Relacionamentos e Sucesso nos Negócios
Por Jim Mathis
Seja
paciente comigo enquanto lhe dou uma rápida lição sobre a história
fotográfica para enfatizar a importância dos relacionamentos nos
negócios. Estava a trabalho num clube mal iluminado em Austin, Texas,
tirando fotos de um músico. A iluminação era deficiente. Por isso
aumentei o ISO (sensibilidade à luz) da minha câmera para 12.800. Este é
um número espantoso em fotografia, possível somente em anos recentes.
Era impossível nos filmes de ISO 400, considerado o limite máximo
praticável.
Quando
estava na faculdade nos anos 60, um laboratório fotográfico anunciou
que poderia estender a velocidade do High Speed Extrachrome (filme
slide) dos usuais 160 para 1600, mesmo com o fabricante Kodak
oficialmente dizendo que isso era impossível. O “processo de estender” a
velocidade de um filme era como sobrecarregá-lo, forçando-o a fazer
algo que estava além do que o fabricante pretendia. O nome do
laboratório era “Elgin Smith’s Studio 35”, em Prairie Village, Kansas.
Ao
me mudar para Kansas City em 1971, estava determinado a conhecer e me
apresentar a Elgin Smith. Em breve nos tornávamos bons amigos. Quando
abri meu próprio laboratório em 1973, Elgin tornou-se meu mentor e
muito me ensinou ao longo de anos.
Depois de iniciar meu próprio negócio me dei conta que ser aluno
de Elgin era uma grande vantagem para minha empresa. Tenho dúvidas se
minha esposa e eu teríamos sido tão bem-sucedidos se não tivéssemos
contado com seu incentivo e recomendações.
Desde
então aprendi que relacionamentos são a chave para o sucesso nos
negócios, não importa qual seja a área ou empreendimento. Isto inclui
relacionamentos com pessoas mais velhas do mesmo ramo (como aconteceu
com Elgin e comigo), relacionamentos com colegas e, o mais importante,
relacionamentos com clientes atuais e potenciais. Por isso, até hoje,
gasto quantidade significativa do meu tempo com meus amigos. Ouvimos
falar muito sobre o valor do “networking”, mas para mim isso parece
muito interesseiro. Não se compara a simplesmente fazer amizade com as
pessoas, apreciando sua empresa e se beneficiando mutuamente.
Alguém pode perguntar: “E se o cliente potencial não fizer negócio com você? Seu tempo terá sido perdido?”
Não! Vale a pena conhecer a maioria das pessoas, mesmo que nunca se
tornem clientes ou nos recomendem a alguém. Podemos aprender algo e
crescer com todos. E este não é um conceito novo. A Bíblia fala muito
sobre isso:
Relacionamentos enriquecem mutuamente.
Na maioria dos casos, aprendemos uns com os outros – temos diferentes
forças, interesses e perspectivas e podemos nos beneficiar disso. Não
subestime o valor de seus relacionamentos. “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro” (Provérbios 27.17).
Relacionamentos aumentam nossa força.
Você já deve ter ouvido dizer que dois bois puxam muitas vezes mais
juntos do que um só separadamente. Da mesma maneira nos relacionamentos
podemos ser mais efetivos e bem-sucedidos em atingir nossas metas. “É
melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas
podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se
levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque
não tem quem o ajude a se levantar... Dois homens podem resistir a um
ataque que derrotaria a um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três
cordões é difícil de arrebentar” (Eclesiastes 4.9-12).
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