Salmo

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Perigo da Auto-Confiança

O Perigo da Auto-Confiança Escrito por Pr. Neemias dos Santos Lima Auto-confiança em si mesma não é pecado. Relaciona-se com a auto-estima. O problema reside quando vem acompanhada da soberba, do orgulho e da auto-suficiência. Alguns jovens prestariam concurso para o funcionalismo estadual no Rio de Janeiro na área da educação. Em conversa, duas delas disseram: “Vou fazer o concurso, mas não vou passar mesmo!”. Repliquei: “Por que vai perder tempo fazendo a prova? É melhor nem fazer!”. E mostrei-lhes que aquela atitude nada apresentava de humildade, mas de falta de confiança em si. E encorajei-as a confiarem mais em si, eliminando o orgulho e não desprezando a direção de Deus. A advertência do Senhor é categórica: “Pois, porquanto confiaste nas tuas obras e nos teus tesouros, também tu serás tomada...” - Jr 48.7ª. Não é auto-confiança. É soberba. É orgulho. É auto-suficiência. Desprezaram a Deus e passaram a confiar no que lhes parecia capaz de sustentar-lhes. Isso é loucura, pois, como registra o Salmo 53, assumem na prática: “Não há Deus!”. Como há crentes carregados de auto-suficiência! Como há líderes cheios de si e vazios da plena confiança no Senhor. Inclusive na causa cristã. Uma advertência: o perigo da auto-confiança não é um risco que corremos apenas quando estamos diante de grandes desafios. Diante de situações simples, podemos cair na tentação de prescindirmos da orientação divina. Uma realidade inegável: quanto mais cheio de si, mais vazio da confiança em Deus. Provérbios 3.5 nos orienta: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”.

Nenhum comentário: