Salmo

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Conselhos Sobre... Conselhos

Conselhos Sobre... Conselhos
Por Robert Tamasy

Você procura conselho quando está lutando com um dilema ou um problema? E se você procura conselho, quem você escolhe para isso? Seth Godin, escritor, empresário, homem de marketing e orador, recentemente fez algumas observações sobre bons conselhos. Ele disse: “Eles não têm preço. Não os que você quer ouvir, mas os que você precisa ouvir. Não os destinados a fazer que você se sinta melhor, mas a fazer que você seja melhor. Procure e abrace os verdadeiros amigos que se importam o bastante para compartilhar isto.” 

Certa ocasião eu estava num bom emprego havia alguns anos. Alguns aspectos do trabalho permaneciam agradáveis, mas eu me sentia cada vez mais inquieto. Um dos motivos para eu não estar disposto a explorar outras oportunidades de emprego era a segurança, porque minha compensação era bem razoável. Eu me sentia “confortável” em meu papel e o “conhecido” me parecia menos ameaçador do que o desconhecido. Então, sem que eu pedisse, um amigo me perguntou: “Se dinheiro não estivesse em questão, você permaneceria onde está?”

A pergunta me pegou com a guarda baixada. Após alguns minutos de hesitação tive que admitir que optaria por uma mudança. E sem que eu solicitasse, três outros amigos fizeram sugestões semelhantes. Assim, passei a considerar outras oportunidades de trabalho e meses depois encontrei outra colocação, mais recompensadora e desafiadora. O conselho deles realmente provou “não ter preço”. 

A Bíblia fala com frequência sobre os benefícios de bons e sábios conselhos. Eis alguns conselhos que ela oferece sobre... conselhos:

Demonstre sabedoria solicitando conselhos. Podemos facilmente convencer a nós mesmos que nosso modo de pensar está certo e não precisamos do conselho. Mas os conselheiros podem nos mostrar os erros de nosso raciocínio. “O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos”  (Provérbios 12.15). 

Procure conselho em diversas fontes. Para assegurar-se de estar obtendo o conselho correto é útil consultar diversas pessoas em cujo discernimento e sabedoria confia. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros (Provérbios 15.22). 

Receba bons conselhos e cresça em sabedoria. Nenhum de nós tem todas as respostas. Ao buscarmos conselho temos acesso ao seu entendimento e discernimento de outras pessoas para nosso benefício. “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio” (Provérbios 19.20). 

Não deixe de consultar “O Conselheiro”. Em Isaías 9.6, Deus é chamado de “Maravilhoso Conselheiro”. Quando procuramos por conselho seríamos desleixados se não O consultássemos através da oração e da leitura das Escrituras, buscando ensinamentos que se apliquem a uma dada situação. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5). 



Nenhum comentário: