Salmo

sábado, 22 de agosto de 2015

Como vencer a ansiedade?

     

 
     O medo pode ter muitas faces: a morte, o futuro, as doenças, pessoas e relacionamentos, o fracasso, etc... Tem gente que não consegue se libertar dos seus terrores, ás vezes imaginários, e as suas vidas vão perdendo a alegria do amanhã, vivendo-o cedo de mais. Tem gente que vive ansiosa por conta do medo, por conta de coisas que ainda não aconteceram. Ás vezes o medo é apenas uma ligeira ansiedade, natural de ocasiões que causam ligeiro stress, mas muitas vezes, o medo se torna num monstro grande, assustador e violento, que começa a comandar as nossas vidas.
 
       Se alguém está doente e o prognóstico é grave, é normal a pessoa se sentir deprimida e assustada; se a pessoa perde o emprego e tem uma família para sustentar, é normal que se sinta preocupada; ou, se a pessoa é vítima de agressões físicas ou psicológicas, é normal viver com o coração aos pulos, com medo de ser agredida de novo. Mas, se o medo é um incómodo visitante, que se instalou em nossas vidas, e dá a cara em quase todas as situações que vivemos, devemos procurar um remédio, de preferência que não passe pela farmácia, mas pelo conforto de Deus, que nos promete aliviar os nossos fardos.
 
       E, mesmo os casos mais graves,  as pessoas podem contar com a força e o conforto de Deus. Cheguemo-nos Deus, não só nas alegrias, mas nos nossos sofrimentos também. O sofrimento, embora não desejado, é sempre uma maneira pela qual podemos unir-nos a Ele, conhecê-lo, e quem sabe mudar o que está causando esse sofrimento - mas o alívio, independente da cura do nosso problema acontecer ou não, é sempre garantido.
 
       Para problemas sem esperança de resolução:
 
       "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo..." Salmos 23:4
        " Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." I Pedro 5:7
        " Não te deixarei, nem te desampararei..." Hebreus 12:5
        "... A minha graça te basta..." II Coríntios 12:9
 
       Para quem tem medo do amanhã:
      
      "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vossa vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?" Mateus 6:25
       "Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6:34
 
       Para quem precisa de confiança em Deus:
 
       "Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:17-18
 
       "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Mateus 11:28-29
       
       
     
 

Nenhum comentário: