Salmo

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Homem de Deus, cuidado com o espírito de engano!




Eis que, por ordem do SENHOR, veio de Judá a Betel um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. (1Rs.13:1).
“Homem de Deus”! Só neste capítulo 13, esta frase, aparece em torno de 15 vezes! Não é mencionado o nome do profeta, nem tem importância no contexto, pois os verdadeiros homens de Deus não se preocupam com a projeção de seus nomes e sim, do nome do Senhor Deus através de suas vidas!
“Muitos se sentem realizados com o título de “Teólogo”, ‘Doutor em Divindade”, “Mestre”, “Apóstolo”, “Pastor” e outros; todavia, nada é mais honroso do que ser chamado de “Homem de Deus”. Somente isso!
O homem de Deus acima de tudo deve ser vigilante! Satanás procura a todo o momento lhe roubar a honra de ser reconhecido como tal; – nada mais, nada menos que homem de Deus!
É triste a experiência narrada de um homem de Deus que morava em Judá e recebeu a incumbência de ir a Betel, como narrada neste capítulo 13 de 1Reis.
Era uma época difícil, as dez tribos israelitas tinham-se separado, deixando de fora as outras duas, tornando-se um reino voltado para idolatria, tendo a Jeroboão com rei que, havia aliciados sacerdotes para ministrar num altar em Betel.
Foi por isso que o Senhor mandou o homem de Deus, profeta lá de Judá, dando-lhe ordens para profetizar contra o altar erigido em Betel.
Na ocasião que o profeta chegou lá, o próprio rei Jeroboão estava queimando incenso em sua idolatria pagã. O homem de Deus, não perdeu tempo, entregou a mensagem, – dura mensagem – e só se entrega a mensagem de Deus como Ele determina, quando se é homem de Deus!
O resumo da mensagem dizia: “O rei de Judá (que viria a ser Josias), mataria todos os sacerdotes corrompidos e queimaria seus ossos sobre aquele mesmo altar”! Isso não agradou em nada a Jeroboão!
Este fica irritado, e estende sua mão sobre o altar e diz: “prendei-o”. Todavia, o Deus que havia enviado o profeta entra em ação! A mão do rei fica seca! Ainda por cima, o altar foi fendido e as cinzas derramaram-se! O rei pede a intercessão do profeta e Deus lhe houve, e restaurou lhe a mão.
Desse glorioso evento da intervenção Divina através desse homem de Deus é que se inicia um processo que chamo a atenção de todos a meditar no resultado:
O rei se viu em aperto e pediu ao homem de Deus que lhe acompanhasse até o palácio, onde jantaria com ele e o rei prometera lhe honrar dando um galardão! Deste, o profeta se livrou, recusando o convite, mas, falou demais! EXPLICOU AS INSTRUÇÕES DE DEUS PARA O REI ÍMPIO! O diabo ouviu tudo! Ele falou que Deus havia lhe dado ordem de voltar para Judeia por um caminho oposto àquele pelo qual tinha vindo de Betel!
Em seguida, entra em cena um profeta velho que morava nas cercanias e soube de tudo que o profeta novo, homem de Deus havia falado! Imediatamente este entra em ação, observe que o profeta velho convida-o para ele comer uma refeição em sua casa! O mesmo argumento do rei!
Agora o instrumento do engano não é percebido! O profeta mais jovem repete as ordens de Deus para o profeta velho e não se mantem firme na obediência, o profeta velho então, o persuade dizendo que um anjo lhe havia dado a ordem de convidá-lo!
Infelizmente, o sucesso até nas coisas de Deus pode embriagar a alma de homens santos!
Ele cedeu ao espírito de engano, desprezou a orientação Divina e foi persuadido e sabemos o resultado, de retorno à sua terra, foi morto por um leão que o aguardava no caminho!
Amados, todo homem de Deus deve precaver-se quanto à atuação do espírito de engano! Ele muitas vezes, estão nos corpos de profetas velhos, que já “penduraram sua fé” e procuram matar aqueles que estão dispostos a obedecer a Deus e cumprir tudo sem se desviar do caminho!
O profeta velho aqui simboliza todos aqueles que chegam para você e diz: “Não é bem assim, você pode fazer de outra maneira, afinal, Deus sempre está mudando as coisas”.
Tenha cuidado! O espírito de engano trabalha assim, ele vai a seu encontro com ideias mirabolantes, com projetos de mudanças de rumo que nada tem a ver com o que Deus mandou você fazer!
Todo homem de Deus reúne em si, características do próprio Deus! É destemido, ousado, cheio de coragem e segue em frente. Quando Deus lhe manda fazer alguma coisa, quando lhe dá um desafio, ele não recua!
Mas infelizmente, muitos esquecem; o diabo é astuto! Ele procura de todas as formas introduzirem novos elementos no projeto de Deus que foi traçado para sua missão!
Quantos homens de Deus são persuadidos a trocar a missão de Deus por barganhas com homens? Quantos não se vendem a “profetas velhos” por um prato de comida? Quantos toleram, procedem como se não estivessem vendo, pecados grosseiros no rebanho para não “perder um dizimista de peso?”.
Amados retenham firmes as ordenanças da visão de Deus para nossas vidas!  Não faça acordo com “profetas velhos”, não saia do caminho traçado por Deus para o total cumprimento de sua missão!
Nós do Ministério Chama Viva, temos um Slogan: “Visão de Reino”.  Não temos visão Pentecostal ou Batista, mas de Reino! Não copiamos absolutamente nada de nenhum Ministério, mesmo as ideias coerentes e que deram certo para essa ou aquela denominação; Nós temos uma visão!
Desviar é incorrer no erro de encontrar um “profeta velho” no caminho e daí, desvirtuar o projeto traçado por Aquele que te chamou de Homem de Deus, para trabalhar dentro da “Visão de Reino”!


Santo como Tu És-Diante do Trono

Nenhum comentário: