Salmo

domingo, 16 de outubro de 2011

Toda pessoa se torna servo por quem é vencido

Irismar Oliveira
"O homem que não sabe dominar os seus instintos, é sempre escravo daqueles que se propõem satisfazê-los".
Gustave Le Bon

Uma cidade aberta, sem muralhas, tal é o homem sem autocontrole. 
Provérbios 25:28


Por Irismar Oliveira
Lendo esse texto podemos não compreender bem a comparação feita pelo sábio entre uma cidade sem muralhas e o homem sem autocontrole, no passado a maioria das cidades tinham muralhas e portas e elas serviam para a proteção da cidade contra os inimigos. Havia nessas muralhas torres de vigilância onde ficavam as sentinelas para ver quando o inimigo vinha atacar e avisava os soldados, também havia as portas que serviam para o controle do quem entrava e saia da cidade.

A guarnição de defesa era redobrada junto às portas, quando havia guerra, pois quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora dominada e uma das coisas que o inimigo fazia logo após ter acesso a cidade era derrubar os muros da cidade e colocar a sua bandeira ali no território conquistado. 

Então imagine uma cidade aberta, sem torres, sem portas e sem muralhas? Ela ficava vulnerável aos ataques do inimigo. A definição de Auto-controle é a capacidade de um controle das emoções, então quando não há esse controle a pessoa se torna dominada ao invés de controlar.


O homem sem auto-controle é como moradores de uma cidade que não vigiou seus muros, que não guardou suas muralhas, que não vigiou seus sentimentos, que  não teve uma base de orientação para eles e as portas ficaram sem proteção, o inimigo entrou derrubou os muros e o levou cativo. 


Assim como as muralhas tinham sua importância, as portas também, pois através delas era permitida a entrada e saída das pessoas. Podemos comparar essas portas às entradas da nossa vida nas quais determinam as nossas ações como os olhos e os ouvidos, ou seja, o que ouvimos e vemos entram por essas portas e podem nos levar a ruína. Ao deixarmos essas portas abertas, uma vez que o inimigo tenha acesso, entra derruba a muralhas nos captura e nos faz seus escravos. "Toda pessoa se torna servo daquele por quem é vencido". II pedro 2: 19

Lendo o comentário da Bíblia King James achei interessante quando diz:

Este versículo pode ser assim traduzido, literalmente do original hebraico: “Conservar o espírito dentro dos limites da sensatez bíblica”, e comunica a ideia de uma abstinência auto-imposta não apenas em relação aos vícios e imoralidade, mas as emoções desenfreadas e aos pensamentos sórdidos e negativos de toda espécie. No N. T , essa capacidade de autocontrole em grego transliterado enkateia “ manter sob controle” ou “dentro dos limites da sabedoria bíblica” é um dom oferecido a todo crente sincero, como um dos gomos do fruto do Espírito Santo Gálatas 5:23( Biblia King james)


As nossas armas atuais para proteger as nossas muralhas são a oração e a palavra de Deus, com a oração vigiamos nas torres contra os ataques do inimigo e com a palavra controlamos quem entrar e sai da cidade, usando essas duas armas a nossa cidade está protegida e fortificada. Que o Senhor abra nossos olhos para ver a importância de valorizarmos a nossas cidade, vigiando suas muralhas e portas, pois uma vez derrubadas somos fortes candidatos a ser  escravo dos sentimentos e emoções


Fonte: Vivendo pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte da imagem: http://joseluisavilaherrera.blogspot.com/

Nenhum comentário: