Salmo

domingo, 1 de novembro de 2009

Siga-me, estou seguindo a Jesus



Siga-me, estou seguindo a Jesus
Não me siga, também estou perdido.Esta placa divertida aponta para uma situação muito reveladora do mundo atual. Desde os conturbados anos 60 e 70 parece que perdemos todos nossos heróis. A partir daquela época heróis e modelos têm sido repetidamente desmascarados. Na verdade temos uma profunda crise de credibilidade em modelos humanos. Com isso, o conceito de ser um modelo para outros tornou-se ameaçador. Ninguém quer ser modelo, pois logo vão descobrir alguma coisa a meu respeito que me desqualifica também...

Embora apresentar-se como modelo seja um tanto arriscado, o apóstolo Paulo afirma "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo." (1ª Coríntios 11:1) E neste verso há uma indicação do tipo de modelo que deveríamos ser. Paulo não se apresentava arrogantemente como modelo perfeito, mas dizia sim ser modelo de seguir a Cristo. Ou seja, devemos ser modelos não de chegada, nosso alvo final é ser como Cristo, mas de caminhada. Assim o verso acima poderia ser entendido como: "Imitem o modo como eu imito a Cristo".

Nossos jovens e adolescentes (na verdade todos nós) precisamos de modelos de seguidores de Cristo. Pessoas que, ainda que imperfeitas, mostrem como seguir a Jesus com seriedade. Assim nosso alvo continua a ser Cristo, mas posso olhar para o lado e identificar vários companheiros de caminhada e com eles aprender a "seguir melhor" a Jesus!

Do companheiro de caminhada,
Daniel Lima

Nenhum comentário: