Primeiro Faça a Lição de Casa
Por Rick Boxx
Assisti pela televisão a um reality show intitulado “Shark Tank” (N.T. em português, “Shark Tank: Negociando com Tubarões”),
no qual cinco investidores de sucesso consideram financiar
empreendimentos inovadores. Nesse episódio um jovem empreendedor cometeu
o maior dos erros de estratégia. Ele não preparou adequadamente sua
apresentação para conquistar o interesse e suporte dos investidores.
Aquele provável homem de negócios
corajosamente pediu aos cinco investidores, que são chamados de
“tubarões” por ser este um termo usado algumas vezes para descrever
líderes empresariais muito agressivos e perceptivos, para investirem US$
1 milhão em seu inovador empreendimento. Esse jovem, porém, não tinha
feito sua lição de casa. Com um mínimo de pesquisa ele teria
compreendido que o seu pedido de financiamento era ridiculamente
elevado, especialmente porque ele ainda não fizera nenhuma venda e seu
produto, embora interessante na teoria, ainda não fora testado.
O aspirante a empreendedor claramente
também não estava preparado para responder às perguntas básicas dos
“tubarões”, típicas do programa, nada extremamente complicado ou
capcioso. Na verdade, aqueles homens de negócios poderiam ter
providenciado os recursos para que ele iniciasse o seu empreendimento,
mas o jovem falhou em fornecer a eles as informações que pediram. Sua
falta de compreensão de todo o processo de desenvolver e apresentar um
plano de negócios crível fez com que saísse do programa de mãos vazias e
desapontado.
A Bíblia apresenta bons conselhos sobre a forma apropriada de abordar uma situação assim. Provérbios 3:13-14 ensina: “Como
é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,
pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o
ouro.” Um aspirante a empresário mais sábio teria se aconselhado com
algum conhecido que tivesse experiência e discernimento sobre os “como,
o que e por quê” de se iniciar uma nova empreitada. Tal pessoa então,
de posse dessas informações, formularia um plano de negócios e pediria
ao seu “mentor” que o revisasse antes de fazer uma apresentação pública
tão crucial.
Talvez você não esteja iniciando um
novo negócio. Este princípio, contudo ainda se aplica quer você esteja
buscando convencer um cliente potencial a comprar seus produtos e
serviços, tentando influenciar um consumidor sobre uma estratégia que
você acredita ele poderia empregar, ou apresentando um novo conceito ou
procedimento a empregados acostumados a fazer as coisas “do modo
antigo”. Antes de expor suas ideias aos outros, você deve fazer sua
lição de casa para compreender o que é esperado. Seus resultados serão
muito melhores. Aqui estão outros princípios bíblicos relacionados a
este processo, não importa qual seja sua plateia:
Aborde as primeiras coisas em primeiro lugar.
Às vezes o entusiasmo sobre um projeto nos leva a pular etapas,
deixando de completar o trabalho preliminar que é essencial para o
sucesso duradouro. “Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família.” (Provérbios 24:27).
Ancore os preparativos na oração.
Enquanto faz a necessária “lição de casa” e busca conselhos sábios
sobre como proceder, também é prudente orar pedindo a Deus para dirigir
cada passo ao longo do caminho. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3).
Confie em Deus quanto aos resultados. Se estivermos corretamente preparados poderemos confiar em Deus pelas decisões que ao final serão tomadas. “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; Ele o dirige para onde quer.” (Provérbios 21:1).
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