Salmo
terça-feira, 24 de julho de 2012
Vença a ansiedade
Vença a ansiedade
Psicóloga traz conselhos para driblar os sintomas da ansiedade e viver melhor
Por Adriana de Araújo*
Você é uma pessoa ansiosa? Quer vencer esse problema? Nesse artigo você saberá um pouco mais sobre o tema e como agir para combater a ansiedade de forma eficaz.
A forma como cada pessoa sente os sintomas podem variar de intensidade e também mudar conforme o momento vivido. Algumas situações são gatilhos para o mal estar. E cada um vai ter seu próprio sinal de alerta. Têm pessoas que se sentem ansiosas perante uma prova, por exemplo. E quem tem o teste como um gatilho para o despertar desses sintomas só de ouvir falar que serão submetidas a uma avaliação sentem os sinais da ansiedade começarem a aparecer.
Normalmente essas reações estão diretamente ligadas a forma como cada um pensa, e organiza a própria vida.
SINTOMAS:
A ansiedade é um conjunto de reações mentais, como:
- desorganização do pensamento
- angustia e agitação
- preocupação
- dificuldade de memorização e foco de atenção
- insegurança
- dificuldade para manter a mente serena e calma
- medo
E também de reações físicas, tais como:
- tremor nas mãos, pernas e até mesmo no corpo todo
- respiração ofegante
- coração acelerado
- dor de barriga
- dificuldade de relaxar o corpo e tensão muscular
- frio na barriga
TRATAMENTO:
Você pode tratar sua ansiedade para melhorar sua qualidade de vida. Viver bem é uma escolha individual. O tratamento pode ser para eliminar um problema existente ou para quem quer ter melhores resultados em suas ações, afinal, quem sente ansiedade não consegue atingir suas metas com tranquilidade e bem estar. Quem se trata não é apenas quem sofre com o problema, mas quem entende que pode viver melhor ao se curar.
1) Medicamentos: em alguns casos os medicamentos são indicados para o sucesso do tratamento.
2) Exercícios físicos: praticar esportes, cuidar do corpo e bem estar físico é mais que necessário para a cura da ansiedade. Atividade física produz bem estar e relaxamento. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, pode ser indicado. Existem tantas outras atividades interessantes para o equilíbrio mental e físico. Busque conhecer as opções e seus próprios interesses.
3) Exercícios de respiração: respirar profundamente para tranquilizar o corpo e os pensamentos é algo muito útil para a cura da ansiedade. Diminua seu estresse diário ao relaxar com uma respiração lenta e inspiradora.
4) Relaxamento corporal: relaxar o corpo através de massagem, água quente ou mesmo exercícios próprios é ideal para o bem estar e serenidade.
Cuide de como você esta hoje para poder ter bons resultados nos seus desejos. Nossas atitudes devem estar ligadas a realidade do nosso presente. Se você quer um futuro melhor, sem ansiedade, com menos estresse, cuide do que pode fazer agora para poder estar mais calmo e tranquilo o mais breve possível. O seu amanhã depende das ações que são feitas agora. Respire profundamente, relaxe seu corpo, foque sua atenção na sua serenidade, acalme-se e siga em frente!
* Adriana de Araújo, psicóloga, estudou na Europa e EUA as técnicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário