Alinhando Prática e Discurso
Por Robert J. Tamasy
Ao longo dos últimos anos tive o privilégio de escrever livros sobre duas
empresas que tinham declarações de missão bem elaboradas e claramente
expressas. Elas comunicavam os objetivos corporativos, a visão e valores que
desejavam fossem abraçados por todos os colaboradores. Não eram apenas
palavras numa folha de papel, mas princípios e preceitos revistos
regularmente com as equipes. Não por coincidência ambas atingiram a quarta
geração da família como proprietários, feito extremamente raro.
Quando falei a um amigo sobre o valor de ter uma declaração de missão para
sua empresa, ele se mostrou relutante e cético. Frequentemente ele tem se
deparado com empresas com declarações de missão pomposas, mas que deixam de
viver à altura dos valores e princípios que patrocinam. Mesmo que a
declaração de missão seja exposta publicamente, ele disse, não passa de
enfeite de parede.
Tenho observado a mesma coisa. Eloquentes e elaboradas declarações de missão
nada significam sem o compromisso de viver de acordo com elas. Alguém
disse: “Se suas ações não falarem mais alto do que suas palavras, quanto
menos você falar melhor!”
E o que diremos sobre nossa própria missão na vida? Ou por que estamos aqui?
Meramente para realizar nossos desejos pessoais, ou existe algo mais
elevado, uma vocação maior para nossa vida? Muitos nunca consideraram esta
questão, mas isso não significa que ela não seja válida. Quando paramos para
avaliar nosso progresso pessoal e profissional, uma declaração de missão
pode ser inestimável para dar resposta a perguntas como: “Como eu estou
indo?”
Se você pensa em estabelecer uma declaração de missão pessoal, eis algumas
sugestões extraídas do Manual Para o Trabalho, a Bíblia:
Descubra para quem você trabalha.
Você trabalha para atingir apenas seus próprios objetivos? Um compromisso
com a qualidade e a excelência elevará seu padrão aos olhos daqueles com
quem você interage, sejam superiores, colegas, clientes ou fornecedores.“Tudo
o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os
homens. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses
3.23-24).
Coloque sempre os outros em primeiro lugar.
Muitas empresas diminuem a qualidade para reduzir custos. Porém, uma maneira
de garantir retorno nos negócios é fazer que clientes se sintam valorizados
e cuidados. “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles
lhes façam” (Mateus 7.12).
Cultive atitude de humildade ao servir.
Quando alguém percebe que você cuida de seus interesses com cuidado, ele
confiará em você, em seus julgamentos e recomendações. “Nada façam por
ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros
superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas
também dos interesses dos outros” (Filipenses 2.3-4).
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