor cometeu o maior dos erros de estratégia. Ele não preparou adequadamente sua apresentação para conquistar o interesse e suporte dos investidores. 

Aquele provável homem de negócios corajosamente pediu aos cinco investidores, que são chamados de “tubarões” por ser este um termo usado algumas vezes para descrever líderes empresariais muito agressivos e perceptivos, para investirem US$ 1 milhão em seu inovador empreendimento. Esse jovem, porém, não tinha feito sua lição de casa. Com um mínimo de pesquisa ele teria compreendido que o seu pedido de financiamento era ridiculamente elevado, especialmente porque ele ainda não fizera nenhuma venda e seu produto, embora interessante na teoria, ainda não fora testado. 

O aspirante a empreendedor claramente também não estava preparado para responder às perguntas básicas dos “tubarões”, típicas do programa, nada extremamente complicado ou capcioso. Na verdade, aqueles homens de negócios poderiam ter providenciado os recursos para que ele iniciasse o seu empreendimento, mas o jovem falhou em fornecer a eles as informações que pediram. Sua falta de compreensão de todo o processo de desenvolver e apresentar um plano de negócios crível fez com que saísse do programa de mãos vazias e desapontado.

A Bíblia apresenta bons conselhos sobre a forma apropriada de abordar uma situação assim. Provérbios 3:13-14 ensina:  “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro.” Um aspirante a empresário mais sábio teria se aconselhado com algum conhecido que tivesse experiência e discernimento sobre os “como, o que e por quê” de se iniciar uma nova empreitada. Tal pessoa então, de posse dessas informações, formularia um plano de negócios e pediria ao seu “mentor” que o revisasse antes de fazer uma apresentação pública tão crucial. 

Talvez você não esteja iniciando um novo negócio. Este princípio, contudo ainda se aplica quer você esteja buscando convencer um cliente potencial a comprar seus produtos e serviços, tentando influenciar um consumidor sobre uma estratégia que você acredita ele poderia empregar, ou apresentando um novo conceito ou procedimento a empregados acostumados a fazer as coisas “do modo antigo”. Antes de expor suas ideias aos outros, você deve fazer sua lição de casa para compreender o que é esperado. Seus resultados serão muito melhores. Aqui estão outros princípios bíblicos relacionados a este processo, não importa qual seja sua plateia:

Aborde as primeiras coisas em primeiro lugar. Às vezes o entusiasmo sobre um projeto nos leva a pular etapas, deixando de completar o trabalho preliminar que é essencial para o sucesso duradouro. “Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família.”  (Provérbios 24:27). 

Ancore os preparativos na oração. Enquanto faz a necessária “lição de casa”  e busca conselhos sábios sobre como proceder, também é prudente orar pedindo a Deus para dirigir cada passo ao longo do caminho. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3). 

Confie em Deus quanto aos resultados. Se estivermos corretamente preparados poderemos confiar em Deus pelas decisões que ao final serão tomadas.  “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; Ele o dirige para onde quer.” (Provérbios 21:1).

Nenhum comentário: