Salmo

domingo, 4 de agosto de 2013

Se Pudesse você Faria o que Esta Fazendo Hoje?


Se Pudesse você Faria o que Está Fazendo Hoje?
Por Robert Tamasy

“Se você tivesse oportunidade de fazer aquilo que desejasse, e dinheiro não fosse problema, você estaria fazendo exatamente o que faz hoje?”
 
Quando anos atrás, um grande amigo me fez esta pergunta, me pegou de surpresa. Após uma pausa, admiti que não: não estaria fazendo o mesmo trabalho, mas algo diferente. Aquela conversa deu início a um processo que resultou em mudança radical da minha carreira e abriu portas de oportunidades que jamais imaginara.
 
Por isso, achei interessante ao ler um post em um blog que um amigo me recomendou. O blogueiro Seth Godin, consultor de marketing, empresário e palestrante, mencionou a importância de fazermos uso sábio e recompensador do nosso tempo, talentos e energia, fazendo eco aos meus pensamentos de anos atrás, diante daquela importante pergunta. Godin escreveu:
 
“Todos os dias você investe um pouco de si em seu trabalho e uma das grandes escolhas disponíveis é onde você fará esse investimento. O projeto no qual você está trabalhando ou o líder a quem se reporta, valem seu investimento? Investir no lugar errado, por uma semana ou um mês, não vai matar você. Mas passar 10 anos fazendo algo para o qual você não se importa, ou trabalhando com alguém que não se importa com você, você pode fazer melhor.”
 
No mercado de trabalho de hoje, incerto e limitado, mudar de emprego não é algo para se fazer descuidadamente. O adágio, “Um pássaro na mão é melhor que dois voando”, se aplica para decisões profissionais importantes. Faz sentido encontrar o próximo emprego antes de deixar o atual. 
 
Entretanto, como Godin ressaltou, isso não justifica desperdiçar porções significativas da nossa vida profissional, desempenhando funções e responsabilidades sem sentido, ou que não sejam recompensadores. 
 
Na organização em que trabalho falamos com homens de negócios e líderes profissionais sobre “perseguirem suas paixões” no contexto de seu trabalho ou fora dele. Quando temos oportunidade de realizar um trabalho, ou nos envolvermos em atividades pelas quais temos paixão e que nos proporcionam realização pessoal, encontramos alegria, somos mais produtivos e apreciamos mais a vida. 
 
Ao contrário da noção popular, trabalho não é um “mal necessário”. Deus estabeleceu o trabalho e designou o homem como cuidador de Sua criação. A Bíblia descreve Deus como trabalhador. “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação”  (Gênesis 2.2-3). Como Deus, persiga sua paixão e depois descanse! 
 
Trabalho não é fácil, mas se torna menos difícil e mais agradável com motivação correta. A Bíblia diz que devemos pedir a Deus: “Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos!” (Salmos 90.17). Em última instância, trabalho é ideia de Deus.
 
Sendo assim, o melhor é fazer aquilo que Ele requer de nós e fazer isso da Sua maneira.  

Nenhum comentário: