Salmo

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Semeadura e colheita


Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6.7)
Quando iniciamos um novo ano, temos novos sonhos e desafios. É tempo de investimento e semeadura. A vida é feita de escolhas e decisões. Se fizermos escolhas erradas e tomarmos a direção errada, nos distanciaremos do alvo de Deus para a nossa vida. Se fizermos uma semeadura errada, no campo errado, faremos também uma colheita errada.
A lei da semeadura e da colheita é universal. Colhemos o que semeamos e colhemos mais do que plantamos. Destacaremos alguns princípios para a nossa reflexão.
1. A semeadura exige um tempo de preparação
Antes de semear um campo, o agricultor prepara o terreno. Lançar a preciosa semente sem primeiro arar a terra é trabalhar para o desastre.
Na parábola de Jesus, o semeador lançou a semente à beira do caminho, no chão batido e sem umidade. A semente não penetrou na terra e, por isso, as aves dos céus vieram e comeram-na.
Lançou também a semente no terreno pedregoso, e a semente até nasceu, mas, por falta de umidade, secou. De igual forma, semeou no meio dos espinheiros, e a semente, ao nascer, foi sufocada e, mirrada, não produziu frutos. Apenas a semente que caiu na boa terra frutificou a trinta, a sessenta e a cem por um.
Nós somos os semeadores e também o campo onde a semente é lançada. Precisamos preparar o nosso coração para receber essa divina semente!
2. A semeadura exige esforço e sacrifício
O salmista diz que quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes. Muitas vezes devemos umedecer o solo duro com as nossas lágrimas.
Semear não é coisa fácil; exige preparo, esforço e sacrifício. Para semear, precisamos sair do nosso comodismo. Às vezes, nessa semeadura encontramos toda sorte de resistência.
Na parábola do semeador, a semente foi atacada pelos seres espirituais, racionais e irracionais. O diabo, os homens, as aves, os espinhos e as pedras conspiraram contra a semente. O diabo rouba, os homens pisam, as aves arrebatam, os espinhos laceram e as pedras ferem a semente. É por isso que a semeadura, muitas vezes, arranca lágrimas dos nossos olhos. Porém, o semeador não desiste por causa do sacrifício da semeadura; ele sai andando e chorando enquanto semeia, na confiança de que a colheita é certa, abundante e feliz.
3. A semeadura determina a colheita
Colhemos o que semeamos. A colheita é da mesma natureza da semeadura. Aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Quem semeia amizade, colhe afeto. Quem semeia amor, colhe simpatia. Quem semeia bondade, colhe misericórdia. Quem semeia no Espírito, do espírito colhe vida eterna; mas quem semeia na carne, da carne colhe corrupção.
Não podemos colher figos de espinheiros. A colheita não é apenas da mesma natureza da semeadura, mas também mais numerosa que a semeadura. Quem muito semeia, com abundância ceifará. Quem semeia ventos, colhe tempestade.
A semeadura é apenas um vento, mas a colheita é uma tempestade. Nossas palavras e ações são sementes que se multiplicam para o bem ou para o mal. Precisamos ser criteriosos na escolha das sementes. Que tipo de semente devemos semear em nossa vida, em nossa família e em nossa igreja? Que tipo de semeadura teremos em nossos estudos, em nossos relacionamentos e em nosso trabalho? Como será a nossa semeadura em nossa vida espiritual? Que Deus nos ajude a semearmos com alegria e com abundância no campo certo, usando as sementes certas, para colhermos os frutos certos. Nós somos a lavoura de Deus, e Ele espera de nós muitos frutos, pois é assim que Ele é glorificado!
 Saiba como ser um mordomo fiel ao Senhor..
:: Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: